Você é gestor de clínica e quer melhorar a visibilidade da sua instituição e conquistar novos pacientes, porém não sabe por onde começar? Um site para clínica médica é o primeiro passo.
Neste post, vamos te mostrar a importância de investir em um site para clínica médica e tudo o que ele precisa ter para ser completo, conquistando as primeiras posições no Google! Vamos lá?
Entenda a importância de ter um site para clínica médica
Antes de tudo, é importante entender e reforçar a importância de se ter um site para clínica médica.
Um ponto fundamental é a capacidade de poder oferecer conteúdos ricos e bem trabalhados à disposição do leitor a qualquer momento sobre seus serviços e especialidades.
Quando os conteúdos são da área da saúde, grande parte da população – tanto mundial quanto nacional – tira suas dúvidas no Google e encontram as respostas para suas perguntas nos sites médicos.
No Brasil são 139 milhões de usuários da internet e 92,58% usam o sistema de busca do Google, afirma estudo realizado pela plataforma Cuponation.
Portanto, ter um site médico, auxilia tanto a agregar valor ao seu trabalho, como a deixar os seus serviços e conhecimentos a mostra para o público, conquistando, assim, possíveis pacientes.
Site para clínica médica: comece pela identidade visual
Criar uma identidade visual com os elementos certos e esteticamente agradáveis é o que vai fazer o paciente reconhecer facilmente o que a sua clínica está oferecendo.
Pense na escolha do logotipo como a peça que vai auxiliar diretamente na identificação e representação da sua instituição e conheça o significado das cores antes de escolher qual ideia e sentimentos você quer despertar no seu público.
Tenha em mente que essa identidade visual deve estar presente em todos os seus canais de comunicação, seja online ou offline.
Saiba mais em: Branding e Identidade Visual
7 itens importantes para um bom site médico
1) Seguir as regras do CFM
Muito além de adotar boas práticas, também é fundamental conhecer as regras que norteiam o marketing na área médica. Assim, é possível evitar erros ou até mesmo correr o risco de comprometer a imagem profissional da sua clínica.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, publicar fotos de antes e depois na internet, prometer resultados que podem não ser cumpridos e até mesmo divulgar os valores de seus serviços na internet, não são práticas permitidas.
Ao ter um site, você precisa saber quais são seus deveres, e através de um trabalho realizado de forma ética garantirá a sua valorização como profissional.
2) Usabilidade
Ao acessar um site, você provavelmente repara em questões como a identidade visual, cores, se é visualmente “poluído” ou se as imagens e conteúdos são bem distribuídos, não é mesmo?
Tão importante quanto isso, é a experiência que o seu site irá oferecer em termos de facilidade e velocidade de acesso e navegação.
Afinal, não queremos que os usuários não permaneçam ou saiam da página devido a uma dificuldade nesse sentido, certo? Oferecer uma boa experiência ao usuário deve ser o principal pilar a ser adotado na estratégia de um site para clínica médica.
Um site médico bagunçado, com ícones faltando, sem a possibilidade de compartilhamentos de forma praticamente automática e até mesmo menus sem funcionamento são exemplos de fatores que devem ser evitados.
Sendo assim, facilidade de navegação é a chave para que seu site seja bem visto e frequentemente visitado por aqueles que já são pacientes, assim como aqueles que desejam conhecer melhor os serviços da sua clínica e se tornarem novos pacientes.
3) Não se esqueça do mobile
A pressa é inimiga da perfeição. Não adianta querer um site bonito, adaptável para os notebooks e computadores e ficar totalmente bagunçado quando é acessado pelo celular.
Aliás, uma grande parte das pessoas tem o costume de acessar os sites, blogs e portais de notícias pelo celular. Afinal, acaba por ser mais rápido e prático.
Ter um site que seja adaptável a todos os dispositivos é o que conhecemos como responsividade. Portanto, ter um site responsivo faz com que seus pacientes consigam acessar o seu site tanto pelo celular, como em dispositivos como tablets, por exemplo.
4) Conteúdo relevante e criação de personas
Nós já falamos sobre persona aqui no nosso blog, por isso, não deixe de ler mais sobre o assunto e entenda qual é o seu conceito e a relevância para o sucesso da sua estratégia de marketing digital.
Conhecendo bem as suas personas, fica muito mais fácil desenvolver conteúdos ricos e baseados em fontes seguras.
Assim, seu conteúdo se torna relevante com foco no público que você quer atingir. Portanto, a dica é não querer abordar todos os assuntos pelos quais você se interessa – foque naquilo em que você é especialista.
Lembre-se também de sempre seguir um planejamento de conteúdos. Isso ajuda na organização da sua estratégia.
5) Boa estratégia de SEO deve fazer parte do site para clínica médica
Do inglês, Search Engine Optimization, ou Otimização para Buscadores, em português, SEO é o primeiro passo da metodologia do Inbound Marketing.
Ele é usado para atrair pessoas que desconhecem seu trabalho para o seu site, fazendo com que se tornem novos visitantes e, possivelmente, pacientes.
Os buscadores sugerem a quem está pesquisando os sites mais relevantes, confiáveis e úteis para a pesquisa que foi feita.
É utilizada uma tecnologia que analisa todos os sites e define a ordem e os hierarquizam, além de resultados de busca na internet, para cada termo pesquisado.
As sugestões das primeiras opções, em geral, são anúncios. A seguir, os resultados da busca aparecem, que são os chamados resultados orgânicos, os quais demandam tempo e exigem um trabalho organizado, por isso, é importante ter uma boa estratégia de SEO.
Entre os elementos fundamentais, pode-se destacar o uso de determinadas palavras-chave, quantidade esperada de palavras, sentenças curtas e outros itens necessários para subir de posição na busca orgânica.
6) Acompanhe as métricas do site para clínica médica
Tão importante quanto organizar um bom planejamento e ter objetivos e personas bem definidas, é acompanhar as métricas do seu site médico e analisar os resultados.
As métricas são medidas utilizadas para analisar o resultado de uma ação ou estratégia.
Atualmente já há ferramentas e sites que permitem fazer essa análise, como o Google Analytics, por exemplo. Através dele é possível identificar fatores como:
- Sessões: o período em que um usuário passa no seu site;
- Usuários: visitantes que realizaram pelo menos uma visita ao seu site;
- Visualizações de página: o número total de páginas visualizadas;
- Taxa de saída: porcentagem de saídas do site a partir de uma página ou um grupo de páginas;
- Taxa de rejeição: porcentagem de sessões de uma página que não recebeu interações;
- Origem do tráfego: mostra por quais canais os usuários estão vindo (Google, anúncios pagos, redes sociais, e-mail, entre outros).
7) Agendamento rápido e simples
Permita que o paciente agende uma consulta em poucos cliques. Pensando nisso, crie uma aba para agendamento de consulta.
Essa modalidade de agendamento online é uma tática efetiva para a marcação de consultas mais ágil, evitando que o leitor saia da internet, anote o número de telefone e faça uma ligação.
Disponibilizando um formulário de pré-agendamento simples e de fácil acesso, a chance do paciente agendar a consulta é bem maior.
Você também pode facilitar a comunicação com o seu paciente e disponibilizar no site da clínica um botão para direcioná-lo diretamente a uma conversa no WhatsApp. Muitas pessoas preferem tirar suas dúvidas e até mesmo agendar uma consulta por mensagem.
Através do WhatsApp Business você cria um perfil comercial no aplicativo e tem a opção de acrescentar informações como localização, endereço de e-mail e enviar respostas rápidas para responder as perguntas mais frequentes que a clínica recebe.
Além disso, é possível automatizar respostas instantâneas para os seus contatos e definir uma mensagem de ausência para quando a clínica estiver fora do horário de funcionamento ou uma mensagem de saudação para o paciente que fizer o primeiro contato.
Tendo esses sete itens bem esclarecidos, você consegue ter uma noção do que seu site médico precisa ter.
Marketing para clínicas – Agência KOS
A Agência KOS – Marketing em Saúde, é uma empresa especializada em marketing digital para clínicas, laboratórios de análises clínicas e centros de imagem.
Se você precisa de ajuda para traçar sua estratégia e alavancar o marketing da sua instituição, entre em contato conosco!
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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