Antes de estipular o valor que você vai cobrar por cada atendimento na sua clínica, alguns fatores devem ser levados em conta. Despesas, margem de lucro e o investimento são questões que precisam ser analisadas.
Além disso, também é preciso pensar na experiência do cliente: como ele será atendido, os diferenciais da sua clínica e acima de tudo, o atendimento humanizado que você deve oferecer.
Acompanhe as dicas que a Agência KOS – Marketing em Saúde separou para você em nosso segundo ?
Análise de mercado
Saber como calcular o valor de uma consulta médica é fundamental. Pesquise os possíveis concorrentes, como é realizado o atendimento nesses locais, o valor cobrado e a satisfação dos pacientes
A análise de mercado deve ser feita junto com o plano de negócio, assim você pode compreender como está a competitividade e estruturar os motivos que vão direcionar o público para a sua clínica.
Pode parecer simples, mas muitos profissionais não conhecem ou não sabem como está o mercado. Quando investimos em algo, mas não conhecemos, o risco de errar no caminho é bem maior.
Quem é o seu cliente?
Tão importante quanto analisar o mercado, conhecer exatamente quem é seu público faz toda a diferença. Muitos profissionais acabam esquecendo de observar os pacientes e não sabem qual é a pessoa ideal para frequentar a clínica.
É preciso analisar quem você deseja atender! Homens, mulheres, idosos, jovens, pessoas da classe média ou alta. Todos os detalhes fazem diferença para aprender como calcular o valor de uma consulta médica.
A localização da sua clínica também deve ser analisada. Pense em qual bairro você está, quem vai ir até o local e quais pessoas estão ao redor do consultório.
E as despesas?
Falar das despesas é um momento delicado. Muitos profissionais preferem não discutir o assunto, mas o tema é fundamental para saber como calcular o valor de uma consulta médica.
Monte um arquivo com as principais despesas da sua clínica. Gastos com estrutura, contratação da equipe, aluguel, IPTU, água, luz, internet, materiais para escritório e consultas são as principais despesas do mês.
Também é importante planejar os gastos urgentes que podem surgir, seja por motivos planejados ou por imprevisto. Manutenção de aparelhos, melhora nas instalações da clínica ou danos em consultórios e máquinas são urgências frequentes nos consultórios.
Com os valores das despesas definidos, agora é mais fácil definir o valor correto da sua consulta.
Preço x valor
Este fator é fundamental: compreender qual é a diferença entre preço e valor. O preço é a quantia cobrada do paciente para a consulta, enquanto o valor engloba toda a experiência do paciente, desde o momento que ele chegou na clínica.
O valor é demonstrar para as pessoas que o preço compensa, que o bom atendimento, os cuidados com a saúde, a atenção e a humanização são fatores que estão acima de qualquer valor. O paciente precisa entender que vale a pena voltar ao seu consultório por conta do tratamento exclusivo.
A estrutura, equipe, profissionais capacitados, localização e até mesmo a decoração também são fatores que contribuem com a escolha do paciente.
Pronto para definir o preço?
Agora você já pode definir o preço da sua consulta! Após analisar todas as informações, considere a margem de lucro que você quer atingir e pense em quanto custa atender cada paciente.
Saber como definir o valor de uma consulta médica é um procedimento que precisa de muita análise e planejamento, portanto deve ser feito com muito cuidado.
Coloque as informações em planilhas e documentos, pesquise, converse com gestores e avalie quanto realmente deve custar uma consulta na sua clínica. Tente não seguir os padrões do mercado e calcule o que realmente está de acordo com o seu negócio.
Seguindo as nossas dicas, será mais fácil planejar um valor justo, seja para você ou para o paciente.
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Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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