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7 de janeiro de 2023

Como melhorar a rentabilidade da sua clínica médica

Você já tem um site, baixou nosso calendário da saúde com as datas comemorativas e meses de conscientização e prevenção, se planejou para 2023 e adicionou as tendências ao seu planejamento e, com um novo ano chegando, seguiu as dicas anteriores que disponibilizamos por aqui, mas você ainda não sabe como melhorar a rentabilidade da sua clínica médica?

Com as novas dicas que daremos hoje, como desenvolver um planejamento financeiro além do planejamento de postagens e melhorar a gestão com soluções tecnológicas, você conquistará a rentabilidade que você tanto deseja para a sua clínica médica, aos poucos e com resultado satisfatório. Continue lendo para saber mais.

Desenvolva um planejamento financeiro

Planejar antecipadamente as postagens da sua clínica, assim como escolher de quais meses de conscientização e prevenção seus profissionais e a clínica irão participar são passos importantes para o objetivo que você quer. Entretanto um planejamento financeiro também é necessário, caso você ainda não o tenha.

Nele, você colocará os seus gastos anteriores com a clínica – como salário dos profissionais da saúde, pagamento dos profissionais da limpeza e recepcionistas, materiais que foram comprados, investimentos com a infraestrutura e com a agência de marketing contratada, entre outras informações que você achar importantes.

E, para desenvolver esse planejamento, além de colocar bem especificados esses itens citados anteriormente, você precisa também pensar no futuro. Quais investimentos não realizados até hoje você pretende fazer no ano que vem? Precisa contratar algum profissional novo? Precisa realizar alguma manutenção no espaço? Precisa investir em alguma viagem para adquirir conhecimento? Precisa aumentar o investimento com a agência de marketing? Precisa mudar a clínica de endereço? Todas essas informações precisam constar no seu planejamento financeiro.

Tendo ele bem organizado, você saberá exatamente o que pode investir com a clínica, se algum investimento não deveria ser feito em determinado momento e quanto você está lucrando e pretende lucrar no novo ano. No fim, você fica com um planejamento financeiro bem estruturado e ele caminha junto com o marketing da sua clínica, mostrando claramente os resultados.

Crie ações de fidelização com seus pacientes

Quem é cativado não esquece. Por isso, criar ações de fidelização com seus pacientes fará com que eles não se esqueçam da sua clínica e de quem os atendeu.

E-mail marketing é uma das opções. Enviar para os pacientes um e-mail contendo os conteúdos mais importantes que foram postados no blog, informativos sobre horário de atendimento, recesso ou médicos disponíveis para atender e confirmar com eles as datas marcadas para consulta são formas de estreitar relações e mantê-la mais saudável.

Além de e-mail marketing, ações dentro da sua clínica também podem – e devem – ser realizadas. A primeira impressão geralmente é a que marca. Tratar o paciente com respeito, cordialidade e dar sempre a devida atenção a ele fará toda a diferença para que ele indique seus serviços para algum amigo ou familiar. Uma pesquisa de satisfação colocada estrategicamente na recepção para o paciente preencher poderá mostrar a você o que está errado, o que deve melhorar e o que há de ponto positivo.

E por último, mas não menos importante, as redes sociais – Facebook, Instagram entre outras – e seu blog precisam ser mantidas em constante atualização. Publicar conteúdos relevantes, informações que ajudarão na saúde do paciente e mostrar os espaços da clínica, sempre respeitando a ética e regras da sua especialidade, farão com que o paciente se sinta mais próximo de tudo que envolve a clínica.

Melhore sua gestão com soluções tecnológicas

Não há dúvidas de que cada vez mais a tecnologia está presente na vida de maior parte das pessoas. Levar inovações e soluções tecnológicas para auxiliar no seu trabalho de gestão facilitará, com toda certeza, a sua vida.

Você precisa de softwares médicos como Clínica nas Nuvens, iClinic, RealClinic, entre outros que ajudem no atendimento ao paciente – como agendamento online, confirmação de consulta por celular, tempo de espera, painel de chamada -, no financeiro – como orçamento, controle de equipe, faturamento, nota fiscal, contrato – e com os pacientes diretamente – como prontuário eletrônico, lembrete de consulta e preenchimento de endereço automático.

Mas eles ajudam, principalmente, com a sua gestão. Oferecem relatórios, integração com a RD Station, cadastram exames, procedimentos e especialidades, possuem compatibilidade com dispositivos móveis, além de outros benefícios. Por isso, pesquise e analise bem para fazer a escolha de software certo, assim você só obterá vantagens.

Invista em marketing digital

Se você já investe em marketing digital, talvez a saída seja investir ainda mais ou conhecer os resultados que sua agência está obtendo para sua clínica. Mas se você ainda não faz isso, chegou a hora de começar.

Investir em marketing digital não só oferece resultados positivos, como também possui facilidade para identificar a origem de agendamento dos pacientes, fazendo com que você entenda onde precisa investir mais e onde está o verdadeiro motivo de novos pacientes não aparecerem. Caso você ainda não tenha uma agência contratada, precisa saber os benefícios de contratar uma agência de marketing digital especializada na área da saúde.

Com tantas pessoas acessando a internet, usando o celular a todo o momento para usar as redes sociais e abrindo e-mails com títulos que interessam, você não pode deixar a sua clínica ficar para trás.

Automatize processos

Seguindo todos os passos, você precisa, por fim, automatizar os processos da sua clínica, como agendamento de consultas. A automação nada mais é que uma forma de marketing digital que almeja uma segmentação com mais resultados para o trabalho. Mas também engloba aquelas pessoas que ainda não se consultaram na sua clínica e que, após receber os conteúdos automatizados – ou seja, automáticos, mas que foram criados de forma que sejam específicos e de interesse para cada tipo de paciente -, podem se interessar por uma consulta na sua clínica com seus profissionais.

Como dito anteriormente, os agendamentos de consultas ficam mais facilitados tanto para você quanto para o paciente. Com a ajuda de e-mail marketing e softwares médicos você não precisa relembrar paciente por paciente a data de consulta ou retorno de cada um, o sistema já faz isso para você.

Sendo a alternativa escolhida e-mail marketing, você precisa que algum funcionário da recepção ou algum contratado especificamente para tal função escreva um e-mail para cada paciente relembrando-o da data que precisa estar na clínica.

Se a alternativa for auxílio de software médico, menos trabalho ainda para você e seus funcionários! Você só adiciona as datas de consultas marcadas e ele avisa automaticamente o paciente em questão. Mais um investimento que gera resultados.

Ficou com dúvida ou precisa de ajuda? Entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudar você a realizar um trabalho ético, eficaz e com resultado no meio digital.

Autor: KOS Marketing em Saúde

Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.