Quando recebemos um bom atendimento em clínicas, consultórios, laboratórios ou hospitais, sentimos vontade de voltar ao local. Não existe nada mais prazeroso do que receber um ótimo atendimento, com pessoas capacitadas e bem preparadas.
Receber as instruções e preparações antes de realizar consulta e exames, encontrar atendentes educados e contentes, um ambiente planejado, limpo e organizado, são quesitos que marcam a experiência do paciente e conquistam o cliente.
Ter uma equipe que está engajada no atendimento com o paciente pode ser o que está faltando no seu negócio. Confira algumas dicas que a Agência KOS – Marketing em saúde separou para ajudar você.
Atendimento
O segredo para conquistar novos clientes e manter aqueles que já utilizam seu serviço pode ser o atendimento. Muitas pessoas escolhem conhecer novos lugares porque não sentiram confiança ou por conta de erros – durante o agendamento ou pagamento.
Ter uma equipe bem treinada e preparada para oferecer o atendimento com o paciente é o segredo para cativar as pessoas que estão conhecendo o seu negócio e para criar vínculos com aqueles que já são clientes.
Pessoas felizes, sorridentes e que conseguem memorizar o nome dos clientes são ótimas opções para sua equipe. Na hora de formar seu time busque por quem gosta de estar em contato com o público e que esteja disposta a proporcionar uma ótima experiência para o público.
Tarefas
Ter um bom treinamento para a sua equipe também faz a diferença. Capacite os profissionais e deixe claro o que cada um deles deve fazer, quais são as funções de cada um, tarefas, objetivos e obrigações.
Quando uma equipe tem definida o papel de cada um, o trabalho flui melhor e todos podem contribuir com o crescimento do negócio, refletindo no atendimento com o paciente.
Não existe nada mais chato do que chegar em uma clínica, consultório, laboratório ou hospital em que as pessoas não sabem qual a função de cada um e que tudo parece uma bagunça.
Pontualidade e estrutura
A pontualidade também deve ser levada em conta pelos médicos e especialistas do local. Muitos clientes entendem os atrasos como uma falta de respeito ou como a desculpa perfeita para não voltar mais no local.
Caso o especialista ou técnico perceba que o atendimento dos pacientes está atrasado, o melhor é pedir para a recepcionista avisar os próximos pacientes qual foi o motivo do atraso. Isso demonstra como a equipe está preocupada com o cliente.
Invista na estrutura do seu negócio. Crie e decore ambientes pensando no conforto e bem estar de quem vai utilizar os serviços. Quanto mais o paciente criar um vínculo com o seu negócio, mais ele vai entender que esse é o serviço certo para ele.
Invista em Software
Vivemos na era digital e já estamos acostumados com a tecnologia, então nada melhor do que trazer a modernidade para a sua clínica, consultório, laboratório ou hospital. Invista em um software que atenda todas as necessidades da sua equipe, desde a recepcionista até os médicos.
Escolha por uma plataforma que seja capaz de comportar todas as informações dos clientes, que tenha um ótimo sistema, rápida, eficaz e com acessibilidade. A inovação pode melhorar e contribuir com a agilidade no atendimento.
Clique aqui e conheça outros benefícios de software para a gestão da sua clínica.
Com uma boa tecnologia e com menos burocratização, seus colaboradores têm mais tempo para oferecer humanização no atendimento com o paciente.
Utilize o NPS
O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica que mede a probabilidade existente para que seus clientes recomendem o serviço para amigos, colegas e contatos. A metodologia é baseada em uma pergunta simples: em uma escala de zero a dez – em que zero você jamais recomendaria e dez você com certeza recomendaria -, qual a chance de você indicar o produto ou serviço para outras pessoas?
Os resultados são divididos em três categorias, sendo elas: notas de zero a seis, notas de sete a oito e notas de nove a dez. Já falamos sobre esta metodologia de recomendação de serviços aqui em nosso blog, para ler, clique aqui.
Ter um bom atendimento com o cliente e uma equipe unida e bem treinada é fundamental para o sucesso do seu negócio. Nós da Agência KOS – Marketing em saúde queremos ajudar você a criar um ótimo relacionamento com os pacientes.
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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