Trabalhar com o marketing médico em tempos de crise ajuda a sua instituição a avaliar cenários, definir prioridades e adaptar estratégias para alcançar resultados positivos.
Para isso, é fundamental medir e avaliar ações, e no decorrer do texto, a gente te mostra como e porque.
Na leitura de hoje, vamos abordar quais estratégias de marketing médico são eficientes durante a crise e como rentabilizar esse investimento por meio de adaptações e ferramentas. Boa leitura!
Estratégias de marketing médico
Imagine que a sua instituição está na rua principal da cidade, e nessa rua ficam as demais clínicas e hospitais concorrentes. Em meio a crise, cada uma faz o que pode para se destacar.
Algumas utilizam o Facebook, outras de criação de vídeos para Youtube, tem até quem faz investimento em Google Ads. O objetivo? Atrair mais pacientes e se firmar como referência no mercado.
No marketing médico não é diferente, porém, ao invés de vídeos e postagens nas redes sociais, utilizamos o planejamento de ações e conteúdos, e estratégias para criar um bom engajamento e relacionamento com o seu público, gerar autoridade para a instituição e aumentar o número de consultas.
Você, gestor da saúde, sabe quais estratégias são eficazes para o seu negócio e como adaptar o marketing médico da sua instituição para gerar resultados positivos em meio a pandemia? Se a resposta for não, siga a leitura e descubra!
Como adaptar o marketing da sua instituição durante a crise
Ajuste campanhas e anúncios
Mais uma vez, pensemos em hipóteses. Imagine que a sua instituição cortou os investimentos em campanhas e anúncios, enquanto, os seus principais concorrentes não.
Com isso você abre uma brecha para que outras instituições se destaquem e atinjam um maior número de pacientes enquanto a sua é esquecida aos poucos.
É claro que em momentos de adversidades como o que estamos vivendo, é natural que hajam ajustes nestes investimentos. Por isso, analise com cautela as próximas ações e não deixe, em hipótese alguma, essas estratégias de lado.
Controle ações por meio do ROI
Obter maior controle e diminuir incertezas em relação aos investimentos e ações necessárias para melhorar a situação da clínica ou hospital em meio a crise, torna-se fundamental neste momento.
Para isso, você pode contar com o ROI, uma fórmula matemática simples que ajuda a identificar se suas estratégias estão valendo a pena ou não.
Através dessa ferramenta, é possível calcular os resultados obtidos nas campanhas e anúncios de marketing médico, por exemplo, tomar decisões mais assertivas sobre investimentos e definir estratégias conforme análises de mercado.
Assim, é possível mensurar quais estratégias estão gerando resultados positivos e superar as adversidades com maior agilidade, mantendo apenas os investimentos que estão dando certo.
Calcule o custo de aquisição de clientes (CAC)
Em tempos de crise, toda aplicação deve ser mensurada. É o exemplo do CAC, custo de aquisição de clientes, ou seja, o investimento médio em esforços diretos para conquistar um paciente.
Este processo é uma das métricas de marketing que você não pode deixar de acompanhar.
Para calcular é simples, vamos supor que os seus investimentos diretos em aquisição de clientes sejam R$ 5 mil por mês (despesas com marketing e comercial), e com essa quantia você conquistou 20 clientes, isso significa que o seu CAC será de R$ 250.
Neste contexto, avalie se o CAC está menor que ticket médio, por exemplo, gasto pelo paciente na sua instituição. Se a resposta for sim, então pode significar que ações e investimentos estão sendo eficientes.
Ferramentas para otimizar seu investimento de marketing médico
Google Analytics
Esta é uma ferramenta gratuita que Google que permite analisar dados de acessos do seu blog e site, e o comportamento dos usuários dentro dessas páginas.
Em outras palavras, o Analytics é um sistema de monitoramento de tráfego e, através das informações obtidas por ele, é possível ver quem visita suas redes, o número de pessoas que retornam, de onde estão vindo esses acessos, como anda o desempenho dos conteúdos, entre outros dados.
Por meio deste instrumento, podemos também ajustar campanhas de marketing digital com o intuito de identificar se o paciente com mais conversões vem através de redes sociais, google ou vídeos.
Search Console
Acompanhando o Google Analytics, por sua vez, o Search Console permite que você analise o tráfego em seu site e como está o desempenho em pesquisas no Google.
Resumidamente, se o desempenho do seu site estiver ruim, a ferramenta apresenta formas de destacar suas páginas nestas pesquisas.
Além disso, a ferramenta mostra também qual caminho a seguir para corrigir problemas que causam essa performance ruim.
Facebook e Instagram ADS
Outros meios para analisar se suas estratégias estão indo pelo caminho certo ou não, é utilizar os relatórios oferecidos pelo Facebook e Instagram ADS.
Estes relatórios são extremamente fáceis de compreender e mostram uma visão ampla do desempenho e resultados das suas campanhas nas plataformas. Assim, através desses dados, você consegue modificar e otimizar o que achar necessário dentro das suas ações.
Como se relacionar com seus pacientes
Não deixe a correria do dia a dia e as preocupações em meio a pandemia afetarem o relacionamento da instituição com os pacientes.
Mantenha o contato com os pacientes que já conhecem a sua clínica e amplie sua comunicação para a possibilidade de novos clientes. Para isso, continue trabalhando com conteúdos relevantes para o seu público-alvo nas redes sociais, de forma humanizada e que contribua para a saúde de quem está lendo.
Explore ferramentas como lives e o IGTV do Instagram para aproximar o contato entre instituição e paciente. Neste mesmo contexto, marque presença também através do e-mail marketing.
Lembre-se: quanto mais você interagir com os pacientes, maior são as chances de aumentar a autoridade da sua instituição no mercado e consequentemente, elevar o número de atendimentos.
Como divulgar a telemedicina de forma efetiva
A partir do surgimento do novo coronavírus, cada vez mais cresce o número de instituições com a opção de atendimento online. Se a sua forma uma delas, então preste atenção e saiba como divulgar esse serviço nas plataformas digitais.
É possível criar conteúdos em relação ao tema e disseminá-los pelos seus canais de comunicação. Por exemplo, se você tem uma clínica que oferece atendimento psiquiátrico online, mostre para os seus pacientes os benefícios de continuar o tratamento mesmo sem sair de casa.
Ainda assim, você pode explicar como o atendimento online é feito, se a segurança do tratamento é a mesmo em relação a presencial, entre outros aspectos relevantes sobre o tema.
Para tudo isso, a melhor opção é procurar uma agência especializada em marketing médico.
E que tal contar com um especialista no assunto? Há mais de 4 anos, a KOS – Marketing em Saúde vem ajudando clínicas, hospitais e laboratórios a conquistar melhores resultados. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços clicando aqui.
Continue acessando os conteúdos do blog e até a próxima!
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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