Marketing médico: 5 erros na produção de conteúdos para blog
Provavelmente está mais do que na hora de repensar a maneira com que você está produzindo os conteúdos e, quem sabe, contratar uma agência de marketing médico para ajudar neste caminho.
Para gerar resultados positivos é importante ser o mais assertivo possível e ficar atento a erros comuns. Apesar de parecer fácil, a produção de conteúdo deve ter originalidade, relevância para quem está lendo, e acima de tudo, credibilidade.
Para ajudar você a ser assertivo na hora de publicar seus conteúdos de blog, separamos os principais erros na produção que você deve evitar. Boa leitura!
Falta de planejamento
O planejamento de marketing médico é essencial para alcançar metas e objetivos, sem ele, muitas instituições acabam publicando conteúdos exagerados e cansativos demasiadamente sem necessidade.
Encher o seu público de informações, todos os dias, mostra que você não precisou de muito tempo para elaborar um material significativo para ele.
Por isso, publicar em excesso ou fazer 10 postagens por mês, sem traçar um objetivo e uma linha de estratégia de comunicação não ajuda em nada sua instituição a gerar resultados.
Estude o mercado, defina quais são seus objetivos, entenda quais são as dúvidas as dores dos seus pacientes e implemente um cronograma de postagens organizado.
Se você não tem tempo ou condições para realizar tais tarefas, a melhor opção é procurar uma agência especializada em marketing médico e contar com quem entende do assunto.
Informações sem credibilidade
Suponhamos que o paciente está apresentando sintomas de anemia, para sanar suas dúvidas, ele procura um conteúdo relacionado a condição no Google e encontra um texto de blog com informações falsas. Isso pode levá-lo ao tratamento incorreto e até mesmo, prejudicar sua saúde.
Por isso, tenha muito cuidado com as informações que você está passando para o seu público, disseminar conteúdos falsos e sem credibilidade pode trazer péssimos resultados para a sua instituição.
Se você conta com uma agência para realizar a produção dos seus conteúdos de blog, revise com cautela e avalie se os fatos são verdadeiros e condizem com o que sua instituição está querendo oferecer.
Neste caso, é sempre bom contar com especialistas e que de certa forma, está no mesmo segmento que você, por isso, considere substituir a agência genérica por uma especializada em marketing médico.
Outra maneira de garantir isso com sucesso, é disponibilizar o seu corpo clínico a conceder entrevistas para que o profissional passa redigir os textos baseado nas respostas dos especialistas.
Garantindo a credibilidade dos seus conteúdos, você está garantindo também que os visitantes do seu site aumentem e consequentemente, o aumento da procura pelos seus serviços.
Não entrevistar especialistas da saúde
Não é novidade que os pacientes estão cada vez mais exigentes com os conteúdos que encontram na internet.
Se uma pessoa procura dicas de cuidados com a pele, por exemplo, e encontra um conteúdo escrito por algum leigo no assunto, ela rapidamente volta a pesquisa e procura outro material com mais credibilidade, com as explicações e orientações de um especialista no assunto, neste caso, um profissional dermatologista.
Desse modo, publicar informações baseadas em entrevistas com um médico que entende do assunto pode ser o diferencial da sua instituição em relação aos concorrentes.
Assim você agrega valor ao seu trabalho e os serviços disponibilizados. Porém, lembre-se: um médico deve conceder entrevistas apenas para prestar esclarecimento sobre algum assunto, nunca para se promover.
Você não está interagindo com seu público
Você já ouviu falar em personas? A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal, neste caso, do paciente ideal.
A partir da criação das personas você consegue traçar uma linha para criação de conteúdos, auxiliando quem irá produzi-los.
Não cometa o erro de publicar conteúdos abrangentes demais, assim você corre o risco dos seus clientes não identificarem-se com a sua instituição, ou pior, não acredite que atingir qualquer um é bom sinal. A assertividade precisa de planejamento, tempo e investimento.
Além disso, interaja com as pessoas. Responda comentários e mantenha a relação próxima com os seus leitores, mostre a eles que os seus textos não são produzidos automaticamente e que você está ali para auxiliá-los.
Gostou do nosso conteúdo? Confira também porque clínicas precisam ter um blog e saiba a importância desta estratégia para sua instituição de saúde.
Precisa de ajuda com o marketing médico? Conte conosco! A KOS – Marketing em Saúde vem ajudando clínicas e hospitais a conquistar melhores resultados. Continue acessando os conteúdos do blog e até a próxima leitura!
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.