Experiência no site da clínica: o novo algoritmo do Google
Você sabia que uma nova e importante atualização do algoritmo do Google vai entrar em vigor em 2021? Esta atualização tem sido chamada de Experiência na Página e pode impactar na sua instituição da saúde.
Em síntese, o Google irá monitorar se a experiência dos usuários na sua página da web são boas. Para garantir isso, você pode adotar uma série de medidas e fazer com que o seu site seja bem-visto pelo algoritmo do Google e assim, ficar entre as primeiras posições do buscador.
Quer saber como fazer isso? Então siga a leitura e veja o passo a passo que separamos para você!
O que é experiência na página?
Imagine um mundo onde você clica em um link nos resultados da pesquisa do Google e a página abre instantaneamente. Parece ótimo, não é mesmo? No entanto, sabemos que nem sempre é assim.
Atualmente, apesar de contarmos com dispositivos cada vez mais tecnológicos e conexões à internet rápidas, carregar um simples site pode ser um impasse na navegação para muitos usuários. Isso porque páginas complexas e difíceis de carregar acabam afetando de maneira negativa a experiência na página.
Dessa forma, o Google passou a considerar como a estrutura do site se apresenta em dispositivos mobile dentro dos seus inúmeros algoritmos de ranqueamento da ferramenta de busca.
Ou seja, o Google está monitorando a usabilidade da página e acredita que a otimização de alguns fatores pode tornar a experiência de interação com uma página web mais agradável para os usuários, trazendo maior engajamento e menos atrito.
A partir disso, haverá uma atualização na classificação para os resultados da pesquisa do buscador do Google, que irá incluir métricas de experiência da página, baseadas em fatores como a velocidade de carregamento das páginas e a compatibilidade com dispositivos móveis, por exemplo.
Por que essa atualização é importante?
A resposta é muito simples! Através deste novo algoritmo do Google quer rankear no topo os sites que proporcionam melhores experiências para o usuário. Para isso, o site precisa levar itens da experiência da página em consideração.
Entre eles estão: carregamento rápido, compatibilidade com dispositivos móveis, páginas executadas em HTTPS, presença de anúncios intrusivos, entre outros.
Agora que você já sabe a importância da atualização, a pergunta é: sua instituição está preparada para essa mudança?
Passo a passo de como se adaptar à atualização
1) Avalie carregamento, interatividade e estabilidade visual
- Carregamento: o LCP (Largest Contentful Paint) é métrica que mede a velocidade de carregamento. Para oferecer uma boa experiência ao usuário, o LCP deve ocorrer dentro dos primeiros 2,5 segundos após o início do carregamento da página;
- Interatividade: avalie através da métrica FID (First Input Delay) qual é o tempo entre a primeira interação iniciada pelo usuário (clicando em um botão) e o momento da resposta da página;
- Estabilidade visual: através da métrica CLS (Cumulative Layout Shift) é possível avaliar a frequência com que acontecem mudanças visuais inesperadas na página enquanto o usuário está navegando.
Por exemplo: o paciente está lendo algo no seu site e algo muda repentinamente na página. O texto pode se mover e ele se perder na leitura ou até mesmo quando for clicar em um botão, a página “pular” e ele acabar clicando em outra coisa. Nada pior que isso, não é mesmo?
2) Mobile friendly
O usuário deve conseguir acessar a página da web através de dispositivos móveis sem problema.
Quer saber como fazer isso? É simples! Basta fazer o teste e verificar se os visitantes da sua página conseguem acessá-la facilmente. Clique aqui e verifique a compatibilidade do seu site.
3) Navegação segura
Uma conexão segura segue sendo um dos pontos indispensáveis. Portanto, conteúdos enganosos (phishing) ou maliciosos (malwares) já eram e continuarão sendo penalizados dentro da atualização de experiência da página.
Para verificar se o seu site está livre desse tipo de contratempo, vá até o Google Search Console e certifique-se clicando em ““Problemas de segurança”
4) Conexão HTTPS
O HTTPS é um protocolo de transferência que protege todas as informações trocadas entre o usuário e o servidor por meio de uma conexão criptografada.
Sendo assim, mesmo que essa interação seja interceptada, as informações não serão legíveis. Isso mantém a integridade dos dados e promove maior segurança.
5) Intersticiais Intrusivos
Você sabe o que são intersticiais intrusivos? Banners e pop-ups são exemplos disso.
Portanto, sua função é garantir que o conteúdo da página seja facilmente acessível, sem banners ou pop-ups em excesso, pois eles podem atrapalhar a experiência do usuário na página.
Por fim, todo mundo gosta de ter uma boa experiência quando visita uma página na web e para os seus pacientes não é diferente.
Agora, o jeito é adequar o seu site as mudanças que entraram em vigor em 2021 e garantir que os seus usuários usufruam de uma boa experiência. Afinal, ela é uma das maneiras de garantir que ele apareça nas primeiras páginas nos mecanismos de busca do Google.
Além disso, manter conteúdos relevantes e uma boa estratégia SEO é fundamental para garantir o topo das pesquisas!
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Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.