Saiba como melhorar o relacionamento paciente médico
Com a correria do dia a dia e a rotina cada vez mais agitada, estamos sempre apressados para comparecer em todos os compromissos diários. Família, casa, relacionamentos, trabalho e estudos são tarefas que todos precisam cumprir – e, às vezes, não dá tempo de fazer tudo.
Infelizmente, nesta agitação, muitas pessoas esquecem de cuidar da saúde. De acordo números do Instituto Data Popular, seis em cada 10 brasileiros só procuram o médico quando estão doentes e a ida ao hospital é inevitável.
Manter um bom relacionamento paciente médico e estar sempre disposto a contribuir com a saúde são características fundamentais. Quando o indivíduo sente confiança e respeito os cuidados com a saúde aumentam – contribuindo com a prevenção de doenças.
Se você está com dificuldades para manter os relacionamentos com os pacientes, acompanhe as dicas que a Agência KOS – Marketing em Saúde separou para você em nosso primeiro ?
Atendimento humanizado
Não existe nada pior do que comparecer à consulta e sentir que o profissional está correndo para cumprir a agenda. Quando as pessoas vão aos consultórios e hospitais, na maioria dos casos, estão sofrendo com dores ou preocupados com resultados de exames e possíveis doenças.
Para oferecer um bom relacionamento paciente médico, você precisa estar atento ao que o indivíduo vai falar. As pessoas precisam de direcionamento e a consulta é o momento ideal para sanar dúvidas e ouvir os conselhos médicos. Ajude o paciente a entender o problema, seja simpático e mostre que a saúde dele é importante para você.
Agendamento de consultas
Nos casos que não são urgência, o primeiro contato com o paciente pode ser por telefone – quando ele está marcando a consulta. Se o agendamento for feito por você, esteja certo de que o paciente vai finalizar a ligação satisfeito.
Responda todas as dúvidas, seja cordial e pergunte qual é o melhor horário para marcar a consulta. Não esqueça de falar da localização.
Nos casos em que o agendamento de consultas é realizado pela recepcionista, as regras são as mesmas. O que vale é o paciente desligar o telefone contente. Acompanhe aqui 10 Habilidades essenciais para o sucesso da recepção da clínica.
O próximo passo é estar preparado para receber o paciente. Ofereça um bom atendimento, explique como será feito o procedimento – em casos de exames – e explique quais são os próximos passos que devem ser seguidos durante as próximas visitas. A importância é palavra-chave para manter um bom relacionamento médico paciente.
Próximas consultas
Depois de alguns dias, chegou a hora do retorno. Os pacientes retornam com o resultado de exames, ansiosos e aflitos para saber as novidades. O médico deve compreender este momento com empatia e respeito, colocando-se no lugar do outro e imaginando a agonia de aguardar pelas orientações.
Explique calmamente o resultado e esteja pronto para responder diversas perguntas. Nos casos em que o resultado é ruim, encontre uma maneira mais sútil de notificar o indivíduo.
Em um bom relacionamento paciente médico, vale o especialista mostrar a importância dos cuidados com a saúde, ou seja, de não deixar o indivíduo desistir ou não realizar determinados tratamento por conta dos resultados dos exames. Incentive as próximas consultas e mostre que você está disposto a ajudá-lo.
Escute seu paciente
Está aí uma das principais dificuldades: escutar o paciente. As pessoas concordam que a rotina médica é estressante e cansativa, porém, no momento em que estão buscando o auxílio dos profissionais, elas querem encontrar alguém que esteja disposto a ouvir.
Dores, sintomas e preocupações são as queixas mais comuns. Mesmo que o dia a dia seja corrido, com a agenda cheia, escute seu paciente.
Pare, converse, seja calmo, cordial e não deixe de tranquilizar o indivíduo. Quando comparecemos aos consultórios e hospitais estamos procurando por alguém que possa ajudar. O simples fato de escutar pode melhorar e muito a relação paciente médico.
Tenha clareza e pontualidade
Clareza e pontualidade também são pilares no relacionamento paciente médico. Não deixe de ser franco com as pessoas e não esqueça de passar todas as informações – sempre de forma clara e objetiva.
Às vezes, por algum imprevisto, o atendimento pode atrasar. Sempre avise os próximos pacientes do atraso e faça o máximo que puder para que isso não se repita. Algumas pessoas compreendem a situação, mas outros pacientes podem interpretar como falta de respeito ou descaso.
Seguindo estas dicas você vai melhorar o relacionamento paciente médico e perceber que mais pessoas estão procurando o seu trabalho – seja pelas qualidades ou humanização durante o procedimento. Quer acompanhar mais dicas sobre saúde? Confira os conteúdos no blog da Agência KOS – Marketing em saúde.
Ficou com dúvida? Entre em contato conosco! Estamos prontos para ajudar você a realizar um trabalho ético, eficaz e com resultado no meio digital.
Autor: KOS Marketing em Saúde
Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.