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29 de fevereiro de 2024

Site para clínica: 5 vantagens e o que precisa ter

Sua instituição de saúde ainda não está presente no Google? Ter um site para clínica é uma estratégia eficaz para atrair novos pacientes, fidelizar os atuais e se manter competitivo no mercado!

Neste post, vamos apresentar as principais vantagens de ter um site para clínica e tudo o que ele precisa para ser completo. Vamos juntos?

Vantagens de ter um site para clínica

1. Credibilidade

Na área da saúde, ter credibilidade é fundamental. Investir na criação de um site para clínica ajuda a conquistar essa credibilidade. Quando um paciente procura pela instituição no Google, ele encontrará as informações mais importantes sobre o seu negócio.

É essencial que o site esteja organizado e reúna todo o conteúdo de forma acessível. Inclua o currículo dos profissionais, formas de pagamento, convênios, especialidades, endereço, contato e os diferenciais oferecidos. Crie também uma seção com materiais de blog que contenham informações e dicas relevantes às especialidades que a clínica oferece.

2. Atrair novos pacientes

Você já ouviu a expressão: “quem não é visto, não é lembrado?” O mesmo acontece com uma clínica sem site. O seu potencial paciente está conectado e busca informações não apenas nas redes sociais, mas também no Google. Estar presente no principal buscador do mundo é indispensável para atrair novos pacientes.

Garanta que o site da clínica tenha um conteúdo instrutivo, rico e útil que ajude o paciente a tomar decisões. A criação de conteúdo é uma forma de demonstrar seu profissionalismo e conhecimento técnico, posicionando seu negócio como referência na área de atuação.

3. Ser encontrado com maior facilidade

Quando uma pessoa busca por um serviço ou produto específico, ela usa o Google para procurar informações antes de tomar decisões. Se o potencial paciente está buscando por um dermatologista e a sua clínica oferece essa especialidade, um site bem estruturado e otimizado para o buscador aumentará suas chances de aparecer como opção relevante.

4. 24 horas por dia e 7 dias por semana

Mesmo fora do horário de atendimento, à noite ou nos fins de semana, os pacientes podem acessar seu site, conhecer sua proposta, a estrutura, a equipe de profissionais e muito mais. Ou seja, a clínica estará presente e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções.

5.  Baixo custo de investimento

Manter um site online é mais barato do que você imagina. O retorno financeiro com a conquista de novos pacientes é bem maior comparado ao investimento. No entanto, o site precisa ser construído por profissionais qualificados e experientes, que atendam todos os requisitos que a plataforma deve oferecer, como acessibilidade e boa otimização, com qualidade e seriedade.

O que um site para clínica precisa ter?

É importante que o site para clínica tenha uma comunicação simples, mas efetiva. Invista em um layout clean, com informações claras e objetivas sobre os seus serviços e profissionais.

O site precisa ter:

  • Especialidades Atendidas: Crie uma aba informando todas as especialidades que a clínica atende, como ortopedia, medicina do esporte, pilates, fisioterapia, etc.
  • Descrição dos Profissionais: Um breve currículo com formação e especialidade, contendo as credenciais, como RQE e CRM, para auxiliar na encontrabilidade da sua instituição.
  • Descrição dos Procedimentos ou Exames Mais Realizados: Informações sobre os procedimentos mais realizados passam uma imagem de competência. Detalhes sobre os exames, com informações sobre o preparo, são importantes.
  • Contato: Botão do WhatsApp, formulários de contato, pré-agendamento e outras opções.
  • Institucional: Espaço para que o paciente conheça a história da clínica, formas de atendimento e informações como missão, visão e valores da instituição.
  • Blog: Trabalhe conteúdos com os principais assuntos relacionados ao seu negócio, como dicas de saúde, informações sobre patologias, tratamentos e exames. Explore palavras-chave relevantes para a clínica.

Otimização para SEO 

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas usadas para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados orgânicos do Google. Essa estratégia faz com que o site ocupe posições de destaque e alcance mais pessoas. Quanto melhor o posicionamento, mais visitas o site recebe e maiores são as chances de conversão.

A estratégia de SEO inclui:

  • Call to Action (CTA): Estratégia usada no final de textos, em banners ou links, convidando o leitor a executar uma determinada ação.
  • Meta-description: Breve descrição que aparece no resultado da pesquisa logo após o título, no Google.
  • Heading Tags: Marcações usadas para hierarquização das informações, sejam títulos de páginas ou textos.
  • Palavras-chave: Use palavras-chave para que o Google entenda sobre o que o seu site, página ou texto tratam. Exemplo: dermatologista em São Paulo.

Veja: Como sua clínica pode conquistar a posição zero do Google

Usabilidade do site

  • Práticas de usabilidade que melhoram o desempenho do site da clínica:
    • Mobile-Friendly: O Google prioriza sites que são amigáveis a celulares e dispositivos móveis.
    • Acessibilidade: Garanta que pessoas com deficiência e idosos possam navegar, entender e interagir com os conteúdos.
    • Conteúdo Escaneável: Facilita a experiência do usuário na página e garante uma leitura mais fluida.
    • Navegação Intuitiva: Aposte em um design simples e objetivo, que atenda as necessidades do usuário.

O que o site para clínica não pode ter?

O site deve seguir as Novas Regas de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM). Algumas proibições incluem:

  • Fazer propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica;
  • Expor a figura do paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado de tratamento (antes e depois), ainda que com autorização expressa;
  • Inserir preço, promoções ou ofertas;
  • Oferecer serviços por meio de consórcio e similares;
  • Oferecer consultoria a pacientes e familiares como substituição da consulta médica presencial;
  • Garantir, prometer ou insinuar bons resultados do tratamento, entre outros.

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado você a entender os benefícios que um site para clínica pode trazer.

Marketing digital para clínicas

A Agência KOS – Marketing em Saúde é especializada em marketing digital para clínicas, laboratórios de análises clínicas e centros de imagem. Se você precisa de ajuda para traçar sua estratégia e alavancar o marketing da sua instituição, entre em contato conosco!

Autor: KOS Marketing em Saúde

Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.