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22 de maio de 2023

Marketing para clínica de ortopedia: 7 estratégias eficazes

Ter um bom planejamento de marketing para clínica de ortopedia é essencial para manter uma boa reputação e atrair novos pacientes.

Com o avanço da tecnologia e a concorrência constante, as clínicas de saúde precisam de um planejamento eficiente para se destacarem e alcançarem seus objetivos.

Neste artigo, apresentaremos algumas estratégias de marketing que podem ajudar a aumentar a visibilidade e credibilidade de sua clínica de ortopedia. Boa leitura!

Por que investir em Marketing para Clínica de Ortopedia?

Investir em marketing para clínica de ortopedia é essencial para o sucesso e crescimento da sua instituição de saúde. 

Ter uma forte presença online e uma estratégia de marketing bem planejada pode ajudar a aumentar a visibilidade da clínica e sua credibilidade como especialista em ortopedia.

Outro ponto fundamental é que um planejamento eficaz pode atrair novos pacientes, assim como facilitar o processo de fidelização.

Também é possível fortalecer a relação com os pacientes, mantendo-os informados sobre as últimas notícias e conteúdos relacionados à ortopedia, além de promover serviços e tratamentos específicos.

Por fim, uma boa estratégia de marketing pode ajudar a medir e avaliar o sucesso da clínica de acordo com os objetivos estabelecidos. Isso permite ajustes e otimizações para melhor a eficácia das ações. 

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Principais estratégias de Marketing para clínica de ortopedia

Estar atento ao Código de Ética

Antes de tudo, é essencial que o seu planejamento de marketing para clínica de ortopedia esteja de acordo com as resoluções estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O Código de Ética Médica e o Manual de Publicidade Médica estabelecem os critérios relacionados à propaganda e divulgação de assuntos e conteúdos sobre Medicina.

Entre as restrições estão a divulgação de informação sobre assunto médico de maneira sensacionalista, promocional ou de conteúdo que não seja comprovado cientificamente.

Crie um site atraente e responsivo

Com as crescentes buscas na internet sobre temas relacionados à saúde, seu site pode ser o primeiro ponto de contato entre o paciente e a sua clínica de ortopedia.

Por esse motivo, é primordial ter uma presença online forte com um site atraente e de fácil navegação.

Um site moderno e responsivo, que se adapta aos diversos dispositivos eletrônicos, aumenta as chances da clínica ser encontrada por mais pessoas, independente se está pesquisando em um computador ou smartphone.

Além disso, um site intuitivo e otimizado melhora a experiência do usuário e ajuda a melhorar o ranqueamento nos mecanismos de buscas, por meio de estratégias de SEO, aumentando a visibilidade e aumentando as taxas de conversão.

Confira também7 itens que um site para clínica médica precisa ter

Utilize as redes sociais

Ter uma presença ativa nas redes sociais é essencial para estabelecer uma interação mais próxima e humanizada com seus pacientes e consolidar a presença online da sua clínica.

Para obter sucesso nas redes sociais é preciso compartilhar conteúdos que façam sentido com o seu público e que sejam relevantes com a sua área de atuação.

Além disso, ao manter uma frequência de postagens e interações com os usuários, como respondendo dúvidas e comentários, é possível aumentar a visibilidade e influenciar na hora de escolher um ortopedista.

Ofereça conteúdo relevante

Produzir conteúdo de qualidade e relevante é uma ótima estratégia de marketing para clínica de ortopedia, pois ajuda a estabelecer a imagem de autoridade sobre o assunto.

O conteúdo deve ser informativo e claro, abordando temas relacionados à saúde, bem-estar ou serviços ofertados. No entanto, é importante que esteja alinhado ao perfil dos pacientes da clínica.

Oferecer conteúdo de qualidade pode atrair novos pacientes e fidelizar os já existentes. Isso porque os pacientes aprendem mais sobre a clínica e saúde ortopédica de maneira geral. 

Além disso, podem compartilhar essas informações com amigos e familiares, aumentando a visibilidade.

Use o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing para clínica de ortopedia que permite manter contato com pacientes e potenciais pacientes de forma mais direta.

O público que se inscreve para receber seus conteúdos é uma audiência segmentada e interessada no assunto, o que aumenta as chances de sucesso de suas ações.

Uma das grandes vantagens do e-mail marketing é o baixo custo em relação a outras estratégias, como anúncios em mídias tradicionais. Além disso, é possível obter um alto retorno com altas taxas de conversão e engajamento.

A automação é outro benefício do e-mail marketing, permitindo que todo o processo seja otimizado e oferecendo dados valiosos sobre o comportamento do usuário. Assim, é possível ajustar a estratégia e torná-la mais eficiente.

Confira tambémFidelização de pacientes: saiba como o e-mail marketing pode ajudar

Otimize o SEO de seu site e conteúdos 

A otimização para os mecanismos de busca (SEO) é fundamental para garantir que seu site e seus conteúdos sejam encontrados na internet.

Ao pesquisar por um assunto ou problema de saúde no Google, por exemplo, o usuário recebe os conteúdos que o buscador julga mais relevantes para aquela pesquisa. 

Portanto, o objetivo do SEO é melhorar o ranqueamento de seus conteúdos para que eles sejam encontrados mais facilmente pelos usuários e, consequentemente, aumentar a visibilidade da sua clínica de ortopedia.

Leia maisComo colocar sua clínica nas primeira páginas do Google

Invista em anúncios

Investir em mídia paga, como o Google Ads e o Facebook Ads, é uma estratégia importante para alcançar um público maior e direcionado. 

Ao contrário das estratégias orgânicas de marketing para clínica de ortopedia, que podem levar mais tempo para gerar resultados, os anúncios oferecem resultados mais rápidos e tangíveis.

Essas ferramentas permitem que os anúncios sejam exibidos para pessoas que já estão procurando por serviços relacionados à sua clínica, aumentando as chances de conversão em pacientes reais.

Ao fazer este tipo de investimento, é importante definir uma estratégia clara e objetivos realistas para obter o melhor retorno sobre o investimento. Também é preciso acompanhar de perto os resultados e realizar ajustes para maximizar os resultados.

ConfiraPosicionamento no Google: 5 vantagens para clínicas

Como fidelizar pacientes com marketing para clínica de ortopedia?

Muito se fala sobre a importância de atrair novos pacientes, mas é preciso entender que fidelizar os já existentes é tão fundamental quanto.

Conquistar uma clientela leal pode trazer diversos benefícios, como aumento da receita e uma reputação positiva no mercado. Além disso, novos pacientes podem ser conquistados através de recomendações de pacientes fidelizados.

Para alcançar esse objetivo, é possível utilizar diversas estratégias de marketing para clínica de ortopedia, tais como:

  • Proporcionar um atendimento personalizado e de qualidade;
  • Manter uma comunicação regular por meio de e-mails e redes sociais;
  • Oferecer conteúdo de qualidade e relevantes que esteja alinhado ao público da clínica;
  • Facilitar o processo de agendamento e pagamento das consultas, tornando-o mais prático e ágil;
  • Investir em um ambiente agradável e acolhedor;
  • Realizar pesquisas de satisfação para entender as necessidades e opiniões pós-atendimento.

Marketing para Clínica de Ortopedia – Agência KOS

A Agência KOSMarketing em Saúde, é uma empresa especializada em marketing digital para clínicas, laboratórios e centros de imagem. 
Se você precisa de ajuda para traçar sua estratégia e alavancar o marketing da sua instituição, entre em contato conosco!

Autor: KOS Marketing em Saúde

Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.