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5 de fevereiro de 2020

Por que calcular o ROI das ações de marketing digital de uma clínica?

Você sabia que existe uma fórmula que ajuda a medir o sucesso da estratégia de marketing digital da sua clínica? O cálculo ROI é a ferramenta que mensura o retorno do seu investimento e ajuda no planejamento de novas aplicações. Neste post, vamos ensinar tudo que você precisa saber sobre o ROI e como deixar seu negócio um passo à frente na organização. Siga a leitura!

Entenda o que é o ROI

Para obter sucesso nas ações de marketing digital da sua clínica, você precisa saber calcular os investimentos certos. O ROI (Return on Investment) é a principal métrica para avaliar a relação custo-benefício das suas estratégias e o retorno obtido em um determinado investimento.

Entender o ROI pode ser fácil. Ele nada mais é que a aplicação de uma fórmula matemática simples, que realiza a relação entre investimento e valor obtido em cada ação na sua instituição. Em resumo, ele ajuda a identificar se suas estratégias estão valendo a pena ou não.

A importância do cálculo para sua clínica

Quando falamos em investimentos, é importante controlar o retorno dessas aplicações. Por exemplo, calcular os resultados obtidos em uma campanha de marketing, em eventos, ou até mesmo das melhorias na infraestrutura da instituição através do ROI, ajuda a controlar o retorno do investimento sobre essas ações.

É importante saber que essa ferramenta, além de controlar o retorno das aplicações, também permite que suas metas sejam planejadas com base em resultados possíveis de alcançar e nos resultados anteriores.

Como calcular o ROI

O cálculo ROI aplica uma fórmula matemática fácil de compreender. Através dela, você considera o valor do investimento e o retorno financeiro obtido.

Primeiramente, é preciso identificar os números de ganhos e despesas. Para isso, é preciso subtrair da receita o investimento em marketing e dividir novamente pelo investimento. Feito isso, multiplique por 100 para visualizar o resultado na forma percentual.

Veja a fórmula:

ROI = ( Receita – Custo ) x 100

                   Custo

Ou seja: ROI = (retorno – investimento) / investimento x 100

Para entender melhor como funciona esse cálculo, é preciso compreender o que significa cada componente dessa fórmula. Sendo assim, o que é receita e o que é custo?

Receita

Todos os valores arrecadados com os projetos devem ser considerados como receita. Quando o ROI for calculado, ele deve ser separado por setores ou campanhas para mostrar uma visão mais segmentada na hora de avaliar a eficácia de cada ação.

Investimento

As aplicações para fazer seus projetos ganharem vida são os chamados “investimentos”.

Os investimentos que devem ser considerados no cálculo ROI, por exemplo, são os anúncios dos produtos, publicidade, hospedagem do site e quaisquer investimentos na internet.

Por que medir o investimento com o marketing digital?

Se você possui uma clínica, então está familiarizado a identificar dois tipos de gastos: investimentos e custos. O resultado gerado por cada um é a maior diferença entre eles. Enquanto um trata dos gastos que trazem rentabilidade, por exemplo, o marketing e vendas, o outro aborda todo o restante necessário para manter as operações.

Algumas vantagens do cálculo ROI nas ações de marketing digital:

  • Ajuda a identificar e conhecer melhor suas fontes de lucro e canais de prospecção
  • Desenvolve uma comunicação mais assertiva com o público
  • Aumenta o controle sobre o desempenho das campanhas e seus resultados 
  • Mostra a eficiência do processo de vendas
  • Aumenta a confiança e motivação da equipe

Por tudo isso, fica evidente que manter essa métrica no seu negócio para mensurar os investimentos em marketing digital pode resultar em estratégias e campanhas cada vez mais eficientes.

Gostou da nossa explicação sobre a importância de calcular o ROI de marketing digital da sua clínica? Então, compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais e conte com a gente para conquistar melhores resultados na sua clínica. Continue acessando os conteúdos do nosso blog da Agência KOS – Marketing em saúde e até o próximo artigo.

Autor: KOS Marketing em Saúde

Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.