Checklist de Atendimento: Uma equipe preparada para o sucesso da sua clínica
Às vezes esquecemos que o sucesso de um negócio pode estar diretamente ligado ao atendimento oferecido, ou seja, à qualificação da equipe para receber e atender os clientes da melhor maneira possível. Pensando nisso, a Agência KOS – Especialistas em Marketing em Saúde – preparou um completo checklist de atendimento para clínicas, laboratórios de análises clínicas, hospitais e consultórios. Quando realizamos uma consulta ou exames em um local que conta com um bom atendimento, a vontade de retornar é maior – seja pela simpatia da equipe ou pela sensação de ser um cliente exclusivo. Aperfeiçoe o relacionamento com seus pacientes e confira nosso checklist de atendimento agora mesmo!
Pré-atendimento
A experiência que o cliente vai ter com o seu estabelecimento começa muito antes de chegar ao local. Marcamos consultas e agendamos exames pelo celular – seja mandando um WhatsApp ou fazendo uma ligação. Por isso é fundamental que o checklist de atendimento comece aqui.
Contato por telefone
A equipe deve estar preparada e pronta para fornecer as principais informações pelo telefone. Endereço, horário, qualificações do corpo clínico e procedimentos que devem ser realizados antes da consulta são informações que devem ser repassadas ao cliente.
Redes sociais
Em um bom checklist de atendimento não pode faltar as redes sociais. Prepare um membro da sua equipe para responder as mensagens. Muitos pacientes vão preferir marcar a consulta pelo Facebook ou Instagram e a demora para interagir pode distanciar o cliente.
Coloque apenas uma pessoa como responsável pela atividade e peça para que ela crie algumas respostas pensando em determinadas situações. O atendimento não deve ser robótico – isso pode afastar o paciente. As mensagens devem ser claras e objetivas, direcionando o paciente a ligar para a clínica, laboratório, hospital ou consultório.
Reuniões
Para melhorar a interação dos trabalhadores e deixar claro qual é a função de cada um durante o atendimento, tenha o hábito de realizar reuniões. Quando cada um sabe a função que deve exercer o trabalho flui naturalmente.
Durante o atendimento
Pronto! Agora o paciente já chegou ao seu estabelecimento. Na maioria das vezes, o primeiro contato será feito com a recepcionista, pessoa responsável por finalizar a ficha e mostrar como é o estabelecimento.
Cadastro
Logo que o paciente chegar ao local, é importante que a recepcionista faça a cadastro, ou seja, solicite as informações que estão faltando para colocar na ficha. Nome, endereço, telefone de contato e e-mail são algumas das informações mais relevantes.
Solicitar o e-mail também pode contribuir com o seu relacionamento com os pacientes. Acompanhe algumas dicas da Agência KOS e saiba como usar a ferramenta.
Anamnesi
É fundamental que seja feito o preenchimento da anamnesi. As perguntas que estão nesta ficha auxiliam no diagnóstico do médico e contribuem com o tratamento do paciente. A anamnesi deve ser feita antes ou durante a consulta. O profissional responsável por preencher as informações deve estar concentrado para não errar ou esquecer de algum detalhe.
Dúvida
Quando chegamos em um novo local para realizar algum procedimento, ficamos com dúvidas. O tempo da consulta ou exame, como será feito e se existem complicações são os questionamentos mais comuns. A recepcionista precisa estar atenta para compreender o que o paciente precisa e sanar todas as perguntas.
Muitos pacientes gostam de conversar antes de serem atendidos – seja para amenizar o nervosismo ou para conhecer mais o local. É preciso que a sua recepcionista tenha tempo para conversar com o cliente – o que não acontece em muitos lugares.
Pagamento
É fundamental que a recepcionista saiba informar os valores e as formas de pagamento disponíveis para o paciente. Em alguns casos, os especialistas esquecem de fornecer esta informação após a consulta ou exames.
Instrua a equipe para saber as informações básicas sobre pagamento e as formas que o cliente pode quitar o valor. Quando todos os colaboradores sabem as informações principais do negócio, o cliente compreende que a equipe trabalha em conjunto e todos sabem os procedimento básicos.
Uma equipe bem preparada, que sabe lidar com a tecnologia, integrada e que está sempre disposta a oferecer o melhor para o cliente pode ser o que falta para alavancar o seu negócio.
Gostou do nosso checklist de atendimento? Se você está precisando de orientações ou de uma ajuda no marketing digital do seu negócio, entre em contato com a Agência KOS – Marketing em saúde. Será um prazer ajudar você a alavancar o seu espaço.
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.