Estratégia de Marketing

Marketing de relacionamento: 4 dicas para sua clínica

maio 25, 2020
Marketing de relacionamento

Em linhas gerais, o marketing de relacionamento, é um conjunto de ações para se manter presente na vida do paciente e, assim, fidelizá-lo. 

O grande objetivo dessa estratégia é fazer com o seu negócio se torne referência para o paciente nos serviços que a clínica oferece.

Para reforçar uma relação de proximidade entre instituição e paciente, podemos adotar uma série de práticas que ajudam a manter sua clínica viva na memória do público. Ficou interessado? Então siga a leitura e veja 4 dicas para implementar na instituição!

A importância do marketing de relacionamento

Sabemos que o objetivo principal de todos os gestores da saúde é conquistar mais pacientes e consequentemente, aumentar a demanda de atendimento da clínica. Porém, não basta apenas oferecer serviços atrás de serviços, para alcançar resultados, hoje em dia, você precisa conquistar o seu paciente!

Ou seja, não basta apenas vender, você tem cativar o paciente em todas as etapas de venda para criar uma relação de confiança, onde ele saberá que pode contar com a sua instituição quando precisar.

Oferecer conteúdos relevantes, manter contato, proporcionar ajuda, informações e esclarecer dúvidas são algumas das principais estratégias do marketing de relacionamento para criar esse relacionamento e fixar a sua marca na mente do seu público com sucesso. Quer entender melhor como você pode fazer implementar isso na clínica? Veja!

 Práticas para bom relacionamento com o paciente

1 – Preze pelo melhor atendimento

Oferecer um serviço de qualidade é pré-requisito para um clínica de sucesso. Mas, para se destacar e realmente fidelizar seus pacientes, você precisa ir além, prestando um atendimento de excelência e proporcionando para as pessoas um ambiente de qualidade, limpo e equipado.

O atendimento de excelência começa pelo primeiro contato, com uma recepcionista educada, atenciosa e capacitada para fornecer ao paciente todas as informações que ele precisa. 

O segundo passo é proporcionar uma experiência agradável quando o paciente chega à sua clínica, com iluminação adequada, sofás confortáveis, mimos como revistas dos mais diversos assuntos e a liberação do Wi-Fi – faça com o paciente tenha acesso direto, sem a necessidade de solicitar para a secretária a senha.

Existem ferramentas no mercado, onde a liberação do Wi-Fi é feita somente após o paciente realizar o check-in pelo Facebook. Além de ter acesso a internet gratuitamente ainda conta com a opção de divulgar a clínica para a rede de amigos dele. 

A regra é simples: trate seus pacientes como você gostaria de ser tratado em um consultório.

2 – Ofereça uma comunicação personalizada

Cada paciente é único e, para conquistá-lo, é preciso tratá-lo como tal. Para isso, invista no marketing de relacionamento com uma comunicação personalizada, onde cada pessoa é tratada pelo nome através do e-mail, por exemplo. Além disso, envie materiais segmentados, adaptados ao perfil de cada paciente.

Vamos supor que uma pessoa vai até a sua clínica para fazer uma consulta dermatológica, desse modo, ela não precisa receber os mesmos materiais que os pacientes frequentes de psiquiatria. Conheça o histórico de cada paciente, suas preferências e envie as comunicações mais adequadas para cada um deles. 

Para te auxiliar nessa comunicação, use ferramentas como: site, blog, redes sociais e e-mail marketing.

3 – Capacite sua equipe

Realizar treinamentos constantes com a equipe também é cuidado essencial para garantir que os seus paciente sempre retornem pelos seus serviços.  Ofereça cursos de gestão, de atendimento e, até mesmo conteúdos mais técnicos fazem a diferença. Ao adquirir mais conhecimento, o time estará preparado para explicar para o paciente tudo o que ele precisa saber, além de transmitir mais segurança.

4 – Mostre para seu paciente que você se lembra dele

Fidelizar é manter o paciente sempre junto da sua clínica. Para atingir esse objetivo, uma prática muito eficaz é mostrar para antigos pacientes que você lembra deles, sabe do que eles gostam e do que precisam. 

Mesmo pequenas surpresas, como um brinde no dia do aniversário, por exemplo, conquistam as pessoas e transmitem o sentimento de cuidado e valorização.

Agora que você já conferiu nossas dicas de marketing de relacionamento para sua clínica, que tal conquistar mais pacientes de forma ética e eficaz através do marketing digital? Fale conosco!

Estamos prontos para te ajudar a realizar um trabalho ético, eficaz e com resultado no meio digital.

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Autor: Alex Menezes

Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.

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