Qual é a importância de uma boa gestão de marca?
Você já notou que certas marcas e empresas chegam rapidamente na sua mente quando você quer algum produto ou precisa de um serviço específico? Isso acontece por que algumas instituições focam em fortalecer sua identidade para serem mais lembradas do que seus concorrentes. Mas isso não ocorre por acaso, na verdade esse é um processo que exige tempo, dedicação e trabalho. Neste post vamos explicar os principais assuntos e te ensinar a importância de uma boa gestão de marca. Siga a leitura!
A importância do conceito e da gestão de marca
A primeira – e talvez a principal tarefa durante a criação da identidade de um negócio – é definir o conceito que consiga representar a marca, suas características, visão e valores. Neste cenário, fazem parte um conjunto de elementos, como o logotipo e as cores escolhidas para representar a marca.
Para transmitir confiança e credibilidade, é fundamental que seu negócio tenha uma identidade visual equilibrada, forte e versátil. Isso vai ajudar a fortalecer sua marca para que ela seja reconhecida em qualquer lugar.
A escolha do logo
O logotipo, ou simplesmente logo, como é conhecido, auxilia diretamente na identificação e representação da marca e como ela é vista pelo consumidor. Ele deve representar mais do que simplesmente um design de formas geométricas e letras reunidas em uma peça. É necessário conhecer seu público e reunir características que ele valoriza para desenvolver empatia e afinidade por meio das aparições dessa peça.
Logotipos, geralmente, são o primeiro contato visual que seu público tem com sua empresa, assim, optar por um design simples e forte através das cores, formatos e texto, pode torná-lo inesquecível. Por isso, é fundamental entender que um bom logotipo deve ser criado para ser reconhecido em qualquer lugar no mundo inteiro.
As cores que representam a marca
As cores são uma das estratégias fundamentais para uma boa gestão de marca. É através delas que a maioria das instituições geram reconhecimento, sendo assim, é nesse momento você deve avaliar qual ideia e sentimentos quer passar e despertar no seu público.
Uma boa maneira de fazer isso é utilizar a psicologia das cores, um estudo que indica como o cérebro reage e entende as cores de diferentes formas, interagindo diretamente nas emoções e desejos. Cada cor tem o poder de criar distintas sensações nas pessoas, esse método pode ajudar a alcançar seus objetivos de comunicação e deixar a identidade da marca mais atrativa.
O poder do branding
O Branding, ou simplesmente brand, também conhecido como gestão de marca, nada mais é que a organização de ações e planejamentos a longo prazo, além do gerenciamento de todos os elementos da identidade visual da marca.
Hoje em dia, é importante refletir sobre o comportamento do consumidor e como ele mudou nos últimos tempos: eles estão cada vez mais exigentes e criteriosos. Portanto, é fundamental criar uma identidade que consiga transmitir valores e gere uma ligação entre o público e a instituição.
Desse modo, para garantir que sua empresa ganhe destaque e não seja apenas mais uma entre milhares de concorrentes, é necessário investir em novas estratégias de marketing.
A importância do planejamento de marketing
Para alcançar seus objetivos, identificar e organizar estratégias, nada melhor que um bom planejamento de marketing. Assim, você pode para ajustar a identidade do negócio e definir qual é o seu posicionamento de mercado.
É importante lembrar que o planejamento de marketing auxilia também na definição de metas e objetivos. Isso acaba facilitando sua equipe a compreender os objetivos da marca com estratégias bem estruturadas, gerando posicionamento e reconhecimento no mercado.
Essa programação auxilia você a conhecer melhor seu público, gerando cada vez mais atração, conversão e fidelização de pacientes. Então, gostou da leitura e está pensando em investir em uma boa gestão de marca? Conte conosco! A Agência KOS – Marketing em Saúde tem como principal objetivo ajudar você a promover a saúde através de ótimos resultados que geram visibilidade para sua marca. Acesse nosso site e conheça nossos serviços.
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.