Você quer conquistar pacientes para a sua clínica e aumentar sua autoridade na internet? O marketing de conteúdo é uma das estratégias do mundo digital que está em ascensão. Em 2017, 72% das empresas brasileiras já aderiram essa maneira de atrair e engajar o público, demonstrando que estão atentas a um novo comportamento do consumidor. Por isso você precisa, mais do que nunca, conhecê-lo!
O marketing de conteúdo permite o fortalecimento da sua marca, o aumento da sua visibilidade e uma aproximação sem igual com os pacientes. Quer tudo isso para a sua clínica? Então continue lendo o post para saber mais sobre.
Mas o que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma maneira de atrair e engajar potenciais pacientes por meio de conteúdos úteis e relevantes para eles, que geram valor para as pessoas e mais oportunidades de negócio para as clínicas.
Assim, essa estratégia é capaz de adaptar o marketing ao novo comportamento do paciente, que não recebe mais a publicidade como antigamente, com passividade, aguardando as informações. As pessoas têm o poder de escolher o que querem consumir atualmente. Existindo uma infinidade de conteúdos na web, você precisa oferecer um material realmente valioso para elas, no momento em que elas precisam.
Dessa forma você receberá atenção e será lembrado em uma futura decisão do cliente. Ao ser relevante, e não inoportuno, você estará no caminho certo do marketing.
E por que investir em marketing de conteúdo para clínica?
Existem muitas oportunidades na área da médica, por exemplo, que ainda não despertaram totalmente para o marketing digital. Mas você, que demonstrou interesse neste post, já tem algumas vantagens.
Porém não podemos oferecer qualquer dica sem antes reforçar a importância de conhecer os limites éticos e legais da publicidade médica. Todo e qualquer conteúdo que você produzir para a internet deve seguir as regras e orientações do Conselho Federal da sua classe, a qual pretende evitar abusos e proteger os pacientes. Não deixe de se informar para evitar qualquer atitude indevida.
Sabendo dos seus deveres, os benefícios de investir em uma estratégia de marketing de conteúdo para clínica aparecerão. Porém você já sabe quais são?
Educar o paciente
A área da saúde é repleta de dúvidas para os pacientes. Não é por acaso que muitas buscas no Google são relacionadas a diversas questões sobre doenças e tratamentos. Embora esse comportamento possa representar uma preocupação maior em relação aos cuidados com a saúde, isso gera também muita informação duvidosa, principalmente em sites leigos sobre o assunto.
Nesse sentido, com o marketing digital de conteúdo, sua clínica pode educar os pacientes com informações confiáveis, corretas e bem estudadas sobre a sua área de atuação e, ainda, incentivar hábitos mais saudáveis.
Aumentar a visibilidade da sua clínica
Quando você produz conteúdos de qualidade para o seu site ou blog, a visibilidade da sua clínica aumenta naturalmente. Eles aparecem na busca orgânica do Google, podem ser compartilhados nas redes sociais e, melhor ainda, indicados entre amigos.
Por exemplo, se você criar um post completo sobre zumbido no ouvido, quem buscar por esse termo no Google pode se deparar com o seu conteúdo, gostar dele, indicar para um amigo ler e ainda compartilhar o link no Facebook ou outras redes sociais.
Construir autoridade
Conteúdos qualificados e aprofundados demonstram todo o seu conhecimento na área em que você atua. Dessa forma, você constrói a sua reputação junto ao público, de uma forma muito mais confiável.
Além disso, se você tiver sucesso em sua estratégia, provavelmente conquistará uma boa posição no ranqueamento do buscador e aparecerá nos primeiros resultados. Isso significa que provavelmente você é uma referência, tanto aos olhos do mercado, quanto aos do paciente e, muito importante também, aos do Google.
Conquistar credibilidade
Credibilidade é um aspecto muito importante para associar à imagem da sua clínica. Afinal, as pessoas buscam segurança para confiar a própria saúde delas a um profissional. Por isso, com o marketing de conteúdo, você é capaz de conquistar credibilidade no mercado, já que demonstra não apenas o seu domínio na área, como também a preocupação com a saúde e o bem estar dos pacientes.
Fidelizar pacientes
Além de atrair um novo público para a sua clínica, você também consegue fidelizar os pacientes antigos com o marketing de conteúdo. Com publicações frequentes no blog, sua marca se mantém em contato com os pacientes mesmo quando eles não estão mais na consulta ou precisando de atendimento. E, melhor ainda, esse contato é realizado através de conteúdos úteis, que sanam dúvidas e ajudam na rotina dos pacientes.
Diferenciar-se dos concorrentes
Como dissemos anteriormente, a área da saúde ainda não explora todo o potencial do marketing digital. Se você observar o mercado, perceberá que são poucas as clínicas que estão produzindo conteúdos para a internet.
A concorrência pela atenção dos seus potenciais pacientes ainda não é tão acirrada, portanto o marketing de conteúdo pode significar uma vantagem relevante para a sua clínica.
Siga os nossos passos desta postagem, confira outros conteúdos sobre marketing que disponibilizamos no nosso blog e, assim, conquiste pacientes para a sua clínica, aumentando a sua autoridade na internet com o marketing de conteúdo.
Ficou com dúvida? Entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudar você a realizar um trabalho ético, eficaz e com resultado no meio digital.
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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