Em 2020, a automação de processos, a gestão por métodos ágeis e a implementação de novas tecnologias, como a teleconsulta, deixou de ser um diferencial competitivo para se tornar um fator de sobrevivência no mercado.
O processo de transformação digital que antes vinha sendo tratado como novidade, passou a ser fundamental da noite para o dia. É o caso da telemedicina, autorizada em todas as áreas da saúde para dar continuidade ao atendimento à população em tempos de isolamento social devido a Covid-19.
No entanto, adaptar a realidade do consultório para a tela do computador e manter o mesmo padrão de atendimento não é uma tarefa fácil.
Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para que você consiga manter um atendimento humanizado e de qualidade com os pacientes a distância. Boa leitura!
Dicas para atendimento humanizado durante a teleconsulta
1 – Defina um local de atendimento adequado
Está primeira dica é fundamental para quem está trabalhando em home office.
Pense que você deve proporcionar para o seu paciente um lugar tranquilo e agradável para a teleconsulta, não muito diferente do que está acostumado a oferecer na sala de atendimento do consultório.
Para isso, escolha um espaço calmo da sua casa, onde você possa realizar a videoconferência livre de distrações, sem barulhos externos, conversas, som da televisão, entre outros. E o mais importante: sem ser interrompido.
Desse modo, você mantém o profissionalismo e qualidade das consultas presenciais mesmo a distância.
O ideal é não misturar espaços de lazer com o local de atendimento. Por isso, separe um cômodo específico e adequado para suas chamadas.
2 – Use uma plataforma segura
Profissionais de inúmeros segmentos estão acostumados a utilizar plataformas como WhatsApp, Messenger, Skype ou Zoom para se comunicar com os seus clientes.
No âmbito da saúde não é diferente, essas ferramentas de comunicação estão cada vez mais presentes na vida do profissional da área e auxiliam na relação com o paciente.
Porém, quando falamos em atendimento médico e o manuseio de informações sigilosas e sensíveis do paciente, apesar das plataformas serem práticas, elas não possuem a segurança adequada para lidar com esse tipo de conteúdo.
Em síntese, você deve estar dentro das normas do Conselho Federal de Medicina e atender as exigências da LGPD. Para isso, é preciso realizar o atendimento a distância utilizando-se de softwares e sistemas seguros, específicos para o armazenamento desse tipo de informações.
Assim, você garante a proteção dos dados dos seus pacientes em um local seguro e adquire maior proteção judicial para a sua imagem profissional, uma vez que as informações estarão guardadas em ferramentas específicas para teleconsultas.
3 – Foque sua atenção no paciente
Durante a teleconsulta, não permita que a distância seja uma barreira para diminuir a qualidade da consulta.
Dessa forma, coloque o celular no modo avião durante a consulta e se isso não for possível, deixe-o apenas no silencioso para evitar interrupções e de modo algum, navegue nas redes sociais ou em qualquer outra plataforma durante o atendimento.
Se você apresentar dificuldades em se concentrar durante a ligação, use técnicas para manter o foco, como olhar nos olhos do paciente, por exemplo.
Parece óbvio, não é mesmo? No entanto, manter o mesmo padrão de atendimento das consultas presenciais exige muita concentração e dedicação do profissional da saúde.
4 – Garanta uma boa experiência ao paciente
Quando se trata da saúde, devemos pensar de forma ampla. Por exemplo, quando um paciente está a procura do local ideal para realizar o seu tratamento, deve-se levar em consideração todo o processo pelo qual ele passa para encontrar a sua instituição até o primeiro contato com a recepcionista.
Neste sentido, é fundamental garantir que ele tenha uma excelente experiência de atendimento, só assim você conseguirá guiá-lo para que ele escolha sua instituição ao invés dos concorrentes.
Para garantir isso, disponibilize meios para facilitar o agendamento de consultas online, como uma aba específica no site ou um botão de WhatsApp para iniciar uma conversa direta com a recepcionista.
Além de oferecer mais opções para que o seu paciente agende a consulta em qualquer horário e de qualquer lugar, você também pode, através da captação de e-mail e número do celular, lembrá-lo da consulta marcada e assim, reduzir a taxa de absenteísmo.
E não para por aí, você pode manter o contato e melhorar ainda mais a experiência do paciente mesmo depois consulta.
Um bom exemplo disso é o e-mail marketing, com ele é possível enviar mensagens personalizadas com mensagens atualizadas sobre o tratamento ou outros serviços da instituição que possam interessá-lo.
Para auxiliar você nesse processo de adaptação e novas abordagens de comunicação com o seu paciente, a melhor opção é procurar uma agência especializada em marketing médico.
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Continue acessando os conteúdos do blog e até a próxima!
Autor: Alex Menezes
Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.
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