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20 de janeiro de 2022

Posicionamento no Google: 5 vantagens para clínicas

Você conhece as vantagens de um bom posicionamento no Google para a sua clínica médica? 

A estratégia de colocar o seu site e os seus serviços nas primeiras posições do buscador mais usado do mundo pode impulsionar o seu negócio de diversas formas.

Atrair mais pacientes, fidelizar os que você já tem, ganhar visibilidade e aumentar a receita são alguns exemplos. 

Quer saber como fazer isso? A Agência KOS – Marketing em Saúde pode te ajudar! Tudo o que você precisa saber está nas próximas linhas. Vamos juntos?

Quais as vantagens de um bom posicionamento no Google

1 – Tráfego qualificado 

Um bom posicionamento no Google pode trazer diversos benefícios, como tráfego qualificado. Mas o que isso significa? 

Tráfego qualificado é o tipo de acesso que você recebe no seu site e que tem maior potencial de conversão. 

Ou seja, são pessoas que estão realmente interessadas pelo seu conteúdo e interagem com ele, o que torna mais fácil transformar um leitor/usuário em paciente. 

2 – Fidelização de pacientes através do posicionamento do Google

Além de gerar tráfego qualificado e melhorar a atração de novos pacientes, o posicionamento no Google pode te ajudar a fidelizar os que você já conquistou. 

Estar na primeira página do buscador quando alguém procura pelos seus serviços é uma excelente forma de aumentar a visibilidade do negócio, sendo lembrado pelos pacientes que você já atendeu.

3 – Aumento da competitividade

Quanto melhor seu posicionamento, maior será o seu potencial de competitividade. Afinal, isso ajudará o negócio a superar a concorrência.

Além disso, um bom posicionamento gera maior credibilidade. Para isso, é essencial que o site da clínica tenha um conteúdo instrutivo, rico e útil que ajude o seu paciente a tomar decisões. 

4 – Maior e melhor conexão com o público

Conquistar as principais posições do Google gera aumento da credibilidade e competitividade, isso já aprendemos, mas você sabia que também é uma forma de se conectar com o seu público? 

Aqui, quando falamos em público, estamos falando da persona do seu negócio, o que seria a representação do seu cliente (paciente) ideal. 

Mostrar seus valores, missão e princípios por meio de um bom posicionamento no Google faz com que se identifiquem e se conectem emocionalmente com a sua instituição.

5 – Conversão 

Se o alvo da estratégia é a atração de pacientes, estar bem posicionado no Google aumenta as chances de conversão e estar na primeira página é vital. 

Isso porque 75% dos usuários nunca passam da primeira página de resultados de pesquisa.

E aqui vai uma dica importante: invista em um site mobile-friendly. Mas o que isso significa? Um site que é otimizado para rodar em dispositivos móveis, especialmente celulares.

De acordo com o próprio Google, 50% das pessoas usam três ou mais dispositivos conectados e 87% dos usuários de smartphones acessam primeiro o Google quando precisam de informações.

Como conquistar um bom posicionamento no Google

Existem estratégias que vão te ajudar a aparecer nos primeiros resultados da busca no Google. Você pode trabalhá-las de duas formas, sendo elas orgânica e paga. 

As estratégias orgânicas trabalham para otimizar o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos do Google.

Essa estratégia faz com que o site ocupe posições de destaque e alcance mais pessoas. Naturalmente, quanto mais bem posicionado o site é, mais visitas recebe e as chances de conversão aumentam, como explicamos anteriormente.

A segunda abordagem necessita de um investimento financeiro através de anúncios do Google.

O artigo Search Engine Marketing: Why People Click on Paid Search Ads, da Clutch.co, publicado em 2018, traz dados interessantes sobre os anúncios do Google.

“Um terço das pessoas (33%) clica em um anúncio de pesquisa paga porque ele responde diretamente à consulta de pesquisa”, aponta o artigo.

Além disso, o material também revela que as pessoas têm mais probabilidade de clicar em um anúncio de pesquisa paga no Google (63%), do que em qualquer outro mecanismo de pesquisa, como o Amazon (15%) e YouTube (9%)

Ou seja, o ideal é investir em marketing digital na área de saúde de forma orgânica e paga, potencializando seus resultados no investimento. 

Otimização do site da clínica para SEO 

A estratégia de SEO para melhorar o rankeamento do seu site inclui:

  • Call to Action (CTA). É uma estratégia usada no final de textos, em banners ou links, convidando o leitor a executar uma determinada ação.
  • Meta-description. É aquela breve descrição que aparece no resultado da pesquisa logo após o título, no Google.
  • Heading tags. São marcações usadas para hierarquização das informações, sejam títulos de páginas ou textos.
  • Palavras-chave. Use palavras-chave para que o Google entenda sobre o que o seu site, página ou texto tratam. Exemplo: dermatologista em São Paulo.
  • Mobile-Friendly. O Google atualizou o seu algoritmo e agora, prioriza sites que são “amigáveis” a celulares e dispositivos móveis.

É importante ter em mente que essas estratégias não são feitas do dia para a noite e que podem demorar semanas, ou até meses, para começar a funcionar. 

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender melhor sobre a importância de um bom posicionamento no Google para o seu negócio. 

Marketing digital para clínicas

A Agência KOS – Marketing em Saúde, é uma empresa especializada em marketing digital para clínicas, laboratórios e centros de imagem. 

Se você precisa de ajuda para traçar sua estratégia e alavancar o marketing da sua instituição, entre em contato conosco!

Autor: KOS Marketing em Saúde

Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.