Acreditação e certificação: Por que conquistar?
O que é acreditação?
A Acreditação representa um método de avaliação e certificação que visa promover a qualidade e a segurança dos serviços de saúde, seguindo padrões e requisitos previamente definidos. Para obter acreditação, uma organização deve demonstrar, de forma comprovada, o cumprimento dos padrões estabelecidos pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), reconhecidos internacionalmente. Esse processo de avaliação ocorre de maneira voluntária e confidencial, sem caráter fiscalizatório, sendo essencialmente um programa de educação continuada para as organizações prestadoras de serviços de saúde. A avaliação é revista periodicamente, estimulando a busca pela melhoria contínua nos serviços oferecidos. Importante ressaltar que a metodologia de acreditação da ONA não impõe recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou abordagens metodológicas a serem seguidas pelas organizações. Isso significa que a instituição possui liberdade para adotar suas próprias práticas, desde que estejam em conformidade com os padrões definidos. Uma característica singular da metodologia ONA é a capacidade de oferecer diferentes níveis de acreditação, o que permite auxiliar as organizações no aprimoramento da segurança dos processos, na gestão integrada e no fortalecimento institucional. Dessa forma, a Acreditação ONA se consolida como um instrumento valioso para impulsionar o desenvolvimento e a excelência no setor de saúde do país.O que é certificação?
A certificação também representa um reconhecimento da qualidade dos serviços, embora sua abordagem seja específica para uma determinada atividade. Desse modo, é viável obter certificados em boas práticas clínicas, atendimento ao cliente, entre outros. Uma das certificações de maior relevância para as instituições de saúde é a ISO, que atesta o atendimento ao cliente/paciente. Essa certificação consiste em um conjunto de procedimentos destinados a garantir as necessidades básicas dos indivíduos, de acordo com os recursos disponíveis. Isso implica que os gestores devem encorajar seus funcionários a cultivarem um bom relacionamento com os pacientes, visando aumentar a produtividade e a eficiência das rotinas.Qual é a importância?
Em um mercado competitivo, não é segredo que diferenciais podem garantir clientes. De acordo com dados do Observatório da Saúde de Santa Catarina, o mercado de healthcare movimenta cerca de R$ 117,1 bilhão ao ano. O crescimento do setor está estimado entre 2,6% e 3,6%.
O segmento de healthcare engloba áreas ligadas aos atendimentos médicos e prevenção de doenças, além dos outros setores que promovem o cuidado com a saúde.
Mesmo com os dados, muitas pessoas pensam que a acreditação e a certificação não possuem valor ou que os pacientes não vão averiguar como estão os processos que acontecem na clínica. Entretanto, quem pensa assim está totalmente errado!
A credibilidade é importante para conquistar novos pacientes e para fidelizar os antigos. Quando uma clínica consegue conquistar acreditação ou certificação, está apta para provar que todos os atendimentos estão de acordo com as normas. Além disso, certamente, os padrões estão como esperado e tudo flui como deve acontecer.
Assim, é possível que a clínica conquiste apenas um dos títulos ou que mantenha os dois, já que um não invalida o outro.
Como conquistar?
O mais importante para conquistar a acreditação ou a certificação é estar de acordo com as normas da área. Realizar um bom atendimento e respeitar a ética são fatores fundamentais. Aliás, fornecer produtos e exames que estão de acordo com o planejado também fazer parte da análise. Manter uma equipe qualificada é um quesito decisivo.
Antes de buscar por um dos dois títulos, você deve pensar o que compensa mais para a sua clínica e o que pode trazer mais benefícios. Buscar pelos dois também é possível, basta estruturar a sua equipe e preencher os requisitos que ainda estão faltando.
Antes da conquista, algumas vistorias serão necessárias para acompanhar o dia a dia da sua clínica. Acompanhe os títulos disponíveis:
- Selo ONA: no quesito acreditação, o selo ONA é o mais importante. A titulação é garantida pela Organização Nacional de Acreditação e deve ser renovada periodicamente. É possível conquistar o Acreditado (nível 1), Acreditado Pleno (nível 2) e o Acreditado com Excelência (Nível 3);
- Accreditation Canada: analisa questões ligadas aos padrões de alta performance, qualidade e segurança. Neste caso, fatores ligados à gestão e gerenciamento de equipes são diferenciais para conquistar a acreditação;
- ISO 9000: esta certificação é emitida pela Organização Internacional de Padronização (ISO) e leva em consideração a satisfação do paciente após os atendimentos realizados;
- OHSAS 18001: analisa a excelência em saúde e segurança ocupacional, priorizando a redução de acidentes e doenças de trabalho, participação dos colaboradores e melhorias nos processos internos.
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.