Estratégia de Marketing

6 itens para a transformação digital na saúde

fevereiro 26, 2020
transformação digital na saúde

Você provavelmente já ouviu falar em transformação digital na saúde, esse é um dos termos que mais vem chamando atenção de gestores de clínicas pelo mundo. Mas quais são as ferramentas e vantagens que essa transformação vem gerando? 

A implementação dessas estratégias digitais pode te ajudar de inúmeras formas, com elas você dispõe de um universo de possibilidades que te levam a oferecer um atendimento de qualidade ao paciente. Além disso, essas ferramentas vão desde a gestão de relacionamento com o cliente até a realização e análise de exames clínicos à distância.

No post de hoje, vamos apresentar os 6 itens para a transformação digital na saúde, como isso está sendo feito e como pode ser usado para otimizar os processos da sua instituição. Boa leitura!

Conheça os 6 itens para a transformação digital na saúde

Algumas tecnologias vêm se tornando fundamental no setor da saúde. Por isso, se você deseja colocá-las em prática em sua instituição, vamos te apresentar 6 itens para a transformação digital na saúde e os benefícios da implementação dessas estratégias. Veja a seguir!

CRM

O customer relationship management ou gestão de relacionamento com o cliente em português, é um software que a partir da organização e automação de processos, garante a satisfação do seu paciente durante o tempo de atendimento, assegurando que a experiência em sua clínica foi boa mesmo após o atendimento.

Geralmente o que diferencia uma clínica da outra, além dos serviços prestados, é a qualidade do atendimento, ou seja, quando o paciente agendar uma consulta, sua instituição deve ter o melhor atendimento entre seus concorrentes.

Através do CRM você pode segmentar os pacientes por necessidades e especialidades, registrar o histórico de contatos e melhorar o atendimento para que ele indique sua clínica e retorne mais vezes. Assim você aumenta o número de atendimentos e o faturamento da sua clínica.

Telemedicina

A telemedicina é uma ferramenta que disponibiliza um conceito de consulta à distância. É através dela que, por exemplo, que laudos de exames sem a presença física de um médico no mesmo ambiente que o exame é feito são possíveis. 

Esses laudos à distância podem reduzir os custos da clínica e aumentar a agilidade no atendimento dos pacientes, já que será possível entregar os resultados em prazos menores com garantia de qualidade.

Implementando a telemedicina, sua clínica também adquire maior segurança na hora de armazenar os dados do paciente, já que serão salvos online. Então, se você busca melhorar a gestão oferecendo qualidade de atendimento, a telemedicina pode diferencial que vai fazer sua clínica se destacar no mercado.

Gerenciamento de agenda

Ter uma estratégia bem definida para gerenciar a agenda de pacientes pode trazer  inúmeras vantagens para sua clínica, como maior produtividade interna, controle sobre as informações do paciente e o aumento da satisfação em relação aos serviços prestados.

Se você deseja que sua clínica se torne referência em atendimento, é necessário praticar algumas ações, por exemplo: estipule a duração aproximada de cada atendimento e confirme as consultas com antecedência. Você pode fazer isso utilizando um aplicativo, agenda digital ou um software de gestão de clínicas. E lembre-se que é importante oferecer treinamento aos funcionários, assim, sua equipe estará sempre capacitada para utilizar essas ferramentas.

Experiência do paciente

Todo contato que o paciente tem com o sistema de saúde, desde o plano de saúde até a consulta médica, entre qualquer outros serviços relacionados, pode ser determinado como experiência do paciente.

Avaliar a experiência do paciente é uma tendência relativamente nova no Brasil e tem como objetivo aprimorar os serviços de saúde, a partir do que os pacientes realmente valorizam, como o acesso à informação e a cuidados individualizados.

É comum gestores de serviços de saúde ainda confundirem a experiência do paciente com satisfação. Mas diferentemente do que muitos acreditam, a experiência do paciente e satisfação não são a mesma coisa que satisfação. A experiência do paciente é baseada na humanização, em outras palavras, humanizar o tratamento é extremamente importante. 

Software para o departamento de finanças

Utilizar um software para controle financeiro facilita e mantém em dia a gestão das finanças da sua clínica ou consultório. Através dele, você otimiza todas as áreas da sua instituição, principalmente a parte de gestão, e dispõe de vantagens como maior controle das movimentações financeiras, fluxo de caixa, relatórios e gráficos automáticos, contas bancárias, repasse financeiro e despesas.

Portanto, na hora de escolher qual é o software ideal para sua clínica, verifique se ele possui as funcionalidades certas para suas necessidades.

Tecnologia em nuvens

Outra tendência da transformação digital na área da saúde que vem ganhando força é a tecnologia em nuvens. Você já parou para pensar que seus pacientes estão cada vez mais conectados a internet e por consequência, acham importante ter um atendimento digital?

É aí que a tecnologia em nuvens entra em ação. Todos os dados, informações e registros do paciente, ficam seguros em uma nuvem na internet, que você pode acessar através de login e senha, em qualquer lugar do mundo com qualquer dispositivo eletrônico.

Por tudo isso, a tendência é que essas ferramentas se tornem cada vez mais presentes e necessárias para sua clínica, as vantagens vão desde a praticidade no trabalho, fidelização e captação de novos pacientes até o gerenciamento mais organizado e de qualidade.  

Gostou de saber mais sobre a transformação digital na saúde? Conte com uma agência especializada no assunto! A agência KOS vem ajudando clínicas e hospitais a conquistar melhores resultados. Continue acessando os conteúdos do blog e até a próxima leitura!

Autor: Alex Menezes

Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.

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