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2 de junho de 2024

Marketing para área da saúde: como criar uma estratégia

O marketing na área da saúde muitas vezes é subestimado por aqueles que atuam na área, especialmente por aqueles que estavam habituados aos planos e às referências pessoais para manter o fluxo de novos pacientes.

Mas, sabemos que hoje em dia não é mais assim, e que a forma de atrair e fidelizar pacientes mudou. Neste contexto, o marketing para área da saúde é uma necessidade.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância desse tema e mostrar como as estratégias online são fundamentais para acompanhar a concorrência. 

Boa leitura!

Importância do marketing para a área da saúde

O marketing para área da saúde é uma medida cada vez mais necessária em um mundo cada vez mais conectado. 

Com a internet se tornando uma das principais fontes de pesquisa para assuntos relacionados à saúde, é fundamental que os profissionais e clínicas estejam presentes nesse ambiente e utilizem o marketing digital para se destacarem.

Com ele, é possível aumentar a autoridade e notoriedade do profissional ou clínica de saúde, atrair e fidelizar clientes, otimizar o atendimento, analisar e calcular o ROI, por exemplo.

Principais passos para definir sua estratégia de marketing para área da saúde

Para desenvolver uma estratégia de marketing de sucesso, é necessário criar um planejamento bem definido. 

Para ajudar neste processo, existem três perguntas norteadoras que o seu planejamento deve responder, são elas: por quê, para quem e como? 

O porquê diz respeito aos objetivos, o que se espera alcançar com as estratégias. Eles devem ser claros, alcançáveis e mensuráveis, um bom exemplo é aumentar o número de consultas mensais.

Em seguida, é preciso saber quais pessoas estão tentando alcançar. Para isso, utiliza-se muito as personas, que nada mais são do que representações fictícias do cliente ideal.

Diferente do público-alvo, a persona precisa ser mais específica, levando em consideração quais são as suas dores, desejos, rotina, como sua empresa pode ajudar, entre outros.

Por fim, deve-se escolher quais serão os canais de atuação mais adequados para a sua persona. Entre os principais podemos citar os blogs, redes sociais e e-mail.

Ao seguir esses passos, cria-se uma estratégia de marketing para a área da saúde de sucesso.

Como fazer Marketing na área de saúde?

Agora que você já realizou o planejamento, está na hora de executar suas estratégias. Confira algumas dicas:

1 – Seguir o Código de ética do CFM

Você conhece o Manual de Publicidade Médica do Conselho Federal de Medicina (CFM)?

Ele detalha todos os critérios de publicidade e propaganda que devem ser seguidos por profissionais individuais, instituições particulares e de serviços médicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde.

O manual proíbe, por exemplo, a divulgação de preços de procedimentos e eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços. 

Por isso, é preciso se certificar de que a sua agência de marketing na área da saúde respeita e segue todas as recomendações do documento.

Leia mais: Descubra as Novas Regras de Publicidade Médica em 2024

2 – Investir em Google ADS e Meta ADS

Investir em mídia paga, seja Google ADS ou Meta ADS (antigo Facebook ADS), pode ser uma ótima estratégia de marketing para a área da saúde.

Isso acontece porque o tráfego pago feito com anúncios no Google Ads, por exemplo, pode otimizar sua estratégia de marketing digital na área da saúde e fazer sua marca aparecer entre os primeiros resultados no buscador.

O artigo “Search Engine Marketing: Why People Click on Paid Search Ads” da Clutch.co, publicado em 2018, traz dados interessantes sobre os anúncios do Google. “Um terço das pessoas (33%) clica em um anúncio de pesquisa paga porque ele responde diretamente à consulta de pesquisa”, aponta o artigo. Além disso, o material também revela que as pessoas têm mais probabilidade de clicar em um anúncio de pesquisa paga no Google (63%) do que em qualquer outro mecanismo de pesquisa, como Amazon (15%) e YouTube (9%).

Ou seja, investir em marketing digital na área da saúde pago, através do Google Ads e Meta Ads, irá potencializar seus resultados, aumentando a visibilidade do seu laboratório de análises clínicas e atraindo mais pacientes.

3 – Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são uma importante ferramenta de relacionamento com os seus pacientes. Através delas você pode estreitar relações e se fazer presente na rede.

Sua importância para as estratégias de marketing para área da saúde é oferecer interações mais humanizadas no ambiente digital e aumentar a visibilidade da marca.

Por isso, utilize esse canal para compartilhar informações úteis e divulgar conteúdos que façam sentido para o seu público, aumentando sua autoridade dentro do setor. Não se esqueça de responder comentários e dúvidas.

O Marketing Digital é um bom investimento para sua clínica

A maioria (ou quase todos) os seus pacientes estão online. Isso é um fato, não há como negar. Seja no Facebook, no Instagram, LinkedIn, Blog, Google, entre outros, eles estão online.

Investir em canais mais tradicionais como TV, rádio e outdoors pode ser muito mais custoso do que veicular alguns anúncios no Google, por exemplo, onde muitas vezes você alcançará 1.000 pessoas por menos de R$ 5.

É claro que os canais tradicionais têm sua relevância, não estamos dizendo o contrário, mas, em termos de investimento, uma estratégia digital pode trazer o retorno que você espera em menos tempo, custando muito menos.

Sem falar que por meio das estratégias digitais é possível metrificar os resultados. Mas, é claro que a estratégia em marketing para área da saúde deve ser pensada conforme o seu orçamento, portanto, é bom ter um bom planejamento.

Assista: Aula On-line: Estratégias Digitais para Clínicas

Marketing para área da saúde pode te ajudar a atrair pacientes

Atrair mais pacientes, sem dúvida, é um dos maiores objetivos do marketing para a área da saúde

*falar sobre aumento de visibilidade, direcionamento, etc

Entretanto, as estratégias de marketing devem ser aliada a outras ações que o ajudarão a conquistar e fidelizar pacientes. Ou seja, não basta atrair o paciente até o agendamento da consulta e não fazer o restante com qualidade. É preciso garantir uma boa experiência.

1 – Construa um site/blog intuitivo

Com o aumento de buscas sobre temas de saúde, o site e/ou blog pode ser um dos primeiros contatos que o paciente tem com o profissional ou clínica de saúde. 

Dessa forma, é essencial ter uma presença na web com um site projetado de forma atraente e fácil de navegar.

Um site moderno e responsivo permite que a clínica seja encontrada por paciente em qualquer lugar e a qualquer momento, pois se adapta a diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones.

Além disso, ter um site intuitivo e otimizado melhora a experiência do usuário e auxilia nas estratégias de SEO, podendo aumentar as taxas de conversão.

Assista: Aula On-line: Sites para clínicas eficientes, resultados garantidos

2 – Estratégias de SEO

A otimização para os mecanismos de busca (SEO) é uma das principais estratégias de marketing para área da saúde, pois pode atrair novos pacientes e melhorar a reputação da clínica ou profissional.

Quando um usuário pesquisa sobre determinado assunto ou problema de saúde, o Google exibe os resultados mais relevantes para aquela busca. O objetivo do SEO é melhorar o ranqueamento dos conteúdos do cliente.

Algumas dicas são:

  • Defina palavras-chave estratégicas relacionadas à especialidade;
  • Utilize a palavra-chave no título, em alguns subtítulos e ao longo do texto de forma homogênea;
  • Escreva textos claros e objetivos, com frases e parágrafos curtos;
  • Faça links com outros conteúdos já produzidos.

Assista: Aula On-line: SEO: Como Colocar Sua Clínica na Primeira Página do Google.

3 – E-mail marketing

Uma boa maneira de manter contato com os pacientes e potenciais clientes é através do e-mail marketing. 

Trata-se de um recurso muito importante no marketing para área da saúde, pois é um dos únicos canais que o público se inscreve para receber seus conteúdos.

Uma das principais vantagens é o baixo custo e alto retorno. Enviar e-mails é uma estratégia muito econômica e costuma ter resultados muito positivos, com altas taxas de conversão e engajamento.

Outro benefício é a possibilidade de automação, que permite otimizar todo o processo e oferece dados sobre o comportamento do usuário.

Agência KOS – Marketing em Saúde

A Agência KOS – Marketing em Saúde, é uma empresa especializada em marketing digital para clínicas, laboratórios de análises clínicas e centros de imagem. Se você precisa de ajuda para traçar sua estratégia e ajudar o marketing da sua instituição, entre em contato conosco!

Autor: KOS Marketing em Saúde

Fundador e Diretor da KOS, Especialista em Marketing em Saúde, com 14 anos de experiência na área de Marketing, especialização em Gestão da Comunicação Digital e MBA em Gestão de Saúde. Nos últimos oito anos, tem se dedicado a desenvolver e implementar metodologias de gestão, educação e promoção da saúde, focando na maximização do retorno sobre o investimento em marketing digital para empresas do setor de saúde.