Desde pequenos nos comunicamos. Os choros, as expressões, as risadas e as primeiras palavras são formas de tentar a primeira comunicação com o mundo.
Você deve se lembrar das vezes que tentou conversar ou demonstrar algo para alguém e não sabia como, não é?
Não percebemos, mas a comunicação é algo que utilizamos nos primeiros dias de vida e vamos utilizar até o último momento.
O ato de comunicar é fundamental para manter a nossa sobrevivência e até mesmo o sucesso profissional.
Aí está a importância da comunicação integrada. Quando toda a equipe está ciente da tarefa de cada um e tudo flui com naturalidade, o paciente sente o desejo de retornar, de estar sempre ali cuidando da saúde.
Acompanhe nossas próximas dicas e saiba como melhorar a comunicação da sua equipe! Acompanhe o nosso quinto?
Número de médicos no Brasil
Antes de mencionar a importância de uma boa comunicação, vamos falar alguns números.
De acordo com um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), entre 2013 e 2018 houve um aumento de mais de 21% no número de médicos no Brasil.
Ao todo são 466.135 (quatrocentos e sessenta e seis mil, cento e trinta e cinco) médicos brasileiros.
Tocantins, Mato Grosso, Maranhão, Piauí e Amapá registraram aumentos proporcionais com o número de moradores.
Portanto, se você, médico, acredita que a comunicação não é um fator relevante para fidelizar o paciente, é melhor repensar!
O número de concorrentes está crescendo e tenho certeza que você não quer ficar para trás.
Equipe capacitada
O primeiro passo para alcançar a comunicação integrada é capacitar a sua equipe, desde a recepcionista até o gestor.
Quando cada colaborador é especialista naquilo que faz, todas as tarefas são desempenhadas com dedicação e ética.
Todos precisam conhecer os processos e tarefas da equipe e deve ficar claro qual é o papel de cada um.
Não faltam casos de empreendimentos que fecharam as portas por problemas internos e de comunicação.
Podemos acompanhar nos noticiários problemas organizacionais que seriam solucionados por uma comunicação integrada sem alcançar a mídia.
Como está a sua equipe? Todos sabem quais são as funções diárias?
Conversar é fácil
Não é segredo que lidar com pessoas é uma tarefa complicada. Somos diferentes e cada um de nós gosta de ser tratado de uma forma.
Porém, quando estamos à frente de uma clínica, precisamos compreender o jeito de cada colaborador e incentivar a conversa.
Quando todos sabem dialogar, as tarefas ficam mais fáceis e o ambiente de trabalho ficam em sintonia.
Incentive a conversa entre os seus colaboradores! Mostre que eles podem conversar entre eles e, em alguns casos, decidirem sobre determinados assuntos.
Com comunicação e autonomia você vai perceber a mudança da sua equipe.
Invista em processos simples
A demora para realizar procedimentos internos é um dos motivos que prejudica a comunicação.
Pense como um dos seus colaboradores. O que você ia sentir se precisasse preencher inúmeras planilhas e etapas para levar o paciente ao consultório?
Este cenário acaba sendo realidade em muitas clínicas, dificultando o relacionamento da equipe.
O erro nos processos pode impactar até mesmo o paciente, afinal, o tempo que cada pessoa perde preenchendo um documento poderia ser um tempo a mais para conversar e cativar o paciente.
Deixe seu paciente feliz
A importância da comunicação com a equipe e a igual com a nossa família.
Se não conversamos com quem está em casa, vários problemas surgem e o mesmo cenário acontece nas clínicas.
Se a equipe sabe manter um bom diálogo, se todos estão integrados, no final você vai alcançar o mais importante: paciente satisfeito e feliz!
A sua clínica deve ter um ambiente leve, calmo e tranquilo. Muitas pessoas vão aos consultórios com medo e assustadas, por isso é fundamental que a sua equipe saiba acolher o paciente.
Quando os colaboradores estão dispostos a responder os questionamentos e demonstrar empatia com o paciente, pode ter certeza que você acaba de fidelizar mais uma pessoa!
Com uma comunicação integrada é mais fácil promover e incentivar os cuidados com a saúde, não é mesmo?
Está com algum dúvida? Acompanhe os conteúdos do nosso blog ou, se preferir, entre em contato com a agência. Até a próxima!
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Ficou com dúvida? Entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudar você a realizar um trabalho ético, eficaz e com resultado no meio digital.
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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