6 dicas de marketing de conteúdo para sua clínica médica
Você já conheceu os benefícios de implementar o marketing de conteúdo para sua clínica em um post no nosso blog. Nada mais é que uma maneira de atrair e engajar potenciais pacientes por meio de conteúdos úteis e relevantes para eles, que geram valor para as pessoas e mais oportunidades de negócio para as clínicas.
Se você quer conquistar pacientes para a sua clínica e aumentar a autoridade dela na internet, o marketing de conteúdo é uma das estratégias do mundo digital que está em ascensão. Ele permite o fortalecimento da sua marca, o aumento da visibilidade e uma aproximação sem igual com os pacientes.
Confira as 6 dicas de marketing de conteúdo para aplicar na sua clínica e obter sucesso com a estratégia, continue lendo o post no nosso blog.
1 – Planeje suas ações
Planejamento demanda tempo, dedicação e esforço. E mesmo o tempo ultimamente sendo cada vez mais mais escasso e valendo dinheiro, essa é a etapa mais importante de uma estratégia, que garante o andamento correto de todo o processo. Por isso, não fuja desse trabalho!
É importante que antes de começar a produzir você estabeleça seus objetivos com o marketing de conteúdo, qual o prazo para alcançá-los, qual o cronograma das ações, quais canais serão utilizados, quem serão os responsáveis por cada etapa, entre outras informações. Durante a execução da estratégia são essas definições que dirão o caminho a ser seguido por você e sua equipe. No fim, elas indicarão se as ações foram bem-sucedidas.
2 – Defina seu público
No marketing atual, não dá mais para anunciar para todo o mundo. Você deve determinar um grupo de pessoas para as quais sua estratégia será direcionada, segmentado de acordo com sua localização, idade, renda, interesses, comportamentos etc.
Porém, para o marketing de conteúdo, mais importante ainda é a criação de uma persona, ou seja, você precisa definir o cliente ideal que você quer ter. Ela é criada com todas as principais características físicas e psicológicas dos seus possíveis pacientes, como idade, sexo, graduação e objetivos deles com o atendimento médico que você ou seus profissionais disponibilizam.
Assim, a partir de uma rápida análise, você poderá identificar características comuns entre os seus possíveis pacientes e personalizar a comunicação com eles – como se você estivesse conversando com eles -, sendo esse um dos benefícios de ter uma persona. Para entender melhor os benefícios da criação de uma persona e saber como criar uma – utilizando uma plataforma gratuita -, nós já postamos um conteúdo aqui no blog que você pode ler clicando aqui.
3 – Crie um blog
O blog é o principal canal para uma estratégia de marketing de conteúdo. Com ele, você terá uma ferramenta para concentrar toda a sua produção, construir sua audiência e conquistar as melhores posições no Google.
Com um blog você tem liberdade sobre o layout, a criação e o formato dos seus conteúdos, diferentemente, por exemplo, das redes sociais. Além disso, o tráfego do blog é todo seu! Você pode converter seus visitantes em potenciais pacientes ao captar o contato deles por meio de um formulário, por exemplo. Quer saber como colocar em prática o blog da sua clínica? Clique aqui.
4 – Otimize suas páginas
Criar conteúdos de qualidade é o primeiro passo para aparecer nos primeiros resultados da busca do Google. Afinal, o buscador quer apresentar aos usuários as melhores páginas sobre os assuntos que eles buscam.
Porém, para aumentar as chances de conseguir um bom posicionamento, você deve conhecer as técnicas básicas de SEO, que ajudam o Google a entender o seu site e oferecem uma melhor experiência aos seus visitantes.
5 – Divulgue seus conteúdos
Apenas publicar no blog e esperar as visitas provavelmente não surtirá o efeito que você deseja. Para potencializar o alcance das suas publicações, use outros canais além da busca orgânica do Google.
Redes sociais e email marketing também podem ser usados como fonte de tráfego ao você divulgar links para os seus conteúdos e fomentar o relacionamento com os pacientes.
Já mídias pagas, como links patrocinados, também podem ser usadas para alcançar um público específico – pois você escolhe a faixa etária, sexo, localização e outras informações das pessoas que devem ser alcançadas.
6 – Mensure seus resultados
Por último, mas não menos importante, saiba que todas as ações de marketing digital podem ser mensuradas. É possível saber quantas pessoas visitaram uma página, quem abriu um email seu, quanto tempo ficaram lendo um post, entre outros dados.
Por isso, você deve ficar de olho nos resultados para entender se os objetivos previstos no planejamento foram atingidos e otimizar as futuras ações.
Ficou com dúvida? Entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudar você a realizar um trabalho ético, eficaz e com resultado no meio digital.
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.