Estratégia de Marketing

Site para clínica: 5 vantagens e o que precisa ter

agosto 30, 2018
site para clínica

Sua instituição de saúde ainda não está presente no Google? Ter um site para clínica é uma estratégia bastante eficaz para atrair novos pacientes, fidelizar os que você já conquistou e se manter competitivo no mercado!

Neste post, vamos apresentar as principais vantagens de ter um site para clínica e tudo o que ele precisa para ser completo. Vamos juntos?

Vantagens de ter um site para clínica

1. Credibilidade

Na área da saúde, ter credibilidade é fundamental. Isso pode ser conquistado ao investir na criação de um site para clínica.

No momento em que o paciente procurar pela instituição no Google, ele encontrará as informações mais importantes sobre o seu negócio.

É importante que o site esteja organizado e que reúna todo conteúdo de forma acessível.

É possível, por exemplo, incluir o currículo dos profissionais, formas de pagamento, convênios, especialidade, endereço, contato e também os diferenciais oferecidos.

Também é importante criar uma seção com materiais de blog que contenham informações e dicas relevantes às especialidades que a clínica oferece.

2. Atrair novos pacientes

Você já ouviu a expressão: “quem não é visto, não é lembrado?”

O mesmo acontece com uma clínica sem site. O seu potencial paciente está conectado, isso não é mais nenhuma novidade, afinal, todos estamos. Mas não pense que ele está somente nas redes sociais.

Estar presente no principal buscador do mundo, o Google, é uma estratégia indispensável para atrair novos pacientes.

É essencial que o site da clínica tenha um conteúdo instrutivo, rico e útil que ajude o seu paciente a tomar decisões. 

A criação de conteúdo é uma forma de sustentar o seu profissionalismo e conhecimento técnico, posicionando o seu negócio como verdadeiros profissionais e referências da área de atuação.

3. Ser encontrado com maior facilidade

Geralmente, quando uma pessoa busca por um serviço ou produto específico, ela usa o buscador do Google para procurar por informações antes de tomar decisões. 

Digamos que o potencial paciente está buscando por um dermatologista e a sua clínica oferece essa especialidade.

Se você construir um site bem estruturado e trabalhar para melhorar suas posições no buscador, certamente irá aparecer como opção para a pessoa que está procurando por informações ou atendimento nesta especialidade.

4. 24 horas por dia e 7 dias por semana

Mesmo com a sua clínica fora do horário do atendimento, à noite ou nos fins de semana, os pacientes podem acessar seu site, conhecer sua proposta, a estrutura, a equipe de profissionais e muito mais.

Ou seja, a clínica estará presente e disponível 24 horas, 7 dias por semana, sem interrupções.

5.  Baixo custo de investimento

Outro benefício de ter um site para clínica é que não é necessário um grande investimento.

Manter um site online é mais barato do que você imagina. E o retorno financeiro que é possível ter com a conquista de novos pacientes é bem maior comparado ao investimento.

No entanto, o site precisa ser construído por profissionais qualificados e experientes, que atendam todos os requisitos que a plataforma deve oferecer, como acessibilidade e boa otimização, com qualidade e seriedade.

O que um site para clínica precisa ter?

É importante saber que o site para clínica precisa de uma comunicação simples, mas efetiva.

Invista em um layout clean, com  informações claras e objetivas sobre os seus serviços e profissionais. 

O site precisa ter: 

  • Especialidades atendidas. Crie uma aba informando todas as especialidades que a clínica atende. Exemplo: ortopedia, medicina do esporte, pilates, fisioterapia. Ou exames, como ressonância magnética e tomografia computadorizada, se tiver um centro de imagem.
  • Descrição dos profissionais. Um breve currículo com formação e especialidade, contendo as credenciais, como RQE E CRM, visto que muitos pacientes pesquisam pelo nome dos médicos e isto irá auxiliar na encontrabilidade da sua instituição. 
  • Descrição dos procedimentos ou exames mais realizados. Informações sobre os procedimentos mais realizados passam uma imagem de expertise. Detalhes sobre os exames com informações sobre o preparo, por exemplo, também são importantes.
  • Contato. Botão do WhatsApp,  formulários de contato, pré-agendamento e outras opções.
  • Institucional. Espaço para que o paciente possa conhecer a história da clínica, entender sobre as formas de atendimento e também para destacar informações como missão, visão e valores da instituição.
  • Blog. Trabalhe conteúdos com os principais assuntos relacionados ao seu negócio, como dicas de saúde, informações sobre patologias, tratamentos e exames. Explore palavras-chave relevantes para a clínica.

Site para clínica e otimização para SEO 

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos do Google.

Essa estratégia faz com que o site ocupe posições de destaque e alcance mais pessoas. Naturalmente, quanto mais bem posicionado o site é, mais visitas recebe e as chances de conversão aumentam.  

A estratégia de SEO inclui pontos como:

  • Call to Action (CTA). É uma estratégia usada no final de textos, em banners ou links, convidando o leitor a executar uma determinada ação.
  • Meta-description. É aquela breve descrição que aparece no resultado da pesquisa logo após o título, no Google.
  • Heading tags. São marcações usadas para hierarquização das informações, sejam títulos de páginas ou textos.
  • Palavras-chave. Use palavras-chave para que o Google entenda sobre o que o seu site, página ou texto tratam. Exemplo: dermatologista em São Paulo.  

Usabilidade do site

Conheça algumas práticas de usabilidade que melhoram o desempenho do site da clínica

  • Mobile-Friendly. O Google atualizou o seu algoritmo e agora prioriza sites que são “amigáveis” a celulares e dispositivos móveis.
  • Acessibilidade. Garanta que pessoas com deficiência e idosos possam navegar, entender e interagir com os conteúdos.
  • Conteúdo escaneável. Facilita a experiência do usuário na página e garante uma leitura mais fluida.
  • Navegação intuitiva. Aposte em um design simples e objetivo, que atenda as necessidades do usuário.

O que o site para clínica não pode ter?

O site deve seguir à risca o Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM). Você conhece?

Algumas das proibições do manual:

  • Fazer propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica;
  • Expor a figura do paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento (antes e depois), ainda que com autorização expressa do mesmo;
  • Inserir preço, promoções ou ofertas;
  • Oferecer seus serviços por meio de consórcio e similares;
  • Oferecer consultoria a pacientes e familiares como substituição da consulta médica presencial;
  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento, entre outros.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender os benefícios que um site para clínica pode trazer. 

Marketing digital para clínicas

A Agência KOS – Marketing em Saúde, é uma empresa especializada em marketing digital para clínicas, laboratórios e centros de imagem. 

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Autor: Alex Menezes

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