Quanto investir em marketing digital na área da saúde? Com a evolução da tecnologia e de um mundo cada vez mais digital, é essencial que os profissionais médicos e as clínicas estejam presentes nas redes sociais e na internet como um todo. Estamos conectados o tempo todo, buscando informações ou enviando mensagens, e essa tendência só cresce.
A importância da presença online na área da saúde continua inegável. A pesquisa Life Insights, conduzida pela plataforma Minha Vida, revela que mais de 98% dos entrevistados pesquisaram informações sobre saúde na internet.
Estar presente online não é apenas uma necessidade, mas também uma oportunidade. O marketing médico digital é uma ferramenta mais eficaz para auxiliar no crescimento de sua prática médica e no alcance de seu público-alvo.
Planejamento é o segredo do sucesso
Antes de pensar nos valores e resultados, é fundamental que os profissionais médicos e gestores de clínicas pensem no planejamento e na estratégia. Algumas práticas médicas buscam visibilidade, enquanto outras estão em busca de autoridade. A conversão de pacientes e o aumento da rentabilidade também são metas comuns. Cada uma dessas metas requer uma estratégia específica.
Para definir o planejamento, não deixe de analisar o faturamento, a lucratividade, a percepção de marca e o mercado de concorrentes. Esses indicadores são fundamentais para garantir os resultados.
Qual é a melhor estratégia?
Ainda não existe uma fórmula mágica para garantir o sucesso do marketing médico digital na área da saúde. Os resultados estão relacionados a todas as etapas do processo, por isso o planejamento é essencial.
Algumas práticas médicas podem decidir investir pouco, enquanto outras têm disponibilidade para um orçamento maior. Quando o investimento é mínimo, o ideal é que a quantia seja direcionada para uma única mídia, como Google Ads ou Facebook Meta.
Agora, quando o investimento é substancial, o mais indicado é trabalhar com o inbound marketing. Este método é o melhor para atingir novos pacientes e construir um relacionamento sólido com aqueles que já visitam sua clínica.
Quanto devo investir em marketing gigital na área da saúde?
Chegamos ao momento mais aguardado: a hora de falar sobre os valores! O ideal é que você deva investir em marketing digital na área da saúde seja feito de acordo com os relatórios de sua prática médica. Se a sua clínica já é reconhecida e consolidada na área da saúde, o recomendado é investir entre 6% e 12% do valor final. Por outro lado, se a sua prática médica ainda não é reconhecida, é fundamental que o investimento esteja entre 12% e 20% do faturamento. Essa quantidade é possível potencializar a marca, estar presente no ambiente digital e conquistar novos pacientes, respondendo à pergunta de quanto investir em marketing digital na área da saúde.
Por que é importante estar presente online na área da saúde?
A presença no meio digital é inquestionável na área da saúde. Muitos profissionais médicos ainda têm recebimento de realização do investimento, seja por não conhecerem a ferramenta ou por subestimarem a relevância que a internet pode agregar.
De acordo com a pesquisa Life Insights, do site Minha Vida, a maioria dos entrevistados entrevistados conteúdos que podem fazer parte de sua estratégia de inbound marketing.
Como medir a efetividade em marketing digital na área da saúde?
Não se deixe levar apenas pelos números de curtidas e comentários ao medir a efetividade do marketing digital na área da saúde. O objetivo principal deve ser analisar o perfil dos novos pacientes e encontrar cada vez mais pessoas interessadas nos serviços de sua prática médica.
O retorno deve ser calculado pelo número de pacientes e não pelo número de curtidas. Vale lembrar que cada prática médica exige uma estratégia personalizada e que não existe uma fórmula universal.
Por que contratar uma agência de marketing digital especialista na área da saúde?
Não deixe nenhum fazer o marketing digital na área da saúde da sua prática. Escolha uma agência especializada e alcance os resultados com autoridade, visibilidade e ética.
Aqui na Agência KOS, somos parceiros de nossos clientes e desejamos entregar os melhores resultados possíveis.
Se você tiver dúvidas, entre em contato conosco. Estamos preparados para ajudá-lo a realizar um trabalho ético, eficaz e com resultados no meio digital na área da saúde.
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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