Estratégia de Marketing

E-mail marketing para clínicas: veja as principais vantagens

março 25, 2019
E-mail marketing para clínicas: veja as principais vantagens

Devido a grande concorrência, a cada dia se torna mais importante investir em estratégias para aumentar a visibilidade da sua clínica e, por consequência, tornar-se referência no seu segmento. Nesse sentido, uma ferramenta que pode ser muito útil para conquistar seus pacientes é o e-mail marketing para clínicas.

É impressionante a quantidade de clínicas que baseiam a sua estratégia de marketing digital exclusivamente em redes sociais. E não entenda mal, elas são mesmo excelentes ferramentas para desenvolver a sua marca.

No entanto, investir as suas ações apenas nesses canais é uma prática insuficiente e até arriscado. 

Ao longo do texto, vamos entender um pouco mais sobre essa ferramenta de comunicação e te mostrar como usá-la para alavancar seu negócio. Boa leitura!

A importância do e-mail marketing para clínicas

Tenha em mente que, assim como qualquer outro produto ou serviço, as redes sociais possuem um ciclo de vida, e em algum momento entrarão em sua fase de declínio. 

Contudo, apesar de estarmos na era Facebook e Instagram, o e-mail marketing para clínicas permanece firme como um dos principais pilares de uma estratégia digital de sucesso. Na verdade, em relação à influência “social”, o e-mail marketing é o verdadeiro rei. 

Em estudo realizado pela SocialTwist, 119 campanhas de marcas líderes foram monitoradas durante um período de 18 meses, e os resultados revelaram uma vantagem significativa para a capacidade do e-mail de converter novos clientes em relação ao Facebook e o Twitter.

É por esses e outros motivos que a sua clínica também precisa utilizar essa estratégia. Dentre seus principais benefícios, podemos destacar 6 dicas. Confira!

Vantagens do e-mail marketing para clínicas

1. Baixo custo, alto retorno

O e-mail marketing para clínicas é o canal que apresenta melhor retorno financeiro, ou seja, você não precisa investir muito inicialmente e tem a possibilidade de gerar um grande volume de receita. 

As plataformas de envio massivo de e-mails tem baixo custo e sua projeção de alcance, diferente das redes sociais, são palpáveis e previsíveis. 

O custo para enviar e receber emails é quase zero e o retorno de uma campanha bem planejada pode ser alto, porque é criada uma relação de credibilidade entre a clínica e o paciente.

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2. Segmentação assertiva

Você já ouviu a expressão: “Menos as vezes é mais?” Neste contexto ela faz total sentido, e sabe porque? O e-mail marketing é um dos poucos canais de comunicação em que o paciente realmente solicita o recebimento de materiais da sua clínica. 

Isso pode ser ótimo para os negócios! Pois, é comum limitar o uso do e-mail marketing apenas para aqueles clientes que se inscreveram em suas newsletter, ou seja, isso permite uma comunicação super eficaz e taxas de conversão muito mais elevadas.

4. Fácil de criar

Algumas das campanhas mais bem sucedidas utilizam simples e-mails com os conteúdos que já foram criados para o blog, por exemplo, e apesar de significar que o conteúdo será mesmo, o que importa é realizar a ação de e-mail marketing para ampliar o alcance dessa comunicação.

5. Simples de mensurar

Outro ponto super positivo desta estratégia é a sua facilidade de mensuração. A maioria dos softwares de e-mail marketing para clínicas, como o RD Station, permite que você acompanhe de perto os resultados de suas campanhas e detecte o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

6. Autoridade em conteúdo

O envio de conteúdos informativos também é uma forma de mostrar ao seu paciente em potencial o quanto você tem conhecimento sobre determinado assunto e como você pode ajudá-lo a resolver o problema em questão.

Além disso, também é possível alertá-lo sobre a importância de realizar consultas e exames de forma preventiva, indicando, até mesmo, vacinas que podem ser tomadas em determinadas épocas do ano.

Sabemos que conquistar a caixa de e-mail de seus pacientes é complicado. Certamente, como a maioria das pessoas, ele está saturado de mensagens que chegam por lá, fazendo com que se torne muito mais criterioso em relação à abertura de um e-mail

Em um cenário como esse, o spam não tem vez, e apenas o e-mail marketing para clínicas de alto nível, aquele com destinatários cuidadosamente selecionados e assuntos verdadeiramente relevantes, se sobressai.

Quer saber como implementar esta estratégia de marketing digital na sua clínica e elevar a estratégia de comunicação com os seus pacientes? Conte conosco!

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Autor: Alex Menezes

Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.

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