Por que meu paciente não comparece à consulta?
Com o dia a dia corrido e a agenda lotada de compromisso, estamos deixando de cuidar da saúde. Sentimos alguns desconfortos e dores, mas adiamos a visita ao médico. Compreender porque meu paciente não comparece à consulta é primordial para analisar os aspectos que estão distanciando os pacientes da sua clínica.
De acordo com dados do Instituto Data Popular, seis em cada 10 brasileiros só vão ao médico quando já estão doentes. É claro que a rotina agitada contribui com as faltas, mas o atendimento que recebemos e a atenção dos profissionais também influenciam no retorno.
Se você deseja melhorar o seu relacionamento com os pacientes e garantir a presença em todas as consultas, acompanhe algumas dicas que a Agência KOS – Marketing em saúde separou para você.
Primeiro agendamento
Tudo começa com a primeira ligação e o desejo de agendar uma consulta. A percepção do paciente já começa pelo telefone, com a simpatia e eficiência da recepcionista.
Aqui é preciso mostrar que a sua equipe está preparada e que o indivíduo vai receber um ótimo tratamento antes, durante e depois da consulta.
Então, no primeiro contato, deixe claro como são as regras da clínica, como funcionam as consultas e o tempo médio de atendimento.
Também é importante explicar que, caso o paciente falte, não existe nenhuma penalização da clínica, basta mandar uma mensagem avisando que não poderá comparecer.
Mantenha uma boa comunicação
Muitos especialistas questionam: Por que meu paciente não comparece à consulta? Entretanto, a grande maioria acaba esquecendo de avaliar os possíveis motivos. Um fator que atrapalha este relacionamento pode ser a forma como você se comunica.
Pense como o paciente. O que você deseja quando está em uma consulta? Explicações sobre a saúde, priorizando sempre uma comunicação clara e objetiva.
Manter um diálogo saudável e aberto com os pacientes é uma prática que muitos médicos não utilizam. Tenha em mente que o indivíduo não compreende todos os mecanismos do corpo e que não conhece os termos técnicos.
Explique com paciência, solucione as dúvidas e mostre que você está à disposição. A relação médico paciente importa! Acompanhe o podcast da Agência KOS e saiba como melhorar este relacionamento.Confirme a consulta com o paciente
É importante incentivar o retorno do paciente. Se a primeira consulta foi para conversar sobre possíveis problemas e o indivíduo foi direcionado para exames, explique porque é preciso voltar para a análise dos resultados.
Mostre que cuidar da saúde é fundamental e que a pessoa deve retornar para planejar o melhor tratamento. Não esqueça de ligar ou mandar uma mensagem para saber como o paciente está.
Quando o médico demonstra empatia e preocupação, o indivíduo sente que é importante, que tem alguém disposto a contribuir com os cuidados à saúde.
Se agendar o retorno, mantenha contato! Peça para a recepcionista verificar, dias antes, como o paciente prefere ser avisado, seja por ligação, mensagem ou e-mail. Confira aqui algumas habilidades que sua recepcionista deve ter.
Clínica informatizada
Está dica é fundamental: informatize os processos da sua clínica! Muitos pacientes acabam não voltando porque receberam um atendimento ruim ou, em alguns casos, porque a equipe não sabe onde está as informações.
Com o procedimento informatizado, fica mais fácil o relacionamento entre os colaboradores e os clientes.Invista na sua clínica, na sua equipe e melhore a comunicação com o paciente. Acompanhe as dicas para melhorar o pós-atendimento.
Investigue o motivo da falta
Muitos profissionais ficam com dúvidas, questionando porque meu paciente não comparece à consulta. Diversos fatores podem contribuir com a ausência, mas é obrigação do especialista questionar os motivos.
Então, se o seu paciente agendou uma consulta e faltou, peça para a recepcionista entrar em contato. Ligue ou mande uma mensagem, demonstre preocupação, empatia e preocupação.
O indivíduo precisa compreenda que você é um amigo e que ele pode contar a verdade, afinal, aquela imagem de que o médico é sinônimo de bronca distancia ainda mais o pacientes da clínica.
Uma boa dica é investir em um relatório para detectar os possíveis motivos da falta. Sempre que o paciente não comparecer à consulta, questione o motivo e analise os fatores.
A ausência pode ser motivada por imprevistos e mudanças na agenda, mas seu paciente precisa saber que ele pode avisar a desistência sem ser penalizado.
Agende a próxima consulta
Assim, em casos de ausência, não deixe de agendar a próxima consulta. Peça para a recepcionista ligar e mencionar os dias e horários disponíveis na agenda. O melhor é que o agendamento seja feito na mesma semana, principalmente em casos de dor.
Assim, após colocar em práticas essas dicas, você não vai perder tempo questionando por que meu paciente não comparece à consulta.
Se precisar de ajuda, a Agência KOS – Marketing em saúde está preparada para contribuir. Acompanhe o nosso blog e fique por dentro das novidades. Se preferir, entre em contato com o telefone (48) 3207-3447.
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.