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19 de fevereiro de 2020

Saiba as principais qualidades de um gestor de clínica

Atingir um desempenho alto e de qualidade na gestão de uma clínica é uma tarefa que exige grande responsabilidade. Garantir o funcionamento da empresa com um direcionamento estratégico eficiente e um atendimento de qualidade ao paciente, pode facilitar a chegada ao caminho das metas.  Neste artigo, vamos mostrar as principais qualidades de um gestor de clínica, os segredos para um bom gerenciamento e os erros mais comuns na gestão em saúde. Boa leitura!

A importância de um gestor de clínica

O gestor de clínica está a frente do gerenciamento de setores como recursos humanos, financeiro, sanitários e logísticos da empresa, seja ela pública ou privada. Ele controla processos e analisa as necessidades da instituição, com o objetivo de garantir a segurança e um serviço de qualidade.

Uma boa gestão em uma clínica requer organização, direcionamento e controle. Além disso, é preciso ter alguns conhecimentos e habilidades específicas. 

Características de um bom gestor 

Trabalhar com gestão na área da saúde exige uma série de decisões importantes e elas  aparecem todos os dias. Algumas delas devem ser rápidas e eficazes, outras ajudam a solucionar grandes problemas. Para isso, um bom gestor de clínica deve apresentar algumas características e ou qualidades indispensáveis para a função. Veja a seguir!

Capacidade analítica

Para realizar a gestão de uma clínica, é necessário ter ótima capacidade analítica. Desse modo, funções como coletar e analisar informações qualitativas e quantitativas, além de identificar erros e propor soluções efetivas nunca serão um grande problema.

Perfil técnico

Possuir um conhecimento pleno sobre saúde e gestão em clínicas é uma das principais características de um bom gestor. Segundo uma pesquisa realizada pela Page Personnel, consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão, nove em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico.

Liderança

Não é segredo nenhum que uma boa liderança pode ser fundamental para atingir sucesso na gestão de um negócio. Saber escutar e criar uma relação de confiança com a equipe é fundamental para executar um bom trabalho.

Além disso, é importante ter planejamento e uma boa visão do que está acontecendo na empresa. Garantir um bom atendimento gera conforto e segurança aos pacientes.

Perfil estrategista 

Toda tarefa que exige grande trabalho precisa ser pautada dentro de um planejamento estratégico. Para que esse planejamento aconteça com sucesso, o gestor deve levar em consideração as inúmeras variáveis do ambiente clínico, como orçamento, recursos humanos e a qualidade no atendimento. O gestor deve ter, ainda, a capacidade de antecipar tendências e ter uma atuação voltada a resultados.

Inovador

A tecnologia está presente em muitos segmentos do nosso cotidiano, inclusive na saúde. Atualmente, existem programas e softwares que auxiliam na gestão da clínica. Com tantas pessoas para gerir, ter controle do que está sendo feito e acompanhar os dados e os atendimentos de cada um, digitalmente, ajuda na hora de tomar decisões rápidas e melhora a qualidade do serviço oferecido aos pacientes.

Fique atento aos erros mais comuns ao gerir

Uma gestão de qualidade pode trazer diversos retornos positivos para a clínica. No entanto, este é um setor que passa por inúmeros desafios e, se não tiver atenção, um erro pode prejudicar a produtividade dos processos de organização. Para que isso não aconteça, o gestor deve evitar atitudes que colaboram para o surgimento de problemas. Confira quais são eles!

  • Falta de gestão de custos

Todos os custos e investimentos da empresa devem ser acompanhados. A falta desse armazenamento de informações é um erro muito comum e totalmente prejudicial ao negócio.

  • Falta de comunicação

A falta de comunicação é um dos maiores erros em qualquer instituição. É comum em ambientes da saúde não haver comunicação entre os setores, até mesmo por excesso de demanda. Sem essa troca de informações, não há alinhamento e, sem alinhamento, a produtividade e a organização deixam a desejar.

  • Falta de treinamento

Prestar serviços de qualidade ao paciente deve ser um dos principais focos de uma clínica. Somente uma equipe capacitada e bem treinada é capaz de oferecer um atendimento de excelência. 

  • Falta de atualização

Na medicina, frequentemente, surgem novas tendências, técnicas e especializações. Essas atualizações também devem acontecer no setor gerencial da clínica. A falta de atualização pode gerar resultados negativos diante dos desafios cotidianos.

Sendo assim, fica evidente a importância de um gestor de clínica qualificado para que sua instituição possa entregar um serviço de qualidade.

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Autor: KOS Marketing em Saúde

Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.