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4 de setembro de 2019

Como calcular o valor de uma consulta médica?

Antes de estipular o valor que você vai cobrar por cada atendimento na sua clínica, alguns fatores devem ser levados em conta. Despesas, margem de lucro e o investimento são questões que precisam ser analisadas. 

Além disso, também é preciso pensar na experiência do cliente: como ele será atendido, os diferenciais da sua clínica e acima de tudo, o atendimento humanizado que você deve oferecer. 

Acompanhe as dicas que a Agência KOS – Marketing em Saúde separou para você em nosso segundo ? 

Análise de mercado 

Saber como calcular o valor de uma consulta médica é fundamental. Pesquise os possíveis concorrentes, como é realizado o atendimento nesses locais, o valor cobrado e a satisfação dos pacientes

A análise de mercado deve ser feita junto com o plano de negócio, assim você pode compreender como está a competitividade e estruturar os motivos que vão direcionar o público para a sua clínica. 

Pode parecer simples, mas muitos profissionais não conhecem ou não sabem como está o mercado. Quando investimos em algo, mas não conhecemos, o risco de errar no caminho é bem maior. 

Quem é o seu cliente?

Tão importante quanto analisar o mercado, conhecer exatamente quem é seu público faz toda a diferença. Muitos profissionais acabam esquecendo de observar os pacientes e não sabem qual é a pessoa ideal para frequentar a clínica.

É preciso analisar quem você deseja atender! Homens, mulheres, idosos, jovens, pessoas da classe média ou alta. Todos os detalhes fazem diferença para aprender como calcular o valor de uma consulta médica. 

A localização da sua clínica também deve ser analisada. Pense em qual bairro você está, quem vai ir até o local e quais pessoas estão ao redor do consultório.

E as despesas? 

Falar das despesas é um momento delicado. Muitos profissionais preferem não discutir o assunto, mas o tema é fundamental para saber como calcular o valor de uma consulta médica. 

Monte um arquivo com as principais despesas da sua clínica. Gastos com estrutura, contratação da equipe, aluguel, IPTU, água, luz, internet, materiais para escritório e consultas são as principais despesas do mês. 

Também é importante planejar os gastos urgentes que podem surgir, seja por motivos planejados ou por imprevisto. Manutenção de aparelhos, melhora nas instalações da clínica ou danos em consultórios e máquinas são urgências frequentes nos consultórios.

Com os valores das despesas definidos, agora é mais fácil definir o valor correto da sua consulta.

Preço x valor

Este fator é fundamental: compreender qual é a diferença entre preço e valor. O preço é a quantia cobrada do paciente para a consulta, enquanto o valor engloba toda a experiência do paciente, desde o momento que ele chegou na clínica. 

O valor é demonstrar para as pessoas que o preço compensa, que o bom atendimento, os cuidados com a saúde, a atenção e a humanização são fatores que estão acima de qualquer valor. O paciente precisa entender que vale a pena voltar ao seu consultório por conta do tratamento exclusivo.

A estrutura, equipe, profissionais capacitados, localização e até mesmo a decoração também são fatores que contribuem com a escolha do paciente. 

Pronto para definir o preço?

Agora você já pode definir o preço da sua consulta! Após analisar todas as informações, considere a margem de lucro que você quer atingir e pense em quanto custa atender cada paciente. 

Saber como definir o valor de uma consulta médica é um procedimento que precisa de muita análise e planejamento, portanto deve ser feito com muito cuidado. 

Coloque as informações em planilhas e documentos, pesquise, converse com gestores e avalie quanto realmente deve custar uma consulta na sua clínica. Tente não seguir os padrões do mercado e calcule o que realmente está de acordo com o seu negócio. 

Seguindo as nossas dicas, será mais fácil planejar um valor justo, seja para você ou para o paciente. 

A Agência KOS – Marketing em saúde pode te ajudar! Acesse nosso blog e conheça as novidades. 

Ficou com dúvida? Entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudar você a realizar um trabalho ético, eficaz e com resultado no meio digital.

Autor: KOS Marketing em Saúde

Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.