Marketing em saúde: aprenda a conquistar mais pacientes com estratégias eficazes
Você já parou para pensar que o seu paciente está conectado? Seja no Google ou nas redes sociais, atualmente, tornou-se algo instantâneo e habitual estar na internet. Assim, se você deseja dar visibilidade à sua clínica, o marketing em saúde é uma ótima ferramenta para evidenciar seus serviços.
Quer saber como definir um bom planejamento para colocar suas estratégias em ação? Acompanhe o conteúdo que a Agência KOS – Marketing em saúde preparou para guiá-lo.
A importância do Marketing em Saúde
O Marketing em Saúde é um conjunto de estratégias que permitem que a sua clínica converse diretamente com o seu paciente ideal, aumentando as conversões e melhorando o relacionamento com seu público-alvo.
Existem diversas estratégias e ferramentas que fazem parte do processo de construção e desenvolvimento de um planejamento de marketing digital. Saiba mais a seguir!
Como fazer Marketing em Saúde?
1. Comece pelo planejamento de marketing em saúde
Planejamento é uma das palavras mais importantes no vocabulário de um bom gestor.
Porém, o grande erro é usá-la apenas nas questões do dia a dia da clínica e esquecer de adotá-la quando o assunto é marketing em saúde.
Estruturar as formas de relacionamento, os objetivos e analisar como o marketing pode contribuir com a imagem e os lucros da sua instituição são questões importantes.
Segundo a pesquisa “Jornada Digital do Paciente”, realizada pelo Grupo Minha Vida, instituição que desenvolve produtos digitais relacionados à saúde, 94,5% dos entrevistados procuram informações sobre saúde na internet.
Esse é mais um motivo para colocar o seu site na primeira página no Google!
Se você precisar de ajuda para criar um bom planejamento de marketing em saúde, busque por uma agência especializada no segmento.
Saiba mais em: Como colocar sua clínica nas primeiras páginas do Google
2. Comunique-se com o seu paciente ideal
A maneira com que a sua clínica vai se comunicar com o paciente é um dos fatores mais importantes e que deve fazer parte de uma boa estratégia de marketing em saúde.
Muitos gestores não sabem qual é a forma correta de comunicação. Esse problema pode influenciar no relacionamento e na captação de novos pacientes.
Assim, a forma de comunicação adotada deve ser pensada com cuidado, feita para atingir sua persona, ou seja, seu paciente ideal, do momento em que ele encontra a clínica no Google até a pós-consulta.
Converse com a sua equipe, invista em treinamentos e unifique o modelo de comunicação no marketing em saúde.
3. Garanta uma boa experiência do paciente
Este pode ser o segredo para garantir que os pacientes retornem à sua clínica: uma boa experiência.
Uma boa experiência começa com o agendamento da consulta e passa por diversas etapas até o pós-atendimento, onde também é importante manter um bom relacionamento.
Se você ou a sua equipe errarem em um dos momentos, toda a experiência do paciente pode ficar comprometida.
Quando há investimento na área do marketing em saúde, é possível receber orientação sobre a linguagem correta que precisa ser mantida durante toda essa experiência.
Além disso, uma agência de marketing em saúde também dará todo o suporte para que você nutra e mantenha um bom relacionamento com os seus pacientes no ambiente digital.
4. Fortaleça sua marca no ambiente digital
Ter uma clínica há um bom tempo, ou relativamente nova, e contar somente com indicações, o famoso boca a boca, por mais que os seus serviços sejam excelentes, não vai necessariamente atrair novos pacientes.
Se você está buscando aumentar o número de pacientes e a receita da clínica, precisa fazer um investimento em marketing em saúde.
Os seus pacientes estão na internet, já sabemos disso, agora eles só precisam encontrar você! Garanta um bom relacionamento pelas redes sociais, e-mail marketing e estratégias no Google.
5. Invista em estratégias orgânicas e pagas
Após tudo estar bem definido, chegou a hora de investir em estratégias orgânicas e pagas!
Além dos anúncios no Google, os conteúdos de blog otimizados em SEO, redes sociais e e-mail marketing devem fazer parte do processo.
Investir em estratégias orgânicas e pagas melhora os seus resultados de marketing em saúde.
A importância do site para clínica na estratégia de marketing em saúde
O desenvolvimento de site para clínica é a estratégia ideal para atrair novos pacientes, fidelizar os que você já conquistou e se manter competitivo no mercado
É importante desenvolvê-lo com uma comunicação simples, mas efetiva. Invista em um layout clean, com informações claras e objetivas sobre os seus serviços e profissionais.
Garantir uma boa usabilidade também é importante. Toda a estrutura do site deve ser desenvolvida a partir da ideia de facilidade de uso.
Conheça algumas práticas de usabilidade que melhoram o desempenho do site da clínica:
- Mobile-Friendly. O Google atualizou o seu algoritmo e agora prioriza sites que são “amigáveis” a celulares e dispositivos móveis.
- Acessibilidade. Garanta que pessoas com deficiência e idosos possam navegar, entender e interagir com os conteúdos.
- Conteúdo escaneável. Facilita a experiência do usuário na página e garante uma leitura mais fluida.
- Navegação intuitiva. Aposte em um design simples e objetivo, que atenda as necessidades do usuário.
Site para clínica e otimização para SEO
A estratégia de SEO, sigla para Search Engine Optimization, não pode faltar no seu site.
É um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos do Google.
Isso faz com que o site ocupe posições de destaque e alcance mais pessoas.
Se sua clínica oferece serviços de ortopedia, por exemplo, trabalhando com as principais palavras-chave do seu negócio é possível ranquear na primeira página do Google e ser encontrado com maior facilidade.
Naturalmente, quanto mais bem posicionado o site é, mais visitas recebe e as chances de conversão aumentam.
Monitore os resultados das estratégias de Marketing em Saúde
Segundo o Think with Google, as estratégias de marketing orientadas por dados podem aumentar a receita em até 20% e reduzir custos em até 30%.
Dessa forma, além de planejar as estratégias, acompanhar e mensurar as métricas do marketing em saúde é fundamental para garantir campanhas de sucesso.
Isso vai mostrar se você está no caminho certo, apontam os erros e direcionam as correções para que sua estratégia realmente tenha valor e resultados eficazes.
É importante avaliar:
- Métricas de receita e vendas: Retorno sobre investimento (ROI); Custo de aquisição por cliente (CAC); Ticket médio, entre outros.
- Métricas de campanhas pagas: Taxa de Cliques (CTR); Custo por clique (CPC) e Custo por lead (CPL).
- Métricas de marketing de conteúdo: Taxa de conversão; Taxa de conversão do funil; Visitas no site; Tempo gasto no site, entre outros.
- Métricas de e-mail marketing: Taxa de abertura de e-mail; Taxa de cliques em e-mail, entre outros.
Se você precisa de ajuda para desenvolver e acompanhar o marketing em saúde da sua empresa, conte com um parceiro de negócios especializado no assunto.
KOS – Agência de Marketing em Saúde
A Agência KOS – Marketing em Saúde, é uma empresa especializada em marketing digital para clínicas, laboratórios e centros de imagem.
Se você precisa de ajuda para traçar sua estratégia e alavancar o marketing da sua instituição, entre em contato conosco!
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.