Muitas clínicas e profissionais da saúde se questionam sobre como engajar seus pacientes nas redes sociais, porém, antes de começar a pensar em estratégias, é necessário entender o que é engajamento.
O Engajamento é envolvimento, interação, relacionamento com a sua marca, que vai além do número de seguidores em uma rede social ou likes em uma postagem. Podemos mediar o engajamento por outros fatores, como tempo que os visitantes permanecem em suas redes sociais, site, blog, comentários e sugestões. É isso que define a probabilidade desses seguidores adquirirem seus serviços e influenciarem outras pessoas a fazê-lo também. Existem ferramentas de monitoramento que fornecem essas informações, mesmo que de forma aproximada.
Segue 5 dicas para aumentar o engajamento da sua clínica e perfil profissional nas redes sociais:
1. Conheça seu público
Toda clínica e profissional da saúde precisa ter completo conhecimento a respeito do perfil de seu público. Isso faz com que as suas ações sejam desenvolvidas com o maior potencial de sucesso, já que todos os elementos são pensados para aquela audiência especificamente. Para isso, observe os dados demográficos dos seus perfis nas redes sociais e quaisquer informações de pesquisas anteriores da sua marca.
2. Crie uma estratégia relacionada com sua marca
Você já sabe que esse aumento do seu público consiste na implantação de uma estratégia digital, basta saber como aumentar o engajamento nas redes sociais e pensar como funcionará essa estratégia para que seja realmente eficaz na captação de pacientes para sua marca. Você já parou para pensar que os seus concorrentes podem já ter uma estratégia? Pois bem, se você não tiver a sua, mesmo que ofereça um serviço melhor, pode ficar para trás. Isso porque o sucesso no mercado está muito relacionado à divulgação para as pessoas certas.
3. Construa sua imagem nas redes sociais
Um dos maiores aliados das marcas é o marketing de conteúdo, que desperta interesse e mostra o quanto a clínica está preparada para atender adequadamente às necessidades dos pacientes. Assim, para saber como engajar seus pacientes por meio do marketing de conteúdo, você deve explorar ao máximo todas as dúvidas levantadas por eles e transformá-las em materiais ricos e bem estruturados, que levem conhecimento e entretenimento, construindo sua reputação de referência nas redes sociais.
4. Interaja com seu público
Para engajar os pacientes nas redes sociais, você precisa estar mais presente nelas. A sua marca deve responder a todas as perguntas feitas pelo público, evitando deixá-lo falando sozinho. Adote o tom e a linguagem adequados para a clínica e cada situação, preocupando-se em oferecer o melhor atendimento a todos que entram em contato. Essa postura vai incentivar ainda mais interações da audiência. Lembrando que é proibido dar consulta via redes sociais conforme código de ética do seu conselho.
5. Acompanhe seus números
Mesmo ao seguir essas dicas, pode ser que determinadas estratégias não tenham os resultados esperados. Por conta disso, é essencial acompanhar os números obtidos com suas campanhas, ficando de olho no que está dando certo e no que falhou. Enquanto é necessário intensificar o que obteve sucesso, você precisa revisar o planejamento do que ficou aquém do esperado. É nessa constante evolução que você chega no seu objetivo.
Agora é a hora certa para rever todas as suas estratégias e focar nessas dicas de como aumentar o engajamento nas redes sociais. Com mais pessoas tendo contato com a sua marca, ela se fortalece e você consegue levar seus serviços para mais público. Realize um trabalho contínuo, buscando sempre ideias novas das tendências atuais para impactar sua audiência da forma mais eficiente.
A Agência KOS é especializada em Marketing Digital em Saúde e te auxiliará no desenvolvimento de estratégias específicas para alavancar sua clínica ou perfil profissional. Caso tenha mais alguma dúvida ou precise de ajuda, entre em contato conosco.
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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