Estratégia de Marketing

Marketing para clínicas: como fazer e atrair mais pacientes?

março 31, 2023
marketing para clínicas

Você provavelmente já parou para pensar na importância e influência dos serviços de marketing digital na atuação de diferentes áreas e empresas, não é mesmo? E no segmento da saúde não é diferente! Além de auxiliar na atração de pacientes, o marketing para clínicas pode auxiliar a sua instituição a ser encontrada de maneira mais fácil e rápida. 

Mas para que os resultados sejam efetivos, é fundamental adotar as estratégias certas para o seu negócio. Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura e aprenda!

Marketing para clínicas: entenda a importância

O marketing para clínicas tem como principal objetivo auxiliar na divulgação dos serviços médicos, captação e conquista de novos pacientes. 

Através de uma série de estratégias, é possível gerar uma maior visibilidade e posicionamento no mercado, e também, mais credibilidade e reconhecimento pelos serviços prestados pela sua clínica.

Com tanta concorrência no mercado, conquistar uma boa autoridade faz toda a diferença, não é mesmo? Para saber como fazer isso, continue a leitura e acompanhe as dicas que preparamos!

Como atrair mais pacientes para minha clínica?

O marketing digital é um poderoso instrumento para gestores de clínicas que desejam aumentar o faturamento do negócio. 

Contudo, o planejamento estratégico deve ser a base para a elaboração de ações eficazes.

Existem diversas estratégias e ferramentas que fazem parte do processo de construção e desenvolvimento de um planejamento de marketing digital. Confira os principais:

Como fazer marketing para clínicas?

1) Desenvolva um planejamento estratégico de marketing

Criar um planejamento de marketing é um pilar básico para o sucesso de uma clínica. Sem ele, fica difícil saber se as ações estão tendo efeito desejado e quais são as melhores estratégias a serem adotadas.

Por isso, é importante definir quais serão os indicadores de sucesso de uma estratégia de marketing, como número de visitas ao site, taxa de conversão, alcance nas redes sociais, aumento do número de pacientes ou do faturamento, por exemplo.

Além disso, é essencial estruturar o planejamento com base em dados da instituição, como a análise do perfil dos pacientes, concorrência e tendências do mercado.

2) Conheça bem o público da sua clínica

Conhecer o público é fundamental para toda e qualquer estratégia de marketing digital efetiva. Quando falamos em marketing para clínicas não é diferente. 

Quem é o seu público? Faixa etária? O que essas pessoas gostam de fazer no tempo livre? 

Onde elas costumam buscar informações? Essas são algumas das perguntas a se fazer na hora de conhecer e atrair mais pacientes para a sua clínica.

Com essas informações, fica mais fácil saber como aproximar os pacientes do seu negócio, e também conquistar novos. 

Isso pode ser feito através de um tom de voz e linguagem que seja condizente a esse público, assim como, materiais visuais e conteúdos que tragam esse público para mais perto da sua clínica, e consequentemente, gerem identificação.

3) Cadastre a sua clínica no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google. Através dessa ferramenta, fica mais fácil alavancar a presença digital da sua clínica. 

Além disso, pode ajudar os pacientes a encontrarem o seu negócio e também a se destacar em meio a concorrência.

A ferramenta auxilia a instituição a aparecer nas primeiras posições e resultados de pesquisa do buscador do Google.

Para saber mais como funciona, confira: Google Meu Negócio: saiba como conseguir avaliações.

4) Ofereça uma boa experiência ao paciente

Essa é uma peça-chave que pode ajudar na hora de garantir o retorno dos pacientes à sua clínica.

Uma boa experiência vai desde um bom atendimento na recepção, até agilidade no agendamento da consulta e também no relacionamento pós-consulta.

Itens como a organização da sala de espera, utilização de prontuários eletrônicos para auxiliar na comunicação e a flexibilidade nos canais de atendimento fazem toda a diferença.

Isso pode ajudá-lo no momento de atrair novos pacientes e fidelizar aqueles que já estão em contato com os serviços oferecidos pela sua clínica.

Além disso, outra estratégia importante é a implementação de Net Promoter Score (NPS), que nada mais é do que a metodologia mais conhecida para saber qual é a avaliação dos pacientes em relação à sua clínica. 

Ou seja, para avaliar o grau de fidelidade dos clientes e assim identificar pontos de melhoria na operação da sua instituição.

5) Site para clínica: é preciso estar presente no Google

As indicações e o “boca a boca”, são maneiras clássicas de divulgar um negócio.

No entanto, nem sempre são suficientes para captar mais pacientes para a sua clínica. Por isso, investir na presença digital é um passo fundamental no marketing para clínicas.

Investir em um site para clínica, por exemplo, é uma estratégia bastante eficaz para atrair novos pacientes, fidelizar os que você já conquistou e se manter competitivo no mercado.

O seu potencial paciente está conectado, isso não é mais nenhuma novidade, afinal, todos estamos. Mas não pense que ele está somente nas redes sociais.

Estar presente no principal buscador do mundo, o Google, é indispensável para aumentar a autoridade do seu negócio frente à concorrência.

6) Consulte o Código de Ética de Medicina

Conhecer o Código de Ética Médica é fundamental antes de tomar qualquer decisão, afinal, é este o documento responsável por estabelecer critérios relacionados à propaganda e divulgação de assuntos e conteúdos sobre Medicina.

Portanto, é essencial que a divulgação da sua clínica respeite a ética e as normas médicas.

Além disso, também há o Manual de Publicidade Médica, um outro documento criado pelo Conselho Federal de Medicina, que pode ser consultado e analisado para a elaboração das estratégias de marketing para clínicas.

7) Invista em Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta fundamental quando o assunto é trazer resultados tangíveis para a sua clínica. 

Através dessa ferramenta, é possível atrair novos pacientes para a sua instituição e permitir que eles te encontrem de maneira mais fácil e rápida na internet.

A plataforma exibe anúncios quando o usuário realiza uma busca, ou seja, é uma poderosa ferramenta para posicionar o nome da sua clínica nos mecanismos de busca da internet. 

Portanto, ao investir nesse recurso, toda vez que alguém busca pelos seus serviços, a sua página pode aparecer entre os principais destaques.

Dessa forma, fica muito mais fácil atrair os pacientes ideais para a sua clínica.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Confira o artigo que preparamos e saiba mais sobre a importância do Google Ads na sua estratégia de marketing para clínicas.

Acompanhe as métricas de marketing digital

Acompanhar e mensurar as métricas de marketing digital é indispensável para o sucesso das suas campanhas.

Elas mostram se você está no caminho certo, apontam os erros e direcionam as correções para que sua estratégia realmente tenha valor e resultados eficazes.

Sendo assim, é interessante que você avalie questões como:

  • Métricas de receita e vendas: Retorno sobre investimento (ROI); Custo de aquisição por cliente (CAC); Ticket médio, entre outros.
  • Métricas de campanhas pagas: Taxa de Cliques (CTR); Custo por clique (CPC);  Custo por lead (CPL); e Taxa de conversão
  • Métricas de marketing de conteúdo: Taxa de conversão; Taxa de conversão do funil; Visitas no site; entre outros.
  • Métricas de e-mail marketing: Taxa de abertura de e-mail; Taxa de cliques em e-mail, entre outros.

Segundo o artigo do Think with Google, estratégias de marketing orientadas por dados podem aumentar a receita em até 20% e reduzir custos em até 30%.

Ferramentas gratuitas para marketing de clínica médica

Utilizar ferramentas para planejar e executar suas estratégias de marketing para clínicas pode ser extremamente vantajoso. 

Elas são capazes de otimizar todo o processo e auxiliar na criação de planos mais eficientes e eficazes, proporcionando um melhor retorno sobre o investimento em marketing. Além disso, podem ajudar na análise de dados e resultados.

Confira algumas ferramentas gratuitas que podem ser úteis para o seu negócio:

  • Google Analytics: Ferramenta de análise e monitoramento que ajudam a entender como os visitantes interagem com o seu site e até mesmo entender qual a taxa de conversão de pacientes que acessam o site e que convertem em um clique no telefone, WhatsApp ou até mesmo em um formulário de agendamento do site. Também permite mensurar resultados obtidos com os anúncios do Google Ads.
  • Google Meu Negócio: Auxilia a listar a empresa nos resultados de pesquisa do Google e no Google Maps.
  • Google Keyword Planner: Ajuda a identificar palavras-chave relevantes para o seu segmento, auxiliando na criação de estratégias eficientes.
  • Redes sociais: São ótimas para se conectar com os pacientes, compartilhar informações relevantes e deixar a marca humanizada.

Como fidelizar pacientes com marketing para clínicas?

Como dito anteriormente, ter uma boa relação com o paciente é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. Porém, fidelizar pacientes é tão importante quanto atrair novos.

Conquistar uma carteira de clientes leal pode trazer muitos benefícios para a clínica, incluindo aumento de receita e reputação positiva no mercado. 

Aqui estão algumas estratégias de marketing para clínicas que querem fidelizar seus pacientes:

  • Atendimento personalizado e de qualidade
  • Invista em um ambiente agradável e acolhedor
  • Facilite o processo de agendamento e pagamento das consultas
  • Comunique-se regularmente por e-mails, boletins informativos e redes sociais
  • Ofereça conteúdo de qualidade alinhado ao seu público 
  • Realize pesquisas de satisfação

Mas lembre-se, a fidelidade do paciente é construída ao longo do tempo e requer um esforço contínuo para oferecer um serviço de qualidade e uma experiência excepcional.

Marketing para clínicas – Agência KOS

A Agência KOS – Marketing em Saúde, é uma empresa especializada em marketing digital para clínicas, laboratórios e centros de imagem. 
Se você precisa de ajuda para traçar sua estratégia e alavancar o marketing da sua instituição, entre em contato conosco!

Autor: Alex Menezes

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