Instagram para clínicas: como ter resultados
Segundo o site We are Social, o Brasil atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos no Instagram em 2019 e ocupa a segunda posição no ranking mundial de usuários do aplicativo, atrás apenas dos Estados Unidos.
No segmento da saúde, o Instagram para clínicas pode ser uma estratégia de comunicação muito eficiente. Através dele é possível divulgar seus serviços e tratamentos oferecidos, fortalecendo a imagem da marca e dos profissionais que trabalham com você.
Quer saber como otimizar o perfil da sua clínica no Instagram? Então siga a leitura e veja as dicas que selecionamos para você!
Instagram para clínicas: perfil 100% completo
Parece uma dica bem simples, não é mesmo? Porém, muitos perfis da área da saúde não exploram o Instagram para divulgar informações básicas sobre a empresa. É importante que a bio esteja bem completa e que o paciente encontre facilmente informações como: nome da clínica, endereço, telefones para contato e site.
Vale ressaltar que todas essas informações devem estar sempre atualizadas para auxiliar o paciente a achar e contatar seus serviços.
Instagram Business
O perfil comercial, também conhecido como Business, disponibiliza um conjunto de métricas através de uma série de relatórios. Com elas, você pode definir melhor quais decisões tomar e que mudanças realizar para trazer resultados mais positivos na sua conta.
As métricas do Instagram são divididas entre:
- Atividade: mostra como seus seguidores e até mesmo pessoas que não seguem sua conta interagem com o seu perfil.
- Conteúdo: mostra como seus seguidores e até mesmo pessoas que não seguem sua conta interagem com as suas publicações. Isso inclui feed, stories, lives, IGTV e conteúdos patrocinados.
- Público: mostra informações sobre seus seguidores, como idade, gênero, cidade e em quais horários eles estão mais ativos.
Desse modo, é possível visualizar o quanto os usuários está interagindo com o seu perfil, como seus stories e vídeos do IGTV estão performando e quem é seu público através de dados precisos.
Conteúdo de valor
Quem procura por saúde, sempre quer informações relevantes, ou seja, quer encontrar
conteúdos que possam auxiliar a compreender sintomas ou buscar o tratamento ideal. Por isso, é importante desenvolver conteúdos breves e ao mesmo tempo de valor para o seu público-alvo.
Imagine que você queira publicar um vídeo solucionando as principais dúvidas sobre um dos tratamentos que a clínica oferece. É preciso organizar o material para que a mensagem seja transmitida de forma clara, direta e em poucos minutos.
O que irá fortalecer a relevância deste material não é o tempo do vídeo, mas sim o que você irá falar nestes minutos.
Lembre-se de escrever de forma leve e sem termos técnicos e complicados para que a leitura seja interessante e fácil para o paciente.
Utilize os stories
O Instagram para clínicas também deve contar com um suporte incrível: os stories! Essa ferramenta é capaz de alavancar a comunicação entre a clínica e os usuários.
Muitas vezes o paciente não vê o feed de notícias inteiro e talvez ele perca uma publicação sua, porém, através dos stories, você pode alcançá-lo e fazer com que ele visualize o conteúdo de uma forma diferente. Se ele se interessar pelo tema abordado, provavelmente irá clicar no seu perfil e procurar pela publicação.
Você pode utilizar os stories para otimizar a relação do público com a clínica, por exemplo, mostrando fotos e vídeos do dia a dia do local e outros fatos como: momentos de estudo, procedimentos que a clínica vem tomando para segurança dos pacientes, a compra de novos equipamentos, entre outros.
Isso ajuda a aproximar o usuário de você, melhorando a relação com quem segue você ou quem ainda está conhecendo o seu trabalho.
Preze pela qualidade e não quantidade
Você já ouviu a frase: “Menos é mais”? Ela define muito bem a nossa próxima dica. Isso porque acertar na periodicidade das publicações é uma tarefa muito importante para sua clínica.
No Instagram para clínicas, o número de publicações não pode ser excessivo e nem muito espaçado. Digamos que você publique de dois a três conteúdos por semana, esta pode ser a quantidade certa para manter o seu seguidor interessado sem cansá-lo com exagero de postagens.
Tenha em mente que o Instagram exige publicações e interações frequentes para garantir a visibilidade da sua conta, porém, não é com publicações diárias e aleatórias que vai realizar isso.
Neste caso, você pode contar com uma agência especializada para desenvolver uma rotina de publicações através de uma estratégia estruturada para garantir audiência e engajamento.
Faça lives
Segundo o site Business Insider, o próprio Instagram revelou que em março deste ano, houve o aumento de 70% no número de transmissões ao vivo na plataforma. Este crescimento aconteceu devido ao isolamento social provocado pelo coronavírus.
No Brasil, estima-se que a audiência das lives também aumentou, cerca de 50% a mais durante os últimos meses, ou seja, neste período de quarentena, as pessoas estão assistindo cada vez mais as transmissões ao vivo do Instagram no país.
O Instagram para clínicas, quando utilizado de maneira correta, pode ser muito assertivo na hora de estabelecer um diálogo com os seguidores. Pense que através das lives, você terá contato direto com pessoas que estão interessadas no seu serviço ou até mesmo, com pessoas que estão conhecendo seu trabalho naquele momento.
Assim, os pacientes podem realizar perguntas enquanto você responde aos questionamentos ao vivo.
Não esqueça de divulgar com antecedência as datas das transmissões ao vivo, os horários e os assuntos das lives.
Explore o Reels
O Reels no Instagram é uma ferramenta essencial para marcas e criadores de conteúdo. Ele oferece alcance ampliado, aumenta o engajamento e interação dos usuários, proporciona um formato dinâmico de conteúdo, estimula a criatividade e expressão, permite acompanhar tendências, além de promover diferenciação e visibilidade. É uma oportunidade única de se conectar com o público-alvo de maneira criativa e impactante, impulsionando a presença online e alcançando resultados significativos.
Conte com uma agência especializada
Vale ressaltar que todo esse trabalho pode ser estruturado por profissionais que entendem de marketing em saúde. Portanto, se você deseja criar um Instagram para clínicas ou até mesmo potencializar a plataforma que você já utiliza com as melhores estratégias de comunicação, conte conosco!
A KOS – Marketing em Saúde tem como principal objetivo ajudar você a promover a saúde através de ótimos resultados que geram visibilidade para sua marca. Clique aqui e conheça nossos serviços.
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.