Redes sociais para médicos: 6 erros a evitar na divulgação da sua clínica
Em um mundo cada vez mais digital, é de se esperar que a cada dia que passa, mais e mais empresas utilizem as tecnologias para divulgarem seus negócios ou serviços. O caso dos médicos não é diferente: as redes sociais passaram a ser aliadas na hora de divulgar uma clínica.
Aliás, com as redes sociais é possível comunicar, se relacionar com o público e angariar novos clientes. Acontece que ao mesmo tempo que essas mídias podem ter um impacto positivo na carreira de um médico, elas também podem trazer prejuízos se não usadas de maneira correta.
O que não fazer ao divulgar a sua clínica nas redes sociais?
Ao divulgar uma clínica nas redes sociais, é preciso estar atento tanto ao público quanto às limitações legais. E para que você não tenha problemas, listamos os principais erros entre os profissionais da saúde:
1 – Anunciar uma especialidade que você não possui
O Conselho Federal de Medicina proíbe anunciar uma especialidade clínica que você não possui para tratar dos pacientes. Qualquer tipo de divulgação específica só pode ser feita por profissionais devidamente especializados em áreas e funções reconhecidas pelo CFM.
A atitude, que também é bastante antiética, é proibida mesmo de forma indireta. Ou seja, o profissional não pode nem mesmo dar a entender que trata de determinados órgãos ou atende pacientes com certas doenças sem estar adequadamente especializado.
2 – Fazer ou ter o nome envolvido em propaganda enganosa
No Direito, uma propaganda é considerada enganosa quando ela demonstra uma capacidade (parcial ou total) de passar para as pessoas uma ideia errada em relação à realidade. No caso da publicidade online feita por médicos, a propaganda enganosa pode ter implicações mais graves.
Portanto, não faça ou não tenha o nome associado a marcas e produtos que promovem propaganda enganosa. Lembre-se que a responsabilidade por ter o nome vinculado a uma propaganda falsa recairá sobre você, ainda que a iniciativa de fazê-la não tenha sido sua.
3 – Expor fotos de pacientes
O regulamento médico também proíbe a exibição de fotos de pacientes em suas redes sociais, mesmo que você tenha a permissão para isso. A ideia é que os pacientes não devem ser expostos a fim de promover um profissional.
O mesmo ocorre no caso dos dentistas: a reprodução da imagem dos pacientes infringe o Código de Ética Odontológica pois mostra o resultado final de um paciente específico, podendo levar outros pacientes a acreditarem que também terão o mesmo resultado; quando sabemos que cada paciente responde ao tratamento de forma diferente.
Portanto, evite expor fotos de pacientes, seja na forma de selfies ou em comparativos do tipo “Antes e Depois”.
4 – Consultar, diagnosticar ou prescrever à distância
As redes sociais devem ser usadas apenas para a divulgação dos serviços, e não para realmente exercer a prática médica. Isso quer dizer que você pode se comunicar com pacientes e interessados, mas nunca realizar diagnósticos, compartilhar receitas, ou mesmo fazer consultas utilizando esses canais.
5 – Anunciar aparelhagem como forma de mostrar capacidade superior
O CFM também proíbe a divulgação de aparelhagens como um diferencial por clínicas médicas. Portanto, mesmo que você tenha adquirido equipamentos de última geração e queira divulgar sua conquista, é preciso lembrar que a ação é considerada antiética.
Existem outras formas de mostrar a importância de aparelhos de alta qualidade. Você pode, por exemplo, abordar o assunto de forma geral em postagens em seu blog.
6 – Falta de estratégia
A ausência de um planejamento estratégico para as suas suas redes sociais vai fazer você cometer vários erros como os listados acima. É que a estratégia exige pesquisa e análises que vão ajudar você a determinar quais as redes sociais são mais adequadas para sua clínica ou consultório, e qual o melhor conteúdo para atingir o seu público alvo.
O bom planejamento também vai ajudar você a ter conteúdo consistente, para construir um relacionamento duradouro com os seus pacientes.
Sempre que em dúvida sobre o que fazer ou não nas redes sociais, o médico pode consultar a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) dos Conselhos Regionais de Medicina, ou verificar a lista completa das restrições e regras quanto ao marketing médico no manual de publicidade médica.
Agora que você sabe os principais erros que os médicos estão fazendo ao divulgar a clínica nas redes sociais, entre em contato conosco para criar a melhor estratégia para a sua clínica ou consultório!
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.