Com aumento de consumidores mais exigentes, da concorrência no mercado e com a tecnologia em evolução, saber como planejar e apresentar sua instituição não é uma tarefa considerada fácil.
Por isso, cada vez mais gestores na área da saúde estão adotando estratégias de marketing hospitalar destinadas a otimizar processos e superar obstáculos através do planejamento ideal.
No post de hoje, vamos apresentar as principais dicas para sua estratégia de marketing hospitalar e ajudar você a alavancar seu negócio. Boa leitura!
Desenvolva o planejamento de marketing hospitalar
Assim como em qualquer segmento, se você anseia alcançar um objetivo de forma eficiente, o melhor caminho é através do planejamento. Desse jeito, você consegue maior clareza e visão para a tomada de decisões, sem deixar nenhuma meta pelo caminho.
No área da saúde não é diferente, com o planejamento de marketing hospitalar você pode organizar uma série de ações com foco em atingir as metas e objetivos de sua instituição. Ao implementar essa estratégia, você consegue também estabelecer e manter um bom relacionamento com os seus pacientes.
Portanto, se o seu propósito é criar o melhor atendimento para seu público e um ambiente organizado onde a relação médico e paciente seja competente, é importante desenvolver o planejamento de marketing hospitalar. Mas lembre-se, os resultados não serão instantâneos, é preciso tempo e muito esforço para alcançar o sucesso.
Defina seu público alvo
O primeiro passo é conhecer o público e definir para quem o seu trabalho está sendo destinado. No marketing digital, chamamos isso de persona, que nada mais é a definição do paciente ideal que você quer ter e que procura pelo trabalho que você oferece.
Com a persona definida fica mais fácil desenvolver a imagem da sua instituição na internet e criar conteúdos com foco naquilo que interessa seus pacientes, afinal, não adianta gerar materiais que não geram engajamento ou que nem mesmo serão lidos para o público errado.
Quais são as necessidades do meu paciente? Quais são suas principais dúvidas, anseios e aflições? Essas questões precisam ser elaboradas e realizadas logo no início do planejamento, para que a partir disso, sua instituição possa produzir materiais relevantes para quem está procurando usufruir de atendimento médico.
Imagine a seguinte situação, suponhamos que em sua instituição, um dos serviços oferecidos é a reumatologia. Se sua equipe realizar uma pesquisa para saber quais são as dúvidas mais frequentes entre os pacientes e reunir essas informações, é possível que posteriormente você as use como parte do seu planejamento de conteúdo. Por exemplo, idealize um artigo com propriedade falando sobre artrite reumatoide ou sobre osteoporose no joelho, o que são, suas causas e sintomas, e como seu hospital pode realizar o tratamento. Seguramente, isso irá gerar interesse sobre quem o escreveu e trará maior visibilidade e autoridade para seu negócio.
Acompanhe a transformação digital na saúde
Falar sobre tecnologia e como ela está presente em quase todos os ramos não é mais uma novidade, porém é fundamental reforçar sua importância para a gestão hospitalar.
Em uma boa gestão hospitalar, é essencial que haja enfoque nos processos administrativos. Com a tecnologia como aliada, é possível otimizar a eficiência na gerência das atividades administrativas, como acompanhar e registrar todo histórico do relacionamento com os fornecedores e agilizar com precisão, os processos desenvolvidos pela instituição.
Ferramentas importantes para a gestão hospitalar como softwares para o departamento de finanças, armazenamento digital em nuvens e gerenciamento de agenda através de aplicativos, fazem parte da transformação digital na saúde. Desse modo, você precisa enxergar que sobretudo, inovar é a melhor forma de manter a competitividade do seu negócio no mercado.
Tenha um site bem desenvolvido
Se você busca otimizar o tempo e satisfazer seus pacientes, ter um canal de comunicação online é essencial. Um site bem desenvolvido permite que você apresente seus serviços, tratamentos e especialidades de forma organizada. Além disso, você pode destacar sua equipe de profissionais e compartilhar conteúdos relevantes por meio de um blog integrado. Não se esqueça de oferecer recursos como agendamento online para facilitar o acesso dos pacientes. Lembre-se de que uma grande parcela da população está conectada à internet, e ter uma presença online é fundamental para garantir que seu negócio seja notado e lembrado. Invista em um site profissional e faça a diferença na experiência dos seus pacientes.
Escolha correta de redes sociais
Sendo mais uma parte do planejamento, a escolha das redes sociais deverá ser feita de forma metódica: é preciso, de acordo com a sua persona, saber qual rede social ela mais acessa e qual a linguagem utilizada nesse meio.
Desse jeito, a escrita do seu conteúdo deverá ser específica e o tamanho dele também deverá ser influenciado. Para Instagram e Facebook não passa de 100 palavras, para que assim o paciente possa ler rapidamente e ainda a imagem publicada tenha um maior destaque, oferecendo informação necessária e que chame a atenção de forma ética.
Já para blog, caso você tenha interesse na criação de um, a contagem de palavras será maior, tendo cerca de 700 e com um conteúdo mais completo, mais pesquisado e estudado, oferecendo um assunto de qualidade para o paciente leitor. Para LinkedIn é interessante disponibilizar o mesmo conteúdo do blog, porém publicando apenas o começo da postagem original e deixando destaque para o link externo para o blog do seu hospital.
Escolhendo corretamente as redes sociais nas quais você irá divulgar os serviços do seu hospital, bem como conteúdos interessantes, você conseguirá seguir para o próximo passo: quais as suas metas com o marketing do seu hospital?
Metas com o marketing hospitalar
Com a definição de personas, planejamento e escolha correta de redes sociais para garantir o marketing do seu hospital em andamento, você poderá ter suas metas definidas. É importante deixá-las em destaque em algum bloco de anotações ou até mesmo visível no local de trabalho, para que a visualização seja constante e a ideia de evoluir esteja sempre presente.
Porém, é preciso ter metas que sejam possíveis de serem cumpridas, não imaginando algo muito distante para a frustração não aparecer. Além disso, quando alguma delas for concluída, a satisfação por poder colocá-la como alcançada no papel fará valer todo o esforço aplicado.
Aumentar o público de pacientes, oferecer conteúdo de qualidade e ter mais autoridade na área hospitalar são algumas das metas que você quer atingir utilizando o marketing hospitalar, certo?
Se atrair profissionais altamente qualificados também é uma de suas metas, além de alcançar uma equipe motivada, é importante também investir em endomarketing, que nada mais é que o marketing interno, que consiste em um conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno do seu hospital, como médicos, cirurgiões, recepcionistas, pessoas da limpeza etc. A estratégia ajuda a criar e desenvolver uma imagem de bom lugar para se trabalhar, atraindo os profissionais interessados e não fazendo com que os atuais tenham vontade de sair.
Trabalhe com Inbound Marketing
O Inbound Marketing ou Marketing de atração tem como estratégia atrair, converter e fidelizar clientes através de materiais como blogposts, podcasts, vídeos, e-Books, newsletters, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.
É fato que no final, seu paciente acaba escolhendo realizar o tratamento com quem ele considera especialista, portanto, de nada adianta ter um site e blog sem produzir conteúdo de qualidade.
O grande foco do Marketing, nesse caso, é gerar valor para o seu paciente através desse conteúdo de qualidade. Com isso, suas chances de se posicionar como autoridade dentro do seu segmento e captar pacientes interessados no seu serviço são maiores.
O Inbound Marketing é uma poderosa ferramenta para gerar resultados tanto internamente, quanto para o público com que se relaciona.
Mensuração de resultados do marketing hospitalar
Para saber se você está conquistando os resultados pelos quais almejou para o hospital, existem diversas ferramentas que o ajudam a mensurar o impacto das ações online. Os resultados poderão ser analisados mais precisamente com estatísticas de cada rede social, como já falamos na etapa de planejamento.
É importante analisar as interações no conteúdo, como seu hospital foi descoberto na internet, o alcance e as impressões – quantas vezes sua postagem foi visualizada. Além disso, visitas no perfil e cliques no site já podem fazer com que você melhore o jeito que é visto pelos outros – alterando fotos e descrição do perfil – ou deixando como está caso o resultado esteja positivo.
A mensuração praticamente anda de mãos dadas com as metas alcançadas, pois visualizando as metas concluídas e mensurando o sucesso do seu hospital os resultados serão vistos de forma mais clara e, assim, o marketing hospitalar terá êxito.
Gostou de saber mais sobre as estratégias de marketing hospitalar? Conte com uma agência especializada no assunto! A agência KOS vem ajudando clínicas, laboratórios de analises clinicas, centro de imagens e hospitais a conquistar melhores resultados. Continue acessando os conteúdos do blog e até a próxima leitura!
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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