E-mail marketing para clínicas: veja as principais vantagens
Devido a grande concorrência, a cada dia se torna mais importante investir em estratégias para aumentar a visibilidade da sua clínica e, por consequência, tornar-se referência no seu segmento. Nesse sentido, uma ferramenta que pode ser muito útil para conquistar seus pacientes é o e-mail marketing para clínicas.
É impressionante a quantidade de clínicas que baseiam a sua estratégia de marketing digital exclusivamente em redes sociais. E não entenda mal, elas são mesmo excelentes ferramentas para desenvolver a sua marca.
No entanto, investir as suas ações apenas nesses canais é uma prática insuficiente e até arriscado.
Ao longo do texto, vamos entender um pouco mais sobre essa ferramenta de comunicação e te mostrar como usá-la para alavancar seu negócio. Boa leitura!
A importância do e-mail marketing para clínicas
Tenha em mente que, assim como qualquer outro produto ou serviço, as redes sociais possuem um ciclo de vida, e em algum momento entrarão em sua fase de declínio.
Contudo, apesar de estarmos na era Facebook e Instagram, o e-mail marketing para clínicas permanece firme como um dos principais pilares de uma estratégia digital de sucesso. Na verdade, em relação à influência “social”, o e-mail marketing é o verdadeiro rei.
Em estudo realizado pela SocialTwist, 119 campanhas de marcas líderes foram monitoradas durante um período de 18 meses, e os resultados revelaram uma vantagem significativa para a capacidade do e-mail de converter novos clientes em relação ao Facebook e o Twitter.
É por esses e outros motivos que a sua clínica também precisa utilizar essa estratégia. Dentre seus principais benefícios, podemos destacar 6 dicas. Confira!
Vantagens do e-mail marketing para clínicas
1. Baixo custo, alto retorno
O e-mail marketing para clínicas é o canal que apresenta melhor retorno financeiro, ou seja, você não precisa investir muito inicialmente e tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita.
As plataformas de envio massivo de e-mails tem baixo custo e sua projeção de alcance, diferente das redes sociais, são palpáveis e previsíveis.
O custo para enviar e receber emails é quase zero e o retorno de uma campanha bem planejada pode ser alto, porque é criada uma relação de credibilidade entre a clínica e o paciente.
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2. Segmentação assertiva
Você já ouviu a expressão: “Menos as vezes é mais?” Neste contexto ela faz total sentido, e sabe porque? O e-mail marketing é um dos poucos canais de comunicação em que o paciente realmente solicita o recebimento de materiais da sua clínica.
Isso pode ser ótimo para os negócios! Pois, é comum limitar o uso do e-mail marketing apenas para aqueles clientes que se inscreveram em suas newsletter, ou seja, isso permite uma comunicação super eficaz e taxas de conversão muito mais elevadas.
4. Fácil de criar
Algumas das campanhas mais bem sucedidas utilizam simples e-mails com os conteúdos que já foram criados para o blog, por exemplo, e apesar de significar que o conteúdo será mesmo, o que importa é realizar a ação de e-mail marketing para ampliar o alcance dessa comunicação.
5. Simples de mensurar
Outro ponto super positivo desta estratégia é a sua facilidade de mensuração. A maioria dos softwares de e-mail marketing para clínicas, como o RD Station, permite que você acompanhe de perto os resultados de suas campanhas e detecte o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.
6. Autoridade em conteúdo
O envio de conteúdos informativos também é uma forma de mostrar ao seu paciente em potencial o quanto você tem conhecimento sobre determinado assunto e como você pode ajudá-lo a resolver o problema em questão.
Além disso, também é possível alertá-lo sobre a importância de realizar consultas e exames de forma preventiva, indicando, até mesmo, vacinas que podem ser tomadas em determinadas épocas do ano.
Sabemos que conquistar a caixa de e-mail de seus pacientes é complicado. Certamente, como a maioria das pessoas, ele está saturado de mensagens que chegam por lá, fazendo com que se torne muito mais criterioso em relação à abertura de um e-mail.
Em um cenário como esse, o spam não tem vez, e apenas o e-mail marketing para clínicas de alto nível, aquele com destinatários cuidadosamente selecionados e assuntos verdadeiramente relevantes, se sobressai.
Quer saber como implementar esta estratégia de marketing digital na sua clínica e elevar a estratégia de comunicação com os seus pacientes? Conte conosco!
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Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.