Manter uma boa relação com os pacientes é uma das tarefas mais delicadas. Conseguir conversar e oferecer o atendimento que cada um merece é a missão de todos que atuam na área da saúde. Aliás, para auxiliar neste convívio, o pós-atendimento de pacientes é uma ferramenta essencial.
Assim, para conquistar a fidelidade do paciente não basta oferecer uma ótima estrutura e qualificação. Outros fatores são importantes e devem ser planejados, como as ações que serão executadas após a saída do paciente. O objetivo é sempre contribuir com o retorno dos pacientes.
Acompanhe aqui 5 dicas valiosas que a Agência KOS – Marketing em saúde preparou para contribuir com o sucesso da sua clínica.
Cadastro informatizado
A primeira dica é extremamente valiosa e importante para garantir o sucesso de qualquer empresa. A tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotiano e estamos acostumados com tablets, smartphones e a agilidade do mundo digital.
Se a sua clínica ainda não utiliza cadastros informatizados, você deve mudar isto agora mesmo. A tecnologia é uma ótima aliada no pós-atendimento de pacientes, afinal, com os dados solicitados no cadastro é possível conhecer o seu público. O procedimento também pode ajudar você a ficar mais próximo dos pacientes.
Então, instale a ferramenta na sua empresa e explique para a equipe qual é a importância de manter o cadastro sempre atualizado.
Pesquisa de satisfação
O melhor para saber como está o atendimento da sua clínica é realizar a pesquisa de satisfação. Com ela você pode acompanhar qual é a imagem que o paciente está tendo do seu negócio e como você pode melhorar o serviço oferecido.
É importante que você compreenda as críticas e pense em formas para solucionar o problema. Não vale encarar a opinião dos pacientes se não for para mudar o que está errado na gestão.
Aliás, se você deseja realizar a pesquisa de satisfação, mas ainda não sabe qual metodologia aplicar, clique aqui e saiba tudo sobre o NPS.
Datas comemorativas
Aproveite as informações do cadastro para estar sempre perto do seu paciente. Não esqueça de mandar mensagens em datas comemorativas como, por exemplo, aniversário e final de ano. Essas são ótimas datas para conversar com o seu público.
Uma simples mensagem pode alegrar o dia da pessoa e proporcionar o sentimento de importância, auxiliando na melhora do pós-atendimento de pacientes.
Envio de e-mail
Esta é uma ferramenta poderosa na comunicação. Por mais que seja uma plataforma desenvolvida para assuntos mais sérios, todos nós acessamos o e-mail – seja no trabalho ou em casa.
A plataforma é uma ótima estratégia para conversar e deve ser utilizada com cautela e planejamento. Pense que este é o local em que as pessoas estão esperando por respostas profissionais, então a moderação é fundamental. Aqui também é um ótimo lugar para compartilhar as conquistas e informações da sua empresa, melhorando o pós-atendimento de pacientes.
Entretanto, muitas empresas decidem realizar o disparo do e-mail sem antes consultar uma agência para planejar o cronograma. O resultado: o paciente quase nunca abre o e-mail e acaba ficando cansado da sua marca. Conheça aqui algumas dicas para utilizar a plataforma da forma certa
Equipe qualificada
Esta dica vale para todos os estágios de atendimento e deve ser verificada com frequência. Uma equipe qualificada, treinada e disposta a receber o paciente ainda é fator que cativa muitas pessoas.
Converse sempre com os colaboradores, realize reuniões, treinamentos e lembre a importância que a o trabalho de cada um tem.
Neste caso, na maioria das vezes, o cadastro do paciente será preenchido pela recepcionista. Explique para ela qual é a importância de manter todas as informações em dia e o que ela deve perguntar. Contudo, não esquece de mencionar como ela deve abordar o assunto. Muitas pessoas preferem não passar o e-mail porque acreditam que o estabelecimento vai ficar enviando mensagens sem parar.
Quer saber mais sobre pós-agendamento de pacientes e como manter um bom relacionamento com o seu público? Acompanhe o blog da Agência KOS – Marketing em saúde e saiba como melhorar o seu negócio.
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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