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20 de junho de 2023

Marketing para clínica de oftalmologia: 5 estratégias

Com a alta concorrência no mercado, é cada vez mais comum que pacientes recorram à internet para procurar informações de serviços oftalmológicos. Nesse contexto, o marketing para clínica de oftalmologia torna-se fundamental para atrair novos pacientes.

Por meio de estratégias efetivas de marketing digital, é possível aumentar a visibilidade, fortalecer a imagem de sua clínica e, consequentemente, conquistar mais pacientes. 

Confira neste artigo como funciona o marketing para clínica de oftalmologia e algumas estratégias para alavancar seu negócio de saúde. Boa leitura! 

Como funciona o Marketing para Clínica de Oftalmologia?

marketing para clínica de oftalmologia

Semelhante ao marketing para outras áreas da saúde, o marketing para clínica de oftalmologia auxilia na divulgação dos serviços médicos, captação e conquista de novos pacientes e fidelização.

Além disso, busca criar uma relação entre a clínica e o público, construindo e consolidando a imagem do estabelecimento como referência.

Para estruturar planejamentos eficientes é fundamental conhecer bem quem é o público de sua clínica. Descubra quem são, quais são os seus desejos, suas dores e como a sua clínica pode os ajudar.

É importante lembrar que o marketing para clínica de oftalmologia e suas estratégias devem estar alinhados com as recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e as suas resoluções como o Código de Ética Médica e o Manual de Publicidade Médica.

O que fazer para atrair pacientes com Marketing para Clínica de Oftalmologia?

Para gestores que buscam aumentar o faturamento de seu negócio, o marketing digital para clínicas de oftalmologia é uma ferramenta poderosa. 

No entanto, é primordial que o planejamento estratégico seja a base para a elaboração de ações eficazes.

Abordaremos a seguir algumas estratégias e ferramentas mais detalhadamente para a construção de um bom plano de marketing para clínica de oftalmologia.

Antes de tudo, é importante lembrar que, além de atrair novos pacientes, é fundamental construir uma boa relação com eles ao longo do tempo, oferecendo serviços de qualidade e buscando fidelizá-los. 

Importância do site para Clínica de Oftalmologia

Como a maioria das pessoas utiliza a internet para buscar informações, produtos e serviços, seu site acaba sendo um dos primeiros contatos que elas têm com a clínica.

Um site bem desenvolvido é fundamental para obter sucesso em suas estratégias de marketing para clínica de oftalmologia, pois aumenta a visibilidade e as taxas de conversão, melhora a experiência do paciente com sua marca e auxilia na estratégia de SEO.

Para isso, é necessário que seu site seja moderno e responsivo, ou seja, que possua um design atualizado e adaptável a diversos dispositivos, como computadores, tablets e smartphones

Estratégias de Marketing para Clínica de Oftalmologia

1) Utiliza o Google para divulgar seus serviços

Estar presente no Google, o principal buscador do mundo, é essencial para aumentar sua credibilidade e autoridade diante de tanta concorrência. 

Desse modo, é fundamental incluir estratégias que aumentem a relevância da sua clínica no ranking de pesquisas do Google em seu planejamento de marketing para clínica de oftalmologia.

O mecanismo de busca utiliza tecnologia para analisar os sites e classificá-los em ordem de relevância, confiabilidade e utilidade para a pesquisa.

Desse modo, recomenda-se boas práticas da estratégia de SEO e criar conteúdos mais voltados ao seu público para melhorar sua classificação. 

2) Google Meu Negócio: coloque sua clínica de oftalmologia no mapa

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para as instituições que querem se destacar no ambiente digital.

Ela facilita que os pacientes encontrem sua clínica, seja no Google ou no Google Maps, e também pode auxiliar a se destacar em meio à concorrência.

O sistema funciona por ordem de relevância, ou seja, quanto mais bem avaliado sua clínica for pelos pacientes, melhor é o posicionamento da instituição no ranking dos resultados de busca.

Para saber mais como funciona, confira: Como o Google Meu Negócio para Clínicas pode aumentar a taxa de conversão online de sua clínica

3) Use as redes sociais para se relacionar com seus pacientes

As redes sociais são uma excelente ferramenta para criar um canal de comunicação mais direto entre o paciente e a clínica.

Por meio delas é possível compartilhar informações relevantes, responder dúvidas dos seguidores e se aproximar dos pacientes de maneira mais próxima e humanizada.

Além disso, as redes sociais atualizadas são ótimas para o marketing de clínicas de oftalmologia pois permitem alcançar novos pacientes.

Com tantas plataformas, é importante escolher as que mais fazem sentido para o seu público e elaborar estratégias para cada uma, considerando o tipo de conteúdo e a linguagem utilizada.

4) Anuncie seus serviços com o Google Ads

O Google Ads é um recurso especialmente útil quando o assunto é marketing para clínica de oftalmologia.

Trata-se da ferramenta de anúncios do próprio Google que permite colocar anúncios em resultados de pesquisa do Google, bem como em outros sites.

Esse recurso faz com que seus conteúdos alcancem uma visibilidade maior, mas que ao mesmo tempo seja direcionado para um público segmentado e interessado em serviços oftalmológicos.

5) E-mail marketing para clínica de oftalmologia

O e-mail marketing é uma ótima maneira de manter contato regular com os seus pacientes.  

Além de ter baixo custo e alto retorno, essa estratégia permite enviar conteúdos relevantes para quem solicitou o recebimento, como novidades da clínica e newsletters.

Clique aqui e confira o Case do Centro de Catarata Madureira, que conquistou 330 termos na primeira página do Google em 15 meses.

Marketing Digital para oftalmologia – Agência KOS

A Agência KOS – Marketing em Saúde, é uma empresa especializada em marketing digital para clínicas, laboratórios de análises clínicas e centros de imagem. 

Autor: KOS Marketing em Saúde

Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.