A gestão comercial desempenha um papel fundamental ao reunir uma série de processos que visam assegurar resultados positivos para clínicas e hospitais. No entanto, para alcançar esse objetivo, é imprescindível executar o planejamento e as estratégias de forma adequada.
Atualmente, a demanda por serviços de alta qualidade, custo reduzido, agilidade e flexibilidade tem aumentado significativamente. Nesse contexto, é importante manter uma estrutura comercial sólida e competente, pois a gestão comercial representa a porta de entrada para o sucesso dos negócios em qualquer instituição.
No artigo de hoje, vamos mostrar os 5 passos para uma boa gestão comercial hospitalar, a importância de aperfeiçoar os processos administrativos, de buscar profissionais capacitados e adquirir novas tecnologias. Boa leitura!
Contrate pessoas com perfil comercial
A contratação de profissionais com perfil comercial adequado é um desafio enfrentado por gestores comerciais em todos os segmentos.
Na gestão comercial hospitalar, essa questão não é diferente. Se você busca formar uma equipe comercial de alto desempenho, é fundamental adotar critérios rigorosos na seleção e avaliar fatores relevantes para o seu negócio.
Ao realizar a avaliação, além de considerar a cultura organizacional da sua clínica ou hospital, é essencial levar em conta as características do candidato e se elas estão alinhadas com as expectativas do perfil da vaga.
Selecione as qualidades que você julga necessárias para as responsabilidades que o colaborador irá desempenhar, lembrando-se de que o candidato não precisa ser perfeito. Se ele apresentar os atributos mais desejáveis, poderá aprender e desenvolver as demais habilidades ao longo do tempo.
Mantenha um bom relacionamento com os novos colaboradores
Estabelecer um bom relacionamento com os novos colaboradores é fundamental para garantir o bom funcionamento da gestão comercial hospitalar. Manter uma equipe bem organizada é o primeiro passo para o sucesso, e isso pode ser alcançado através de um relacionamento positivo com seus colaboradores, o que traz inúmeras vantagens para a instituição, uma vez que funcionários satisfeitos tendem a ser mais produtivos.
Lembre-se de que o relacionamento é uma via de mão dupla. Tudo o que você diz e faz gera consequências para os outros, por isso é importante fornecer instruções precisas e claras se você deseja obter resultados satisfatórios.
Além disso, uma dica valiosa é implementar uma ferramenta de mapeamento de processos. Essa ferramenta permite detectar oportunidades de melhoria nos processos de negócio da sua instituição.
O mapeamento de processos também permite realizar a documentação estruturada dos procedimentos, um recurso amplamente utilizado para capacitar os colaboradores. Além disso, ele promove melhorias ao identificar e corrigir falhas, além de padronizar os processos, garantindo que sejam executados da melhor maneira possível.
Por fim, um ambiente de trabalho tranquilo e respeitoso proporcionará maior conforto aos colaboradores, tornando-os mais focados e comprometidos com os resultados.
Estruture processos de venda através do CRM
O CRM – software para gestão de relacionamento com o paciente – garante a organização e automação de processos da sua instituição. Através desse sistema, você pode acompanhar e medir o desempenho das vendas, além de programar e planejar o que precisa ser feito para que a venda aconteça.
Ele também possibilita acompanhar e registrar todo histórico do relacionamento com os fornecedores, melhorando o desempenho do seu atendimento. Além disso o CRM é capaz de trazer inúmeros benefícios como: avaliar e conjugar dados sobre indicadores, métricas e taxas de conversão.
Tenha em sua empresa uma visão completa do que está acontecendo e organize estrategicamente informações relativas ao processo de vendas.
Direcione a estratégia comercial baseada em indicadores
Estabeleça uma estrutura sólida para os processos de venda utilizando um CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente).
Um CRM é um software que garante a organização e automação dos processos da sua instituição. Através desse sistema, você pode acompanhar e medir o desempenho das vendas, além de programar e planejar as etapas necessárias para concretizar uma venda.
Além disso, o CRM possibilita acompanhar e registrar todo o histórico do relacionamento com os fornecedores, o que melhora o desempenho do seu atendimento. Com o CRM, você também terá a capacidade de obter inúmeros benefícios, como avaliar e consolidar dados sobre indicadores, métricas e taxas de conversão.
Ao implementar um CRM na sua empresa, você terá uma visão completa do que está acontecendo e poderá organizar estrategicamente as informações relacionadas ao processo de vendas.
Com um sistema CRM eficiente, você estará equipado para impulsionar as suas vendas, melhorar o relacionamento com os pacientes e tomar decisões embasadas em dados concretos.
Mantenha sua equipe atualizada por meio de cursos e palestras
Já parou para refletir sobre o nível de conhecimento da sua equipe em relação às tecnologias e ao relacionamento com os parceiros? Eles estão atualizados de acordo com as demandas do mercado? Para que seus colaboradores obtenham resultados sólidos e trabalhem de forma satisfatória, é essencial que estejam capacitados.
Promova treinamentos, sejam formações em técnicas específicas, palestras corporativas ou até mesmo workshops internos. Além de motivá-los, isso pode trazer excelentes resultados no trabalho.
Capacite sua equipe no uso de novas tecnologias e no aprimoramento das habilidades de negociação com fornecedores. Crie uma sintonia entre os colaboradores e ofereça oportunidades de crescimento pessoal e profissional.
Dessa forma, garantir a implementação de todos os passos apresentados para a gestão comercial hospitalar pode ser a chave para o sucesso da sua instituição.
Gostou de conhecer os 5 passos para a gestão comercial hospitalar? Conte com uma agência especializada no assunto! A agência KOS tem ajudado empresas da área da saúde a conquistarem melhores resultados. Continue acessando os conteúdos do blog e até a próxima leitura!
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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