Atualmente é muito difícil encontrar médicos, consultório, clínicas, laboratórios e instituições na área da saúde que não tenham páginas e perfis nas redes sociais. Com intuito de criar um relacionamento com os clientes e conseguir novos pacientes, o cuidado com as mídias sociais precisa ser contínuo e planejado. Porém, nem todos seguem estas regras.
Realizar campanhas ou planejamentos sem especialistas na área do marketing consiste em erros. Os mais comuns são: transmitir ao público a mensagem errada, destinar conteúdos equivocados e deixar de lado o código de ética. Mas, em alguns casos, os materiais podem não ser produzidos da maneira ideal, motivo que afasta o cliente.
Entre as redes sociais que podem ser utilizadas em estratégias de comunicação, o Linkedin pode ser um ótima opção para te conectar com clientes e parceiros. Conheça 5 dicas para turbinar o LinkedIn do seu negócio.
1. Por que investir no LinkedIn?
Por ser uma rede social voltada aos negócios, o LinkedIn é o canal ideal para realizar publicações de artigos. O canal também serve para criar relações com os parceiros de negócios, palestrantes e instituições. Afinal, quando você mostra que seu negócio está presente, há o aumento de credibilidade, ou seja, seus pacientes verão que sua empresa é séria, comprometida e profissional.
O Brasil é o terceiro país no mundo com mais usuários, totalizando 29 milhões. De acordo com Alex Sandro Menezes, CEO e diretor da Agência KOS – Marketing em saúde, a plataforma é fundamental para qualquer estratégia de comunicação. “Diferente da atuação feita em outras mídias sociais, o LinkedIn é uma rede social totalmente voltada para o lado empresarial, focado nas competências dos profissionais e do negócio”.
Em 2011 o LinkedIn contava com 140 milhões de usuários, número que chegou em 500 milhões no ano de 2017. Sua empresa não pode ficar fora dessa, né?
2. Planejamento
Um bom planejamento é o melhor caminho, e no LinkedIn não é diferente. Nesta plataforma os conteúdos mais valorizados são aqueles que agregam números e conhecimento, portanto, o material é totalmente diferente do que é produzido para Facebook, Instagram ou Youtube.
Então, aqui o que vale é mostrar a relevância da sua clínica, laboratório ou hospital, enaltecendo as qualificações dos profissionais da área. Um bom planejamento depende das publicações de artigos, entrevistas e conteúdos da instituição.
Todavia, para um bom resultado, é fundamental que exista planejamento de publicações com temas abrangentes. Para ter uma ideia, os brasileiros já compartilharam 12 mil artigos nesta rede.
3. Networking
Todo mundo sabe a importância de adquirir e construir bons relacionamentos. A plataforma é utilizada por milhões de profissionais que estão em busca de novas oportunidades, parcerias e relacionamentos.
Então, este pode ser um ótimo local para mostrar seu negócio e aumentar a credibilidade, fortalecendo as ligações e a visibilidade da marca. Se o seu negócio é uma clínica, laboratório ou hospital, a plataforma pode ser um ótimo local para encontrar novos funcionários. Agora, se você é um profissional autônomo, o LinkedIn pode te oferecer ótimas parcerias.
4. Ferramentas do LinkedIn
A principal ferramenta da plataforma é o LinkedIn Pulse, que permite a criação e publicação de artigos em diversos segmentos. Quando o especialista realiza este tipo de divulgação com a rede, o aumento da credibilidade e visibilidade são instantâneos.
Porém, no caso das clínicas, hospitais e laboratórios, estar bem colocado no LinkedIn é decisivo para dar autoridade aos profissionais. Igualmente, uma equipe bem qualificada pode ser decisiva na hora de conquistar novos clientes.
5. Procure quem entende do assunto
Para ter visibilidade no ambiente digital é fundamental ter ao lado do seu negócio uma equipe qualificada. Saber exatamente o que o seu público-alvo quer, deseja e precisa, é uma tarefa complicada. Portanto, o planejamento das ações deve ser realizado por especialistas.
Não adianta estar presente nas redes sociais e não atender aos anseios dos clientes. Se você está procurando por uma equipe para cuidar da presença digital do seu negócio, a Agência KOS – Marketing em Saúde pode ajudar. Entre em contato conosco. Assim, será um prazer te explicar mais sobre a importância da presença digital.
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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