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27 de junho de 2020

5 Dicas para envio de e-mail marketing

Diversas estratégias podem melhorar o tráfego de um site e o resultado das vendas. Entre elas, o e-mail marketing, uma das mais eficazes ferramentas para auxiliar empresas de variados setores, inclusive clínicas médicas, laboratórios e hospitais. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para a criação de e-mail marketing, assim, você pode atingir seus objetivos nos próximos envios.

Alguns profissionais chegaram a acreditar que as trocas de e-mail e estratégias de marketing que utilizam esse método estavam com os dias contados, porém, os números mostram o contrário.

Em 2017, por exemplo, o uso de e-mail cresceu de 69% para 82% entre usuários na faixa etária dos 12 aos 17 anos. E sabe quantos e-mails foram enviados, todos os dias, em 2019? Mais de 293 bilhões!

Embora as redes sociais tenham chegado com força, o e-mail continua relevante no cotidiano das pessoas. Quando se trata de marketing na área de saúde, os e-mails podem ser usados de muitas formas na comunicação com o público, como newsletters, propostas de venda, pesquisas com os pacientes e até para anunciar novidades na clínica.

Por tudo isso, o e-mail é uma ferramenta excepcional para relacionamento com o público. Mas os resultados dependem da qualidade do conteúdo. Então, chegou a hora de saber como enviar um e-mail marketing com alto poder de conversão. Confira as nossas dicas!

Dicas para envio de e-mail marketing

Enviar e-mails de qualquer jeito para todos os endereços não será tão eficaz. Embora seja uma excelente ferramenta, o e-mail marketing requer planejamento para funcionar e ajudar as empresas da área de saúde na obtenção de melhores resultados. Vamos lá!

Jornada de compra

A primeira dica é: considere a Jornada do Cliente, ou seja, as etapas de Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento e Decisão, Consideração da Solução, Decisão de Compra e Fidelização. 

Em cada uma delas, o público tem necessidades específicas, por isso, influenciam na elaboração das campanhas de e-mail marketing

Aprendizado e Descoberta é a primeira etapa. O público acabou de perceber a necessidade de solução para determinado problema, por exemplo, o paciente pesquisou sobre certa patologia e se deparou com seus serviços. Nessa fase, o e-mail deve ser usado para dar boas-vindas aos novos usuários em vez de incentivar compras.

Na Consideração da Solução, o paciente já conhece seus serviços, mas não tem a certeza se está diante da melhor escolha. Mostre que sua clínica oferece excelência no atendimento e dispõe da melhor estrutura. 

Nos e-mails para o paciente na etapa de Decisão de Compra ofereça informações complementares. Dicas para os pacientes usufruírem, ao máximo, os serviços oferecidos também são muito úteis.

Base de e-mails

Sua estratégia de e-mail marketing pode ser a melhor possível, mas ela não vai funcionar sem uma base de contatos para os primeiros envios. Nesse caso, a nossa principal dica é: construa sua lista de contatos de forma orgânica! 

É muito melhor abordar as pessoas quando elas estão abertas a receber suas mensagens. Uma das maneiras mais eficientes de capturar e-mails é criar um blog para compartilhar novidades, educar e atrair o público. 

Para coletar os e-mails, são usados formulários ou pop-ups. Oferecer ebooks, PDF’s e webinars também costuma funcionar, pois o público acessa esses conteúdos e, em troca, acaba cadastrando o e-mail.

Comprar listas de e-mails é uma estratégia totalmente equivocada e vai prejudicar o desempenho da sua campanha. Além disso, suas mensagens podem ser denunciadas como spam é você pode ter problemas com Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Personalização

Nossa próxima dica de e-mail marketing é a personalização. Separe um tempo para analisar e dividir seus contatos considerando dados demográficos. Você pode usar formulários de pesquisas e, dessa forma, determinar o estilo da escrita e as informações que serão enviadas aos diferentes grupos de pacientes.

Além disso, abordar os pacientes escrevendo o nome deles no começo do e-mail é muito importante. Nesse tempo em que as mensagens rápidas e frias estão na moda, o público certamente vai gostar de uma interação mais pessoal.

Outra ótima dica para fazer seu paciente sentir que está recebendo os devidos cuidados mesmo após o procedimento, seria o envio de e-mails com dicas e cuidados de pós-operatório. Um exemplo, vamos supor que o paciente realizou uma procedimento estético que necessita de cuidados em casa, você pode enviar através de um e-mail marketing personalizado, como ele deve proceder para que tudo ocorra bem. 

Conteúdo que será enviado no fluxo

Nutrir os leads é fundamental para o sucesso de uma campanha de e-mail marketing. Então, além de mandar a mensagem certa, considerando as diferentes etapas, você não pode deixar o relacionamento esfriar.

Para isso, deve elaborar um fluxo de mensagens, ou seja, uma sequência de e-mails para o público em cada etapa, sempre com objetivos bem claros. Lembrando que é necessário criar gatilhos específicos baseados no comportamento para evitar com que a marca seja prejudicada.

Acompanhar as métricas

E, além de caprichar ao máximo em todos os envios e acertar na abordagem em diferentes etapas, você deve monitorar, constantemente, o desempenho das campanhas de e-mail marketing. Para isso, pode recorrer ao Google Analytics e a RD Station

Usando esses recursos, você saberá quantas pessoas abriram seus e-mails, quantas clicaram nos links e a taxa de conversão dos materiais. O objetivo é conseguir o máximo de informações para otimizar seus próximos envios.

E então, tudo pronto para começar sua campanha de e-mail marketing? A KOS – Marketing em Saúde pode auxiliar sua instituição a se comunicar de maneira assertiva com o público. Entre em contato, será um prazer ajudar.

Autor: KOS Marketing em Saúde

Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.