Saiba o que são métricas de vaidade e entenda como evitá-las.
Ao trabalharmos com Estratégia de Marketing Digital não podemos deixar de lado os resultados e métricas. No entanto, é comum verificar que muitas delas servem mais para amaciar o ego de alguns do que de fato apresentar resultado.
As Métricas de Vaidade é o que se pode dizer de uma análise apenas qualitativa de mídias, quantidade de visitantes, seguidores do Instagram, pessoas que curtiram a Fanpage da clínica no Facebook. O fato é que estas métricas não dizem muito sobre o que de fato interessa para a Estratégia de Marketing Digital.
O que é interessa saber? O que de fato faz da sua estratégia de marketing digital e a conversão de leads e quantidade de novos pacientes as ações de marketing digital gerou para a clínica. Você pode ter uma alta quantidade de visualizações, mas isso pode não se converter em novos leads. É preciso então avaliar se o conteúdo apresentado está alinhado ao que de fato interessa ao seu paciente em potencial.
Como evitá-la? Você pode acompanhar as métricas de vaidade sem se deslumbrar com elas. O interessante é que elas não sejam vistas isoladamente, mas em conjunto à outros elementos, o primeiro deles é seu funil de vendas e marketing. Temos outras Métricas que devem ser consideradas para um melhor diagnóstico da sua estratégia de marketing digital:
Alcance: esta informação apresenta a audiência cativa da clínica, quantidade de leads, seguidores em mídias e assinantes do blog. Pode parecer uma contradição, falar que o alcance não é uma métrica de vaidade, mas a verdade é que o crescimento do alcance pode gerar um aumento das conversões. Lembrando que não analisamos apenas o número de visitantes de sua pagina nas redes sociais, blog e site.
Métrica de Custo por Lead (CPL): Esta métrica é muito importante, pois identifica o valor investido por conversão. Um alto custo por lead demonstra que os investimentos podem estar alocados nos canais errados. Por essa informação também pode ajudar a definir novos investimentos para as ações de marketing digital para sua clínica.
Métricas de Fontes de Tráfego (FT): Apresentam os canais que tem contribuído para atração de visitantes. Aqui é possível analisar o desempenho individual de cada canal e como cada um contribui para o crescimento total. Aqui também é possível observar se os resultados de busca orgânica estão aumentando em relação às mídias pagas.
Métrica das páginas mais acessadas (PA): A avaliação de página a página ajuda a identificar os conteúdos que estão atraindo um maior número de visitantes. Em cada página precisa verificar se existe chamadas (call-to-action) que levem a conversão, e também qual a taxa de rejeição de cada página, o que pode identificar a baixa atratividade da página.
Métrica de taxas de conversão: As páginas criadas para conversão de leads devem ser analisadas. Aqui estamos falando especificamente sobre as landing pages, através das quais divulgamos iscas, ofertas de conteúdo rico, para atração de leads em troca de suas informações. É preciso acompanhar a evolução da taxa de conversão que indica a quantidade de leads convertidos.
Ações de e-mail marketing: Outra ação de captação são o envios de e-mail marketing. Devemos acompanhar as taxas de abertura de e-mails, cliques em links, quantidade descadastramentos, informações que indicam a eficiência da campanha.
É preciso acompanhar essas métricas, são essas informações que indicam os resultados e respaldam a estratégia de marketing digital de sua clínica. Deixe de lado as métricas da vaidade e mantenha seus olhos sobre as métricas de conversão.
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.