Marketing Digital

Relatórios de marketing digital: o que avaliar na área da saúde?

agosto 21, 2020
Relatórios de marketing digital- o que avaliar na área da saúde

Você, gestor da saúde, está por dentro das estratégias e ações que a sua agência de marketing médico vem traçando? Está ciente dos resultados que esse trabalho está gerando? Ou melhor, sabe para que servem os relatórios de marketing digital na área da saúde?

Acompanhar continuamente o desempenho desse trabalho é fundamental para compreender quais investimentos estão dando certo, ou quais estão falhando e precisam de maior atenção.

Independente do canal da comunicação utilizado para se aproximar dos seus pacientes ou atrair novos para a sua instituição, gerar bons resultados é o que se espera a longo prazo.

Por isso, é fundamental compreender quais relatórios de marketing digital sua agência deve apresentar ou quais métricas são utilizadas para acompanhar os resultados. Ainda não sabe? Continue a leitura e descubra!

O que os relatórios de marketing digital devem conter?

Periodicidade produtiva

Para que a instituição comece a elaborar um maior planejamento para alcançar resultados mais positivos, é necessário ter uma ampla visão de todos os processos de marketing. Por isso, é fundamental que a agência produza relatórios de marketing digital e os envie com regularidade.

Assim, as estratégias baseadas em dados concretos podem auxiliar a desenvolver ações que movem a instituição na direção desejada, otimizando a comunicação com o público-alvo e aumentando a autoridade e visibilidade da marca no mercado.

Para isso, no mínimo, uma vez ao mês a empresa deve apresentar os números. É importante também, cobrar levantamentos semestrais e anuais para acompanhar a evolução dos resultado nesses períodos.

Separação por canais

Saber em quais canais de tráfego o site da instituição está obtendo melhores resultados é fundamental para seguir na direção correta. Afinal, de nada adianta investir em estratégias que não geram resultados para você.

Por exemplo, nos relatórios de marketing digital precisam conter os dados de acesso dos principais canais do site, como tráfego orgânico, mídia paga, redes sociais, e-mail marketing e demais canais.

Destaque às suas metas

Por meio dos KPIS, sigla em inglês para Indicador-chave de Performance, você pode ter maior controle dos resultados das suas campanhas de marketing digital, ou seja, ver se elas estão alcançando os objetivos propostos pelo planejamento ou otimizar as suas campanhas e anúncios, caso necessário.

Os KPIs devem fazer parte dos relatórios de marketing digital que a agência apresenta à gestão a fim de mostrar o quanto a sua instituição está próxima das metas que pretende atingir.

Métricas estratégicas

Não se prenda a ideia de que relatórios de marketing digital devem apenas destacar números de curtidas em redes sociais.

Esse é um erro muito comum, porém, a análise deve ser focada em indicadores estratégicos, como: ROI, conversões geradas a partir das campanhas, geração de leads, CAC, canais de tráfego que mais convertem leads em pacientes, entre outros.

Relatórios que devem ser cobrados da sua agência

Conteúdos que geram maior engajamento

Os conteúdos que geram maior engajamento são aqueles que trazem mais tráfego para o site.

Portanto, esse é um dos relatórios de performance mais importantes para obter maior assertividade na comunicação. Dessa forma, analise junto à agência quais são os posts mais populares e veja como o seu público está interagindo com os materiais que estão sendo publicados.

Conteúdos que convertem mais leads

É muito comum que os clientes de uma agência de marketing médico acreditem que os conteúdos da instituição devem focar apenas em posts nas redes sociais. 

Realmente, as redes sociais são um importante canal de comunicação, no entanto, existem inúmeras outras formas de interação com os pacientes.

O site da instituição e a landing page para materiais ricos (e-books e infográficos) são uma excelente forma de converter leads em pacientes. Para isso, é dever da agência acompanhar quais conteúdos estão convertendo mais leads e monitorar a nutrição de cada contato.

Canais mais eficientes

Dentre as estratégias de marketing, existem diferentes canais de comunicação que serão a base para a interação da instituição com os seus pacientes. 

Esses canais precisam estar alinhados com os objetivos da sua gestão e as estratégias desenvolvidas pela agência. Uma campanha pode ser disseminada por vários canais como: Instagram, Facebook, LikedIn, e-mail marketing, entre outros.

Cada um desses canais mostra resultados diferentes. Por exemplo, se a campanha apresentar melhor performance no e-mail marketing do que nas suas páginas de redes sociais, você poderá analisar os erros e a partir disso, repensar o que pode ser alterado na estratégia junto à equipe da agência.

Bounce rate e exit rate

Você sabe o que é bounce rate e exit rate? Se a resposta for não, tudo bem! A gente explica para você. Em síntese, são dois dados que fazem parte de uma ferramenta chamada Google Analytics.

Mas, o que é o Google Analytics? É uma ferramenta muito utilizada pelas agências de marketing médico para monitorar o tráfego do site, blog, redes sociais da instituição e a partir desses dados, entender como os pacientes interagem e se comportam diante a marca.

É aí que o bounce rate e exit rate entram. O bounce rate, em português taxa de rejeição, é usado para analisar o tráfego na web. Ou seja, ele apresenta a porcentagem de pessoas que visitam o site e vão embora sem realizar nenhuma ação na página.

Já o exit rate, termo em inglês que significa taxa de saída, apresenta a porcentagem de leitores do site que navegaram em mais de uma página. Por exemplo, o leitor que entrou no seu site, clicou para conferir suas especialidades e se interessou nos conteúdos de blog.  

Sendo assim, quando a agência apresentar esses dados, você consegue analisar quais estratégias de marketing médico nas suas páginas estão indo bem e quais precisam de mais atenção.

Principais métricas para se acompanhar no marketing médico

Medir o Retorno Sobre Investimento (ROI)

O Retorno Sobre Investimento, ou apenas ROI como é chamada, é uma métrica fundamental no marketing médico. Por meio dela, é possível obter maior controle e diminuir incertezas em relação aos investimentos realizados pela instituição.  

Para quem não conhece, o ROI é uma fórmula matemática simples que consiste na receita de vendas divididas pelo investimento realizado. Ela ajuda a identificar se suas estratégias estão valendo a pena ou não. 

Ou seja, por meio do ROI pode-se calcular os resultados que determinada campanha ou anúncio obteve e então, traçar planos mais assertivos sobre os investimentos e definir estratégias positivas conforme as análises.

Dessa forma, é possível avaliar quais são as adversidades com mais rapidez e manter os investimentos que estão dando certo.

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Taxa de conversão no funil

Esteja atento à taxa de conversão do funil. É importante lembrar que dentro desse funil, existem três fases: topo, meio e fundo e são elas que ajudam o lead – o seu potencial paciente – de um fase para a outra até que ele esteja pronto para o processo final de compra.

Após o lead converter em materiais ricos e formulários disponíveis em seu site e redes sociais, ele entra no processo de qualificação, que pode ser realizado por meio da automação de marketing. Esse momento é conhecido como a jornada do cliente, que será quando o lead irá percorrer as fases do funil de vendas, sendo possível observar e analisar a escalabilidade do processo.

Por isso, é importante que a agência alinhe os conteúdos conforme as etapas do funil de vendas. Isso permite que a instituição diferencie quais são as conversões de topo, meio e fundo do funil de vendas.

Custo por aquisição (CAC)

Em síntese, o CAC é uma métrica utilizada para medir o investimento médio em esforços diretos para conquistar um paciente (marketing e comercial).

Dessa maneira, você consegue identificar se os investimentos estão compensando para ou não. Para isso, confira se o CAC está menor que o ticket médio da instituição. Caso esteja, isso pode significar que os investimentos em marketing e comercial estão sendo eficientes.

Custo por clique (CPC)

Analisar o custo por clique em campanhas de marketing digital é essencial, pois esta métrica define o valor médio cobrado por um clique no seu anúncio. Esse valor é calculado da seguinte forma: divide-se o custo total do orçamento pelo número de cliques.

Taxa de cliques (CTR)

O CTR, em poucas palavras, mostra a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio ou campanha. 

Ou seja, essa métrica avalia o desempenho das ações através da porcentagem de pessoas que clicaram no link após visualizá-lo.

Custo por lead (CPL)

O custo por lead nada mais é que o valor máximo que podem ter os investimentos realizados para atrair mais pacientes. 

Para calcular o CPL, basta dividir o valor do investimento da campanha com o número de leads que mostraram interesse no seu trabalho. Vale ressaltar que esse cálculo inclui até mesmo as pessoas que não tornaram efetivamente seus pacientes. 

Quer saber mais sobre relatórios de performance e métricas de marketing médico para saber como está a saúde do marketing digital da sua instituição? Entre em contato conosco para receber um diagnóstico completo do marketing digital da sua instituição! 

Diagnostico do Marketing medico

Autor: Alex Menezes

Fundador e Diretor da KOS - Marketing em Saúde. Possui formação na área de Marketing, com especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. 14 anos de experiência e nos últimos oito tem se dedicado a criar e aplicar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, rentabilizando o investimento em marketing digital em empreendimentos da área da saúde.

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