Marketing de relacionamento: 4 dicas para sua clínica
Em linhas gerais, o marketing de relacionamento, é um conjunto de ações para se manter presente na vida do paciente e, assim, fidelizá-lo.
O grande objetivo dessa estratégia é fazer com o seu negócio se torne referência para o paciente nos serviços que a clínica oferece.
Para reforçar uma relação de proximidade entre instituição e paciente, podemos adotar uma série de práticas que ajudam a manter sua clínica viva na memória do público. Ficou interessado? Então siga a leitura e veja 4 dicas para implementar na instituição!
A importância do marketing de relacionamento
Sabemos que o objetivo principal de todos os gestores da saúde é conquistar mais pacientes e consequentemente, aumentar a demanda de atendimento da clínica. Porém, não basta apenas oferecer serviços atrás de serviços, para alcançar resultados, hoje em dia, você precisa conquistar o seu paciente!
Ou seja, não basta apenas vender, você tem cativar o paciente em todas as etapas de venda para criar uma relação de confiança, onde ele saberá que pode contar com a sua instituição quando precisar.
Oferecer conteúdos relevantes, manter contato, proporcionar ajuda, informações e esclarecer dúvidas são algumas das principais estratégias do marketing de relacionamento para criar esse relacionamento e fixar a sua marca na mente do seu público com sucesso. Quer entender melhor como você pode fazer implementar isso na clínica? Veja!
Práticas para bom relacionamento com o paciente
1 – Preze pelo melhor atendimento
Oferecer um serviço de qualidade é pré-requisito para um clínica de sucesso. Mas, para se destacar e realmente fidelizar seus pacientes, você precisa ir além, prestando um atendimento de excelência e proporcionando para as pessoas um ambiente de qualidade, limpo e equipado.
O atendimento de excelência começa pelo primeiro contato, com uma recepcionista educada, atenciosa e capacitada para fornecer ao paciente todas as informações que ele precisa.
O segundo passo é proporcionar uma experiência agradável quando o paciente chega à sua clínica, com iluminação adequada, sofás confortáveis, mimos como revistas dos mais diversos assuntos e a liberação do Wi-Fi – faça com o paciente tenha acesso direto, sem a necessidade de solicitar para a secretária a senha.
Existem ferramentas no mercado, onde a liberação do Wi-Fi é feita somente após o paciente realizar o check-in pelo Facebook. Além de ter acesso a internet gratuitamente ainda conta com a opção de divulgar a clínica para a rede de amigos dele.
A regra é simples: trate seus pacientes como você gostaria de ser tratado em um consultório.
2 – Ofereça uma comunicação personalizada
Cada paciente é único e, para conquistá-lo, é preciso tratá-lo como tal. Para isso, invista no marketing de relacionamento com uma comunicação personalizada, onde cada pessoa é tratada pelo nome através do e-mail, por exemplo. Além disso, envie materiais segmentados, adaptados ao perfil de cada paciente.
Vamos supor que uma pessoa vai até a sua clínica para fazer uma consulta dermatológica, desse modo, ela não precisa receber os mesmos materiais que os pacientes frequentes de psiquiatria. Conheça o histórico de cada paciente, suas preferências e envie as comunicações mais adequadas para cada um deles.
Para te auxiliar nessa comunicação, use ferramentas como: site, blog, redes sociais e e-mail marketing.
3 – Capacite sua equipe
Realizar treinamentos constantes com a equipe também é cuidado essencial para garantir que os seus paciente sempre retornem pelos seus serviços. Ofereça cursos de gestão, de atendimento e, até mesmo conteúdos mais técnicos fazem a diferença. Ao adquirir mais conhecimento, o time estará preparado para explicar para o paciente tudo o que ele precisa saber, além de transmitir mais segurança.
4 – Mostre para seu paciente que você se lembra dele
Fidelizar é manter o paciente sempre junto da sua clínica. Para atingir esse objetivo, uma prática muito eficaz é mostrar para antigos pacientes que você lembra deles, sabe do que eles gostam e do que precisam.
Mesmo pequenas surpresas, como um brinde no dia do aniversário, por exemplo, conquistam as pessoas e transmitem o sentimento de cuidado e valorização.
Agora que você já conferiu nossas dicas de marketing de relacionamento para sua clínica, que tal conquistar mais pacientes de forma ética e eficaz através do marketing digital? Fale conosco!
Estamos prontos para te ajudar a realizar um trabalho ético, eficaz e com resultado no meio digital.
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Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.