Agência Kos
Abre menu
13 de abril de 2020

Compliance na saúde: saiba como aplicar na sua instituição

A área da saúde envolve uma série de riscos que, com uma boa gestão, podem ser reduzidos ou até anulados.

Assim, o compliance na saúde se torna fundamental quando o objetivo da sua instituição é manter a credibilidade através da transparência na gestão do seu negócio. Com esse sistema, é possível cumprir leis e regulamentos que podem trazer mais qualidade aos serviços, segurança aos pacientes além de diminuir possíveis falhas e fraudes.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o compliance, qual a importância desse conjunto, seus benefícios e como adequar na sua instituição. Boa leitura!

O que é compliance na saúde?

O compliance, assim como a certificação e acreditação, é um diferencial na gestão interna que consiste em um conjunto de medidas e procedimentos que permite a instituição estar em conformidade com as leis, padrões éticos, regulamentos internos e externos.

Em outras palavras, o compliance, que vem do verbo em inglês to comply, que significa cumprir, executar, satisfazer e tem como objetivo minimizar riscos empresariais como detectar e evitar irregularidades, fraudes e corrupção. Essas ações servem para garantir as relações éticas entre empresas e o Poder Público.

É importante pontuar que essa medida vai muito além do simples cumprimento de leis e regulamentos, mas abrange também a preservação do respeito às normas de conduta, os valores e princípios da instituição.

Para resumir, o compliance na saúde nada mais é que um guia de processos e protocolos  de uma instituição diante do seu mercado de atuação.

Qual a importância do compliance?

Compliance na saúde é um tema que precisa ser tratado com extrema importância. Se o seu negócio ainda não pratica o sistema dentro da instituição, chegou a hora de rever alguns conceitos e avaliar prioridades.

O maior objetivo do compliance é evitar práticas corruptas, como pacientes fantasmas ou faturas superestimadas. As informações dentro das instituições devem ser claras e disponíveis para fornecedores, pacientes e o sistema de plano de saúde, por exemplo, por isso a fim de combater condutas antiéticas, o compliance é adotado na área da saúde exigindo transparência de todas as partes.

Entenda a seguir, as principais vantagens da adoção desse sistema na gestão da sua instituição de saúde:

  • Cumprimento das leis nacionais e internacionais, incluindo regulações do mercado, e das normas internas empresariais
  • Prevenção de demandas judiciais e conflitos de interesse entre os profissionais da saúde e demais atores do mercado 
  • Prevenção de ganhos pessoais indevidos provenientes do uso e da manipulação de informação privilegiada
  • Transparência ao administrar os negócios
  • Combate à lavagem de dinheiro
  • Disseminação da cultura organizacional

Através do compliance, sua clínica ou hospital podem ser vistos como uma empresa íntegra e responsável, que respeita as normas e princípios éticos de mercado.

Como adequar o processo na instituição?

Primeiramente, para que esse processo seja implementado é preciso obter auxílio jurídico adequado e especializado na área.

Em seguida, conheça os riscos que a instituição está sujeita e tenha conhecimento de leis e regulamentos internos e externos. Coloque em prática políticas escritas como códigos de conduta e de ética dentro da instituição para que os colaboradores entendam as regras às quais estão sujeitos.

Proporcione treinamento a equipe e ofereça educação aos seus colaboradores por meio de treinamentos e workshops em relação às condutas do compliance e realize auditorias periódicas para controlar e garantir que as práticas estão em ordem.

Por último, desenvolva um plano de ação corretiva para o caso de precisar administrar condutas falhas no futuro.

Para adotar os planos de transparência e condutas éticas, todos os seus funcionários e colaboradores precisam compreender a importância das medidas implementadas.

Quais os benefícios do compliance?

Os benefícios conquistados pelo compliance podem ser diversos. Além da integridade e responsabilidade como citamos acima, o regulamento pode trazer vantagens como:

  • Credibilidade sob os clientes, investidores e fornecedores
  • Aumento de produtividade e da qualidade dos produtos e serviços oferecidos
  • Diminui falhas e previne possíveis fraudes
  • Reduz custos e otimiza níveis de segurança
  • Torna a instituição mais competitiva a partir de uma atuação transparente

Lembre-se, estar a frente  e evitar qualquer situação de risco pode garantir a sobrevivência ética do seu negócio no mercado.

Gostou do nosso conteúdo sobre compliance na saúde e quer saber mais sobre a importância desse processo  na sua instituição? Conte com uma agência especializada no assunto! A agência KOS vem ajudando clínicas e hospitais a conquistar melhores resultados. Continue acessando os conteúdos do blog e até a próxima leitura!

Autor: KOS Marketing em Saúde

Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.