7 erros no marketing digital na área da saúde
A internet está aprofundando laços e diminuindo distâncias. Além das transformações na vida pessoal, a comunicação e a busca por serviços também está modificando a forma de investimento em marketing digital na área da saúde.
Agora é possível encontrar tudo na internet. Com apenas um clique conseguimos o endereço de um restaurante ou uma loja.
Assim, a instantaneidade também alterou a forma como procuramos instituições de saúde. Antes a pesquisa era realizada em catálogos, mas hoje basta o Google para encontrar um clínica especializada, além de poder analisar a reputação da clínica.
Entretanto, muitas clínicas acabam cometendo erros na hora de marcar a presença no mundo digital. Acompanhe o conteúdo da Agência KOS – Marketing em saúde e conheça os equívocos mais comuns.
Erros de marketing digital na área da saúde
1 – Falta de planejamento
Não há nada mais importante do que o planejamento. Tudo começa com a decisão das etapas e a definição de cada passo.
Porém, muitas clínicas acabam deixando de lado esta etapa, afetando o marketing digital na área da saúde.
Compreender qual é o seu público, como sua clínica pretende conversar com estas pessoas, quais serão os serviços oferecidos e o posicionamento da sua marca são fatores importantes.
O planejamento em comunicação é tão importante quanto o planejamento financeiro, afinal, é por este caminho que será possível atingir as metas.
2 – Ausência de objetivos
É importante traçar os objetivos que devem ser alcançado com o marketing digital na área da saúde. Muitas instituições realizam os investimentos, mas esquecem de pensar nas metas.
Quando há um objetivo para alcançar, fica mais fácil pensar em cada etapa do processo e o que será preciso em cada uma delas.
Assim, se você é gestor de uma instituição de saúde, não deixe de avaliar todos os objetivos e pensar, com cuidado, em cada uma das etapas.
3 – Não ter um site
Quem não tem um site não está online! Ter uma plataforma com todos os serviços e informações é o primeiro passo para ganhar notoriedade.
No planejamento de marketing digital na área da saúde, a plataforma tem papel de destaque, afinal, muitos pacientes podem encontrar a sua marca por meio do Google.
O site também será o espaço ideal para divulgar conteúdo e informações relevantes, incluindo as formas de contato e endereço, além dos conteúdos.
4 – Base de e-mail
O segundo passo para conquistar e manter um relacionamento com os pacientes é criar uma base de e-mail.
Assim será possível encaminhar as novidades, informações e conteúdos mais relevantes, tudo para manter a proximidade e o relacionamento.
De acordo com os números da pesquisa e-mail marketing trends, realizada pela Rock Content, 50,9% das empresas que utilizam a ferramenta aproveitam para oferecer e serviços para os clientes.
Por isso o e-mail marketing é uma ferramenta estratégica no marketing digital na área da saúde.
Está com dúvidas de como o processo deve ser realizado? Clique aqui e confira algumas dicas.
5 – Produção de conteúdo
Este é outro fator decisivo: a produção de conteúdo. Muitas clínicas acreditam que não é necessário produzir textos para blog, porém, quem pensa assim está enganado!
O conteúdo é responsável por trazer o tráfego orgânico para o site, além de ser uma ótima opção para ser referência no assunto.
A internet é um dos locais mais acessados para sanar dúvidas sobre saúde e bem-estar, portanto, se você produz conteúdo e está nas primeiras páginas do Google, é certeza que os pacientes vão ler o seu texto.
Instituições de saúde que investem em marketing digital na área da saúde possuem um blog com muitas informações e conteúdos ricos.
6 – Redes sociais
A presença nas redes sociais também é uma ótima estratégia para manter o relacionamento com o paciente.
Claro que os conteúdos publicados no blog não podem ser os mesmo nas redes sociais – seja por conta do tamanho ou seriedade do material.
O Facebook e o Instagram são ótimos canais para postar dicas, ideias, realizar enquetes e publicar momentos do dia a dia. As redes devem fazer parte da estratégia da comunicação da sua clínica, mas não podem ser o único meio de contato com os pacientes.
7 – Tenha uma identidade
Por último, mas não menos importante: invista em uma identidade! Tenha um padrão nas artes, no logo e nas cores que representam o seu negócio.
A identidade é responsável pela primeira impressão que o paciente vai ter da sua marca, portanto, pense em algo que represente o que você faz e os objetivos que deseja alcançar.
Hospitais como o Israelita Albert Einstein e Sírio-Libanês mantém a mesma identidade e forma de comunicação nas publicações. Laboratórios farmacêuticos, como o Sanofi, também respeitam as cores e layouts elaborados.
Seguindo nossas dicas você vai deixar de cometer erros no marketing digital na área da saúde. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe nossas redes sociais ou realize o nosso raio-x de marketing. Será um prazer ajudar a sua instituição!
A Agência KOS é especializada em Marketing Digital para área da Saúde e pode te auxiliar no desenvolvimento da sua estratégia digital para alavancar o sucesso da sua instituição de saúde em 2021.
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.